Em dezembro, Curitiba recebe o Festival de Teatro Musical Projeto Broadway

Em dezembro, no Teatro Regina Vogue, em Curitiba, acontece o Festival de Teatro Musical, composto por três espetáculos. A realização é da Escola Projeto Broadway, uma companhia de artes que tem por objetivo fomentar a linguagem do teatro musical e incentivar as produções locais deste gênero. A partir desta primeira edição, pretende se tornar uma referência na cidade, contribuindo para a formação de plateia e dando visibilidade a artistas que atuam nas diversas áreas que compreendem o teatro musical. A iniciativa com o apoio da Sanepar.

Os espetáculos 

No dia 5, estreia nos palcos o espetáculo “Clube dos corações partidos – um musical em quadrinhos”, que traz músicas de Stephen Sondheim e Madonna. Baseado no filme “Dick Tracy”, o musical mostra uma investigação de assassinato onde a única testemunha é uma ambiciosa e sedutora cantora de nightclub. O chefe do departamento de polícia, Vinil Capote, é envolvido em uma trama de romance e mistério. Os jogos de interesse acabam por confundir os limites que separam os mocinhos dos bandidos.

O segundo musical “Como terminar o seu roteiro sem fazer esforço”, que será apresentado no dia 6, conta a história de Boy, um rapaz que possui um grande talento como escritor e que acaba de ter um de seus textos selecionado em um concurso de roteiros. Boy convive com suas emoções de uma maneira muito peculiar: ansiedade, preguiça, empolgação e receio vivem brigando em sua cabeça, e por isso o rapaz possui imensa dificuldade em terminar suas histórias. Vivendo em um dia atípico em sua rotina, Boy tem poucas horas para entregar seu material para a produtora que o selecionou, e como se não bastasse, ainda tem a missão de entregar uma caixa misteriosa a uma dama de vermelho, cujo conteúdo passa a intrigar de todos os personagens envolvidos.

Toda a história do musical “A Chorus Line”, que será exigido no dia 7, se passa no palco de um teatro, durante uma seleção para um futuro espetáculo. O respeitado diretor e coreógrafo Zack e seu assistente colocam os candidatos lado a lado para mostrarem tudo o que sabem. Na etapa final Zach pretende saber mais sobre eles e pede aos bailarinos que se apresentem e falem de si. A trama mostra a personalidade de cada um dos candidatos na medida em que descrevem as histórias pessoais que moldaram suas vidas e suas decisões em se tornarem artistas. Cada um deles precisa lidar com emoções do passado para conquistar um papel.

Projeto Broadway  

Giovana Povoas, diretora geral, assinala que a escola de artes Projeto Broadway é um espaço voltado à formação em Teatro Musical, visando proporcionar ao aluno a possibilidade de ser um performer, a partir do desenvolvimento de múltiplas habilidades nas áreas de teatro, música e dança, tornando-se assim o chamado artista completo, capaz de atender as demandas deste tipo de espetáculo. “Em três anos de atividades, entre espetáculos, festivais e participações em eventos, são mais de 14 mil expectadores”, contabiliza.

No ano passado, o Projeto Broadway deu mais um importante passo em sua trajetória e  fundou a Companhia Projeto Broadway, formada pelos professores, alunos e ex-alunos da escola, especializada em produções de espetáculos de teatro musical. A cia estreou com sucesso em novembro de 2016, durante o II Festival de Ópera do Paraná, no pequeno auditório do Teatro Guaíra (Guairinha) e, em 2017, trouxe a Curitiba a primeira montagem nacional do espetáculo da Broadway “O Mistério de Edwin Drood”, uma grande realização de repercussão nacional.

Equipe 

Roteiros e adaptações: Débora Bérgamo, Giovana Póvoas e Ricardo Buhrer
Versões em português: Ricardo Buhrer
Direção geral: Giovana Povoas
Direção musica: Débora Bérgamo
Arranjos: Rodrigo Henrique
Direção de arte e designer e concepção de cenário e figurino: Ignacio Hervas
Design de luz: Giovanne Simão
Coreografia: Juliana Caillot
Direção de produção: Cris Mascarenhas
Roteiro original de “Como terminar o seu roteiro sem fazer esforço”: Ricardo Buhrer, Giovana Póvoas e Débora Bérgamo
Roteiro Original de “Clube dos corações partidos”: Ricardo Buhrer e Giovana Póvoas
Adaptação do roteiro de “A Chorus Line”: Ricardo Buhrer

Serviço 

Festival de Teatro Musical Projeto Broadway
Realização – Companhia Projeto Broadway
Dias: 5, 6 e 7 de dezembro, às 20 horas
Local: Teatro Regina Vogue – Av. Sete de Setembro, 2775 – Shopping Estação – Curitiba – PR
Ingresso: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)

 

Por Assessoria de Imprensa