Neste sábado (27), foi realizada a terceira e última etapa do Campeonato Paranaense de Rugby Sevens na Esporte Paraná, como apoio do Governador Ratinho Junior e do Superintendente do Esporte Paraná, Hélio Wirbiski.

Sevens é a modalidade olímpica desse esporte, na qual cada partida tem dois tempos de sete minutos com sete jogadores de cada equipe em campo.

Foto: Maya Abreu

Participaram cerca de 300 atletas de Londrina, Guarapuava, Cascavel, Maringá, Toledo e Curitiba, representando a maior concentração de atletas de rugby juvenis do Brasil.

O evento contou com a presença da jogadora e treinadora francesa Mallaury Chatron, de passagem pelo Brasil, que tem contribuído com o Curitiba Rugby Clube e com a Federação Paranaense de Rugby no desenvolvimento das categorias de base. 

Durante todo o dia o campo da Esporte Paraná esteve colorido pelos uniformes dos times e animado pela torcida. O Rugby é um esporte que tem a característica de formar comunidades muito parecidas ao redor do mundo. Onde tem rugby, tem clima de festa, amizade, respeito, solidariedade e união. Após os jogos todos se reúnem para o terceiro tempo, quando vitórias e derrotas são comemoradas e os laços de amizade se solidificam.

Das categorias disputadas – Masculino Adulto, M18 e M16 e Feminino Adulto e M18 – o anfitrião, Curitiba Rugby, ficou com quatro taças em casa: Masculino Adulto e M18 e Feminino Adulto e M18. A Taça da categoria Masculino M16 ficou com o Pé Vermelho, de Londrina.

O rugby paranaense está mais forte a cada dia no cenário nacional e já conta com dezenas de atletas nas seleções brasileiras pelos campeonatos mundiais.

O Curitiba Rugby Clube

O CRC – Curitiba Rugby Clube é uma instituição sem fins lucrativos cujos projetos fazem parte de uma visão de desenvolvimento integral para formar não apenas atletas, mas também cidadãos profissionalmente capacitados para alcançar seus objetivos.

O seu projeto social VOR – Vivendo O Rugby, atende diretamente até 600 crianças de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana em contraturno escolar, com metodologia própria. Este projeto foi contemplado, em 2014, com o mais importante prêmio do mundo, o Spirit Of Rugby, pela World Rugby – autoridade máxima do esporte.

O projeto RPS – Rugby Para Sempre, recebe alunos que se destacaram no VOR e atletas de outros esportes que desejam e apresentam habilidade para integrar as equipes juvenis do Clube. Esses alunos recebem acompanhamento escolar, nutricional e esportivo.

As equipes de Alto Rendimento do Clube, bicampeão brasileiro masculino e feminino da primeira divisão, contam com dezenas de atletas que conheceram o rugby por meio dos seus projetos sociais.

Diversos desses atletas passam a fazer parte das seleções brasileiras, defendendo o Brasil em campeonatos ao redor do mundo.

Atletas que apresentam as melhores performances no esporte e nos estudos são contemplados com bolsas de ensino superior por meio da parceria que o clube mantém com a Uniandrade.

Patrocinadores

O Curitiba Rugby Clube conta com importantes patrocinadores, grandes parceiros que acreditam no esporte como uma das mais importantes ferramentas de transformação social.

Todos os seus projetos são apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Isso significa que empresas de lucro real podem contribuir por renúncia fiscal – fazendo a doação e descontando do imposto de renda.

Outros tipos de apoio também fazem parte da política do clube, tais como permutas e patrocínio direto. A condição primordial é que haja congruência de valores entre a marca patrocinadora e os valores do rugby: respeito, integridade, solidariedade, paixão e disciplina.

Hoje o clube conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores: Copel, Sanepar, Esporte Paraná, Prefeitura de Curitiba, Uniandrade, Volvo, Isotron, Nutry, Rumo, Impextraco, Elejor, Etaete, Favretto Painéis, Peróxidos do Brasil, FitMall Sanrad.