Apucarana será sede pela sexta vez de uma fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Neste ano será a competição para alunos-atletas da categoria 12 a 14 anos, entre os dias 12 e 20 de julho. A cidade tem recebido desde 2015 ao menos uma das etapas finais da competição. Nesta etapa estão confirmados 747 estabelecimentos de ensino, de 270 municípios, somando 5.279 participantes, entre atletas e dirigentes.

Cerimônia de abertura em 2018. Foto: Vinícius Araújo

Na sessão preliminar, na última sexta-feira (05.07), com a participação de dirigentes esportivos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, foi anunciada pelo prefeito de Apucarana, Junior da Femac, a presença da campeã olímpica em Pequim 2008, no salto em distância, Maurren Maggi na cerimônia de abertura. Na ocasião, também foi homologada a cidade de Guarapuava como próxima sede da fase final dos JEPS, na categoria 12 a 14 anos, em 2020.

Campeã Olímpica Maurren Maggi

A abertura da 66ª edição dos JEPS será nesta sexta-feira (12) no Ginásio de Esportes Lagoão, que terá como atração também o show do grupo “Ginasloucos”. As disputas começam no dia seguinte em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez e bocha adaptada com a participação de atletas regulares e atletas com deficiência (ACD). As modalidades de luta olímpica e skate serão realizadas em Foz do Iguaçu, juntamente com a categoria 15 a 17 anos, entre os dias 2 e 10 de agosto.

“Esse é o maior encontro esportivo escolar do país, com mais de cem mil participantes em todas as suas fases. É um investimento financeiro e um esforço alto do Governo do Paraná para que nossos jovens tenham todas as condições de mostrar seus talentos e levar para suas vidas a experiência positiva da convivência com o esporte”, comenta o diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski.

Para a coordenadora geral dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte, é muito grato à essa parceria da cidade de Apucarana, que mais uma vez se disponibilizou em sediar uma competição tão grandiosa como essa. “A cidade tem uma excelente estrutura. Já foi sede em 2015 das duas etapas finais e nas últimas três edições recebeu ao menos uma das etapas. Esse comprometimento nos dá segurança e por isso temos certeza de que novamente teremos uma excelente e tranquila competição.”

Etapa nacional
Os campeões da fase final, no regular, garantem vaga para os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que desde o ano passado, são disputados em novo formato: três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma nacional, reunindo mais de seis mil atletas dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Cascavel (PR), Natal (RN) e Palmas (TO) receberão, em setembro, as três fases regionais. A regional que o Paraná participa abrange os estados do Sul, Sudeste, além dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Já a sede da etapa nacional, que acontecerá de 16 a 30 novembro, será em Blumenau (SC).

Os vencedores na categoria ACD vão disputar as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que acontecem entre os dias 18 e 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Lembrando que cada modalidade obedece um critério de classificação específico.

Em 2018 o Paraná encerrou a participação nos Jogos Escolares da Juventude com um total de 83 medalhas, sendo 37 na categoria para alunos-atletas de 12 a 14 anos e 46 na categoria 15 a 17 anos. Já nas Paralimpíadas Escolares, a delegação paranaense encerrou as disputas com 41 medalhas.