Judocas paranaenses são os mais jovens da II Seletiva Olímpica Tóquio 2020

Por Danilo Georgete

A cidade de Lauro de Freitas (BA) recebe entre os dias 11 e 12 de dezembro a II Seletiva Olímpica Tóquio 2020, competição que classifica o campeão para a seleção brasileira adulta de judô. Os judocas mais jovens no masculino e feminino são paranaenses e despontam como grandes esperanças do judô nacional.
Se para muitos atletas o sonho olímpico começa na adolescência, para Leandro Alves e Bruna  Bereza, ambos da equipe Judô Tonietto, de Curitiba, já veem aos 16 anos a oportunidade de representar o país em uma Olimpíada. Além deles, a equipe curitibana também classificou para a Seletiva Olímpica o atleta Henrique Miniskowsky que tem passagens pelas seleções de base e adulta.
A Seletiva Olímpica de judô é disputada pelos principais atletas do país que ainda não estão na seleção principal. A escolha dos participantes se dá através do ranking nacional sênior e de convite da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).  Atualmente Leandro Alves é o nono melhor atleta do país na categoria ligeiro (-60kg), enquanto Bruna Bereza ocupa a terceira colocação na categoria meio médio (-63kg).
A classificação para a II Seletiva Olímpica veio após a disputa do Campeonato Brasileiro Sênior, onde Alves ficou com o sétimo lugar e Bruna conquistou a medalha de bronze.  Para Leandro Alves a participação na Seletiva Olímpica vem coroar o ano de 2017. “Será a última competição do ano e só vem mostrar que meu 2017 foi muito superior ao que eu esperava”.
Ele ainda concluiu que a participação vai agregar muita experiência para o futuro. “Tenho certeza que vou aprender muito na Seletiva, meu grande objetivo são os Jogos Olímpicos de 2024, mas se der para brigar por uma vaga em 2020 será legal. Mas tenho consciência da dificuldade e do ótimo nível dos meus adversários, só de estar aos 16 anos tendo essa oportunidade já é muito gratificante”, informou Alves que terá a companhia do judoca Felipe Kitadai, bronze nos Jogos Olímpicos Londres-2012, na mesma chave da Seletiva.
Bruna Bereza por sua vez vem tendo um ano cheio de conquistas internacionais pela seleção de base, tendo inclusive participado do Mundial Sub 18 de Judô, além de ótimos desempenhos na categoria adulta. No último domingo (3) a judoca conquistou o terceiro lugar na Seletiva Nacional de Base Sub 21, que foi realizada em Curitiba (PR).
O técnico Guilherme Tonietto, do Judô Tonietto, descreve que a participação de ambos na Seletiva Olímpica só reforça o excelente trabalho com as categorias de base da equipe. “Ter os atletas mais novos, mostra que nosso trabalho de base vem dando resultados. Vai ser uma ótima oportunidade para eles adquirirem muita experiência e buscar seus objetivos”, afirmou.
Tonietto ainda descreveu que o grande objetivo da equipe é voltar da Bahia com três vagas na seleção brasileira. “Nossa expectativa é conquistar as vagas na seleção, pois o trabalho e planejamento foi feito visando a Seletiva Olímpica”, disse.