Uma canção que nasceu do vazio ganha forma em um vídeo igualmente orgânico e intenso. Assim surge “Mais Do Que É”, novo clipe de OA, projeto do multi-artista curitibano Raphael Moraes que revela mais um single de seu álbum de estreia. A música, já disponível nos serviços de streaming, abre com o verso “ando feito um poeta sem poesia” e transforma o medo de obsolência e irrelevância em uma performance de dança em plano sequência feita pela atriz Louise Helene.

Assista a “Mais Do Que É”:

“‘Mais Do Que É’ talvez tenha sido a primeira composição a surgir para o álbum que está por vir. E ela representava um certo receio que eu tinha de não ter mais inspiração. Parecia que a dureza das coisas já era mais forte ou maior do que qualquer possível inspiração onírica que eu poderia vir a ter. E assim surgiu a canção, dessa reflexão sobre a dureza das coisas e a aspereza da vida”, explica Raphael.

Ainda na fase de pré-produção de OA, Moraes enviou algumas das faixas do disco a Louise, uma amiga de quem sempre admirou o trabalho como atriz. A proposta era que ela escolhesse uma canção para interpretar em um clipe. A artista foi de São Paulo a Curitiba e construiu o roteiro do clipe ao lado de Raphael Moraes, tendo como ponto de partida apenas sensações e um jogo de luzes que deixava em primeiro plano a interpretação – e não a locação ou o contexto. Dessa forma, foi criado um espaço que era um nada, um vazio, que foi o mesmo mote da faixa. Pela fluidez dos movimentos entre Louise e a câmera, surgiu um plano sequência espontâneo e que capta a intensidade da performance.

A faixa é uma introdução ao modo de composição lírica de Raphael Moraes e a primeira a ser produzida. “Mais Do Que É” é o segundo clipe do álbum visual que apresentará o projeto OA – a primeira faixa revelada foi “Céu 1”. “Talvez ‘Mais Do Que É’ seja a letra que mais se aproxime do jeito que gosto de lidar com as palavras e sentimentos, já que é um álbum super passional e íntimo”, reflete OA.

Criado, performado e dirigido pelo próprio artista, OA funciona como uma amostra da amplitude do trabalho do paranaense. Moraes, que além de músico é diretor audiovisual, produziu e dirigiu os vídeos do projeto.

Ele começou a ser construído em 2016, com composições de Raphael, que desde o início já pensava em ter um nome para o projeto que oferecesse mais amplitude que somente sua própria imagem e pessoa. Entre 2017 e 2018, o álbum foi gravado, produzido e masterizado com calma e cuidado, e será lançado em junho.

Ficha técnica:

Áudio:  

Música e letra: Raphael Moraes

Produção: Gustavo Schirmer

Co-produção: Raphael Moraes

Voz e violão: Raphael Moraes

Bateria, synth, guitarra: Gustavo Schirmer

Sopros: Lauro Ribeiro

Mixagem: Gustavo Schirmer

Masterização: Mauricio Gargel

Vídeo:

Produzido por O Filme Produções

Direção, imagens e finalização: Raphael Moraes

Atriz/Bailarina: Louise Helene

Letra:

Ando feito um poeta sem poesia. Com excesso de vida. Que rasga e que mata.

Que faz chorar a palavra e acena na voz de um louco.

Sou só mais um tolo que acha que é mais do que é.

Que é mais do que é.

Ando nesse buraco onde está minha fé. Meu excesso de credo, minha certeza de tudo.

Da soma do nada foi feito meu mundo exceto do fundo vazio que o ego é.

Que o ego é.

Sou só mais um tolo que acha que é mais do que é.

Que é mais do que é.