Foi-se o tempo que Carnaval em Curitiba era sinônimo de calmaria. Cada vez mais curitibanos e turistas têm aproveitado e muito a programação que a cidade oferece. Agora, que tal curtir o Carnaval em um dos lugares mais bonitos da cidade?

Pois é, a Ópera de Arame será uma das paradas obrigatórias neste feriado tão esperado. Do dia 2 até o dia 5 de março, o Vale da Música receberá uma programação especial de Carnaval, o CarnaVale. Além das apresentações com repertório de música brasileira no Palco Flutuante, uma série de atrações por volta de todo o teatro criarão um verdadeiro palco 360o. Vai ter bloquinho, escola de samba, pintura de rosto para crianças e muito mais. Para que a festa continue, o horário de atendimento ao público durante o Carnaval será estendido até às 19h.

Festival gastronômico

O restaurante Ópera Arte, que funciona anexo à Ópera de Arame, estará com um cardápio especial para a semana de Carnaval, com petiscos perfeitos para comer durante a folia. Ainda, um festival de drinks com autoria do bartender Igor Bispo, um dos maiores nomes do Brasil quando o assunto é coquetel, promete fazer sucesso entre os foliões. O valor dos drinks será a partir de R$ 20. Para quem não é muito fã de drinks e prefere a boa e velha cerveja, o restaurante oferecerá também um cardápio especial de cervejas da Way Beer.

Palco Flutuante

Para quem não é muito de pular o Carnaval, mas que não deixa de lado uma boa música carnavalesca, o Palco Flutuante pode ser uma excelente opção. A ideia é valorizar ritmos tipicamente brasileiros, que vão de um repertório nordestino, passando por sucessos clássicos do Carnaval e, é claro, samba enredo e axé. Além disso, a criançada também terá espaço, com um grupo musical conduzido por três palhaços, bloco Garibaldinhos e pintura de rosto. Confira cada uma das atrações:

CARLOS FERRAZ TRIO – Com um repertório de música típica nordestina, Carlos Ferraz Trio faz uma viagem musical pela Bahia e toda a Região Norte do país. Composto por rabecca, bateria e violão, o trio se apresentará no Palco Flutuante do Vale da Música nos dias 02 e 03 de março às 10h da manhã.

CARNAVAL DO VALE – Idealizado pelo compositor, arranjador e guitarrista, Luis Otávio de Almeida, especialmente para programação de Carnaval, o quarteto Carnaval do Vale tem a proposta de sacudir a família com os maiores sucessos de Carnaval. A banda conta com uma formação de guitarra, trompete, surdo, caixa e pandeiro. As apresentações acontecerão no Palco Flutuante nos dias 02, 03 e 05 de março às 12h30, 12h30 e 14h50, respectivamente.

OS QUATRO BATUTAS – Com o espírito carnavalesco e intuito de reinventar os clássicos dos anos 90, os Quatro Batutas trazem o samba enredo e axé para o carnaval do Vale da Música. Utilizando trombone, violão, tantan, cuíca, tamborim e caixa para sua execução. O grupo se apresentará nos dias 02, 04 e 05 de março às 16h40, 12h20 e 16h30, respectivamente.

CARNAVAL DAS CRIANÇAS – Junte três palhaços músicos, acrescente uma porção generosa do cancioneiro brasileiro, salpique interações lúdicas e agite tudo no instrumental. Essa é a receita do show Carnaval das Crianças que traz Candiê Marques, Doriane Conceição e Érico Viensci apresentando um repertório de cantigas de roda, marchinhas de carnaval e canções de diversos movimentos da música popular brasileira em arranjos que prometem fazer crianças e adultos “freverem”.  O grupo musical se apresentará no Palco Flutuante nos dias 03 de março às 17h50 e 04 de março às 14h40.

CARNAVALE-SE – Destacando a música de Carnaval como identidade e manifestação cultural, o Grupo CarnaVale-se, idealizado pelo baterista Endrigo Bettega, traz à nossa programação, nos dias 04 e 05 de março, a riqueza rítmica e diversidade musical brasileira. O CarnaVale-se vai acontecer no dia 04 de março a partir das 10h.

