O Litoral paranaense será o palco, neste sábado (10), da abertura dos Jogos de Aventura & Natureza, evento que vai movimentar o Paraná até o mês dezembro com uma grande programação esportiva e turística. 

A abertura será feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a partir das 13h30, e pelo diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, na Avenida Paranaguá, em Matinhos, em frente à rotatória. Logo em seguida acontecem os shows da banda Denorex 80, Milk’n Blues e da Banda que Voa, com entrada gratuita.

“Assumi no início do ano o compromisso de realizar um evento que aliasse esporte e turismo, envolvendo toda a população e movimentasse a economia local em todas as regiões. A ideia foi lançada, o desafio foi aceito e agora estamos na iminência de realizar um evento inédito que vai beneficiar todo o Paraná”, declarou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A programação neste sábado, envolvendo a população local, ainda terá outras atrações como voo de balão; parede de escalada, com tirolesa; simulador de parapente; Feira da Agroindústria Familiar, da Emater; praça de alimentação, com foodtrucks; van do turismo e clínicas esportivas.

Serão realizadas também, ao longo do dia, competição de Beach Soccer, atividades de educação ambiental e ação de plantio de árvores, realizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST), chegada de grupos de jipes e motociclistas, modalidades de apresentação, premiação da corrida Cross Country e Montain Bike e ainda a chegada da Caminhada da Natureza, atividade esta desenvolvida pela Emater e aberta para a comunidade.

No sábado (10) acontecem também oficinas de sustentabilidade e de gerenciamento de riscos das atividades de turismo e aventura, além de palestra sobre ecoturismo e turismo de aventura. Estas ações são realizadas pelo SEBRAE e pela Paraná Turismo.

A programação do dia ainda prevê uma oficina e feira de robótica, organizada pela Celepar e Escola Municipal Durival de Britto; oficina de uso de smartphone para a terceira idade, também da Celepar e atividades de escotismo, que serão realizadas pela União dos Escoteiros do Brasil e do Paraná.

“Além do cenário paranaense, estarão em evidência diversas modalidades esportivas, algumas como apresentação onde o público poderá conhecer e experimentar nas clínicas que serão ofertadas. Tudo isso vai ao encontro da proposta do governador Ratinho Junior, que é de promover conceitos de vida saudável. É um evento que só está sendo concretizado graças à integração de diversos setores e secretarias que abraçaram o projeto”, afirmou o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski.

Os Jogos se dividem em três categorias: competição, apresentação e participação. A de competição reúne modalidades cujas inscrições são feitas via federações esportivas, muitas delas com premiações em dinheiro (valores provenientes das próprias inscrições) além de troféus e medalhas. No litoral serão realizadas disputas de canoagem, ciclismo, paraquedismo, bodyboarding, beach soccer, vôlei de praia, corrida de aventura, iatismo, handbeach, skate, futevôlei, surf e aquathlon.

As competições começam já na sexta-feira (9) e vão até o dia 18 nos municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Durante a semana serão realizadas oficinas esportivas para as crianças das escolas dos municípios litorâneos: stand up paddle, canoa havaiana, beach tênis, slackline, rugby, oficinas de sustentabilidade, desenvolvidas pela SEDEST e oficinas culturais, realizadas pela Superintendência da Cultura.

Ao todo, serão 29 modalidades esportivas e as disputas acontecem em 26 municípios paranaenses com uma série de shows e apresentações de artistas locais, com atividades de recreação, culturais, de lazer e saúde.  As modalidades que integram os jogos são: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, standup paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

“Todas as modalidades que serão realizadas em nível de competição são chanceladas pelas federações que abraçaram a ideia e agora passam a integrar os Jogos. Apostamos nessa parceria e estamos certos de que, ao longo dos próximos meses, afinaremos ainda mais esse compromisso de integrar esporte e natureza com conceitos de sustentabilidade”, comentou o coordenador geral dos Jogos de Aventura & Natureza, Tiago Campos. 

Encontro de Gestores

Aproveitando a programação dos Jogos, será realizado na sexta-feira e no sábado o Encontro de Gestores Municipais do Esporte do Estado do Paraná, reunindo prefeitos, secretários municipais, chefes dos escritórios regionais do Esporte, entre outros representantes da comunidade esportiva.

Datas das etapas

Litoral 1: 10 a 18/08 (Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná)

Lindeiros 1: 07 a 15/09 (Guaíra, Mercedes, Terra Roxa, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios e São José das Palmeiras)

Lindeiros 2: 28/09 a 06/10 (Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Missal, Diamante D?Oeste e Santa Helena)

Litoral 2: 19 a 27/10 (Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná)

Angra Doce: 23/11 a 01/12 (Angra Doce, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho.Local da abertura: Avenida Paranaguá, PR 412, Bairro Bom Retiro – Matinhos (PR), em frente à rotatória.