O Denk Maringá Vôlei conquistou o primeiro título de campeão Paranaense, após vencer o Ponta Grossa por 3 sets a 2 (parciais de 22/25, 25/19, 24/26, 25/17 e 17/15) neste domingo (3), no ginásio de esportes Chico Neto, em Maringá. A partida foi encerrada no tie break depois de mais de duas horas, sob olhar atento da torcida.

Foto:  Fernando Teramatsu

Este é o primeiro título em competições oficiais conquistado pela equipe de Maringá, que disputou o Campeonato Paranaense pela segunda vez consecutiva e está na sétima temporada pela Superliga Masculina de Voleibol.

O presidente do Denk, Ricardo Bermudez Garcia, chegou a entrar em quadra na competição depois de quase dois anos aposentado. Campeão olímpico, “Ricardinho” agora afirma que o foco é a Superliga. “Esse título do Paranaense tem um gosto muito especial e foi bem importante para Maringá, ainda mais por ser contra o Ponta Grossa, que nos venceu na final do ano passado. Foi um jogo com fortes emoções, para a torcida já ir aquecendo. Agora é Superliga e lá não tem jogo fácil”, disse.

O ponteiro Gabriel Andrade foi eleito o melhor jogador em quadra e levou o troféu “Paulãozinho”. Já nas premiações individuais do Campeonato Paranaense Adulto Série A 2019, Everaldo Lucena levou o título de melhor levantador e foi eleito o atleta mais valioso da competição.

Rômulo Batista foi eleito o melhor central, Renato Russomano o melhor atacante e Rodrigo Telles, o “Alemão”, foi eleito o melhor oposto. Os melhores da competição são escolhidos com votos dos técnicos das seis equipes participantes.

O técnico do Denk, Alessandro Fadul, confirmou que os jogadores estavam ansiosos dentro de quadra e comemorou a conquista. “Trouxemos pra dentro da quadra toda a ansiedade do ambiente, todos muito tensos querendo essa conquista a todo custo. Isso acabou comprometendo nosso desempenho. Mas o importante é que o grupo soube se superar, sair de situações difíceis dentro da partida e conquistar o objetivo principal que era a vitória. Vencer é sempre importante e pra uma equipe se tornar vencedora, tem que aprender a vencer. Aprender a vencer não é fácil, mas hoje conseguimos e levamos o título”, afirmou.

A PARTIDA

O jogo começou e terminou eletrizante e com muito equilíbrio. A equipe de Ponta Grossa entrou determinada a levar o jogo pelo menos para o GOLD SET, para isso precisava vencer a equipe maringaense e eles venceram o primeiro set 25×22. No segundo set a equipe da casa melhorou a torcida percebeu e cresceu com o time pra fechar 25×19 e empatar a partida 1 set a 1.

Com erros, uma certa ansiedade dos jogadores maringaenses e um jogo digno de uma final, Ponta Grossa melhorou com as equipes se alternando na liderança do terceiro set. Maringá que estava perdendo chegou a buscar o empate 22×22 mas Ponta Grossa não vacilou e fechou 26×24. No quarto set a torcida maringaense cresceu, colocou pressão o time melhorou impôs seu ritmo e chegou abrir 11 pontos de vantagens e fechou o set 25×17, levando a partida decisiva para o tie-break. 

Por alguns momentos parecia que o “fantasma” de 2018 iria dá as caras em Maringá. Só pra lembrar a equipe de Maringá perdeu o título paranaense ano passado para o time ponta-grossense. Mas a equipe maringaense mostrou sua força e mesmo com o tie-break muito equilibrado venceu por 17×15 é a equipe masculina campeã paranaense 2019. O prêmio de melhor da partida foi para o Gabriel do Denk Maringá Vôlei.

O Denk Maringá Vôlei é o Paraná na Superliga na elite do voleibol brasileiro e estreia no próximo sábado, às 18h30, em casa, no Ginásio de Esportes Chico Neto, jogando contra o Vôlei Renata, de Campinas (SP).

SELEÇÃO DO CAMPEONATO PARANAENSE

Melhor Líbero – Rafael (Palmas)

Melhor Levantador – Everaldo (Maringá)

Melhores Ataques – Renato (Maringá) e Bruno (Foz)

Melhores Centrais – Rômulo (Maringá) Diego (Ponta Grossa)

Melhor Oposto – Rodrigo (Alemão) (Maringá Vôlei)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Denk Maringá Vôlei

2º Ponta Grossa Vôlei

3º AVP-Palmas/Guararapes/Sudati

4º PM Foz do Iguaçu

5º PM Toledo/Prati-Donaduzzi/Avotol