Além das atrações especiais no Palco Flutuante, diversas outras intervenções irão ocorrer pela Ópera de Arame. Tem bloco que vai circular por todo o teatro, tem bloquinho para os pequenos, tem frevo e até escola de samba. A ideia é fazer com que o público aproveite ao máximo o espaço, com uma programação pensada para toda a família. Confira:

BLOCO SANTA CLARA – O bloco Santa Clara é formado por ex-integrantes da Orquestra Democratas, dando continuidade ao trabalho já consolidado no cenário musical curitibano. Reúne influências do Samba e MPB, incorporando também elementos de pop rock, forró e pagode. O bloco tem entre suas peculiaridades a formação de seus integrantes, que vem de diversas linhas musicais; samba de terreiro, música erudita à música popular brasileira com uma levada inédita empolgante, bem percussiva e brasileira. A atração irá circular por toda a Ópera de Arame, na plateia, backstage, no Caminho da Mata, etc., convidando o público a acompanhar a performance no dia 2 de março às 15h10 e às 16h.

BLOCO GARIBALDINHOS – Para quem quer sair e ter um programa mais do que divertido com as crianças, o bloco Garibaldinhos é uma ótima opção. O baile infantil do tradicional bloco pré-carnavalesco, Garibaldis e Sacis, que há 20 anos anima os domingos que antecedem o carnaval em Curitiba, estará presente na programação de carnaval do Vale da Música com marchinhas tradicionais e versões de músicas infantis no domingo, 03 de março às 16h00. A atração irá circular por toda a Ópera de Arame, na plateia, backstage, no Caminho da Mata, etc.

APRESENTAÇÃO DE FREVO – Desde o início, o frevo forma parte importante do Carnaval pernambucano. Potencializado pela cultura negra africana, com acrobacias, levando a dança como sua característica principal, O bloco de frevo do Vale da Música conta com a participação de cinco instrumentistas e dois passistas, com trajes e repertório típicos pernambucanos. A atração irá circular por toda a Ópera de Arame no dia 5, às 14h10.

PINTURA DE ROSTO – O Carnaval do Vale contará também com camarim de pintura facial para colorir ainda mais os dias de festa. A pintura de rosto acontecerá todos os dias de carnaval do Vale das 13h às 18h na parte interna do restaurante Ópera Arte. Por isso, se você ainda não tem figurino, não se preocupe!

DESFILE ENAMORADOS DO SAMBA – Idealizada por Felipe Guerra, Marlene Carmelo e Marise do Rocio, a escola Enamorados do Samba se apresentará no Vale da Música, no dia 5 às 18h, como encerramento da programação de Carnaval do Vale. Com o intuito de proporcionar aos visitantes uma experiência mágica, a escola de samba invadirá a Ópera de Arame com muita alegria e samba. Composto por bateria, cavaco, ritmistas, mestre-sala e porta-bandeira espalhados pela Ópera de Arame, a escola de samba utilizará a passarela, palco flutuante e deck do restaurante do Ópera Arte em seu desfile.

Programação

02 de março (sábado):

10h às 12h20Carlos Ferraz Trio
12h30 às 15hCarnaval do Vale
15h10 às 16h30Bloco Santa Clara
16h40 às 19hOs Quatro Batutas

03 de março (domingo):

10h às 12h20Carlos Ferraz Trio
12h30 às 15hCarnaval do Vale
15h10 às 117h40Bloco Garibaldinhos
17h50 às 19hCarnaval das Crianças

04 de março (segunda):

10h às 12h10CarnaVale-se
12h20 às 14h30Os Quatro Batutas
14h40 às 17hCarnaval das Crianças
17h10 às 18h40Bloco Santa Clara

05 de março (terça):

10h às 12hCarnaVale-se
12h10 às 14hSamba Caboclo
14h10 às 14h40Apresentação de Frevo
14h50 às 16h20Carnaval do Vale
16h30 às 18hOs Quatro Batutas
18h00 às 19hDesfile Enamorados do Samba

Sobre o projeto Vale da Música
Com apresentação do Bradesco e realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Eventos, Curitiba ganhou em setembro o Vale da Música, um projeto ímpar no país que mudará o cotidiano da Ópera de Arame. Entre os pontos turísticos mais visitados da cidade, o espaço recebeu benfeitorias e revitalizações constantes para o melhor atendimento ao público. Agora, na nova fase, implantação de música e cultura diariamente em um palco flutuante e móvel no meio do lago da Ópera de Arame, que vem recebendo shows ao vivo de música instrumental, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Sobre o Bradesco Cultura

Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. Com apoio a eventos regionais, feiras, exposições, orquestras, musicais e muitos outros, a instituição tem, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, os espetáculos Bibi Ferreira, Ayrton Senna e Peter Pan, o Lollapalooza Brasil, além de eventos regionais como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru e de Campina Grande, o Festival Amazonas de Ópera, além do Natal do Bradesco de Curitiba.