Macbeth é revisitado em espetáculo da Companhia dos Palhaços

Uma das peças mais marcantes de William Shakespeare, "Macbeth", é revisitada pela palhaça Tinoca no espetáculo "Deslady". Em um solo, a atriz Nathalia Luiz (que vive Tinoca) discute padrões como o machismo, poder e violência.

Deslady - Cia dos Palhacos. Foto Nicole Sourient

A peça produzida pela Companhia dos Palhaços será apresentada desta sexta-feira (10 de agosto) até 2 de setembro de 2018, nas sextas-feiras e sábados às 20h e domingos às 19h, no Espaço Fantástico das Artes (Al. Princesa Izabel, 465 – São Francisco). Os ingressos são no sistema “pague quanto puder”, no qual o público é convidado a escolher voluntariamente a quantia a ser deixada na bilheteria.

“Deslady” é livremente inspirado em Macbeth.

Na trama, a palhaça Tinoca é apaixonada por dramas e resolve fazer uma montagem sozinha da peça de Shakespeare, mas ela só conhece a personagem de Lady Macbeth. Ela se vê dominada pelo poder da personagem e toda a violência que representa. Tinoca recorre à força feminina e ao próprio poder de transformação de Deslady para equilibrar esta energia da Lady.  Lady Macbeth é uma das mais marcantes personagens femininas da dramaturgia, uma mulher poderosa e visceral, usada aqui para discutir padrões violentos e modos de existir opressivos.

Nathalia trabalha como palhaça desde os 15 anos, quando iniciou carreira amadora com participações  em festas. Aos 18, trocou São Paulo por Curitiba, e começa sua formação profissional na área, onde foi conquistando espaço também como professora, produtora cultural, atriz e sócia e gestora da Cia dos Palhaços.

Feminismo em pauta

O projeto “Deslady” acontece por meio de um intercâmbio cultural entre a diretora Andréa Macera (referência em palhaçaria feminina, que desenvolve um trabalho voltado para palhaças) e a assistente de direção Margie Rauen (pesquisadora de processos de criação em cena e feminismo) e a Cia dos Palhaços, que produz o espetáculo.

O espetáculo é solo, porém reúne uma equipe de 12 mulheres na criação.
Discute de forma bem direta, acessível e bem humorada, temos espinhosos como a opressão do machismo, feminismo, disputa pelo poder e outras questões.
Espetáculo “Deslady”
Data: De 10 de agosto a 2 de setembro de 2018- Sextas-feiras e sábados às 20h e domingos às 19h
Ingresso: pague quanto puder
Endereço: Espaço Fantástico das Artes – Al. Princesa Izabel, 465 – São Francisco

Publicidade