Nesta terça-feira (13), a partir das 14 horas, 200 alunos do projeto social VOR – Vivendo O Rugby, mantido pelo Curitiba Rugby Clube em parceria com a Secretaria de Educação, terão a oportunidade de jogar em um dos mais modernos estádios do Brasil, adequado aos padrões internacionais, com capacidade para 43 mil pessoas.

A PARCERIA

A ideia de realizar o XIV Festival Interescolar do Projeto VOR na Arena surgiu da aproximação entre as duas instituições sem fins lucrativos, o Curitiba Rugby Clube e o Atlético Paranaense, promovida pelo Instituto Legado para que o Curitiba conhecesse melhor o projeto das Escolas Furacão.

O Instituto Legado tem por objetivo fomentar o empreendedorismo social e o Curitiba Rugby está entre as instituições integradas em 2018.

O PROJETO VOR – VIVENDO O RUGBY

O Curitiba Rugby Clube, fundado em 1983, é bicampeão brasileiro em todas as categorias e mantém o Projeto Social VOR – Vivendo O rugby, há 10 anos. Atualmente são 540 alunos da rede pública de ensino atendidos no contraturno escolar com metodologia própria.

O PROJETO RPS – RUGBY PARA SEMPRE

Os alunos que se destacam no projeto VOR são integrados às categorias de base do clube por meio do projeto RPS – Rugby Para Sempre, que atende cerca de 90 adolescentes fornecendo refeições, acompanhamento nutricional e pedagógico, além dos treinos físicos e esportivos.

IMPACTO SOCIAL

Além dos projetos VOR e RPS, o Curitiba Rugby Clube mantém as equipes de alto rendimento e encaminha seus atletas para cursos de ensino superior por meio de parceria que mantém com a Uniandrade. O objetivo é formar não apenas atletas, mas indivíduos capazes de alcançar seus objetivos como cidadãos.

Nos últimos 10 anos, cerca de 3 mil crianças e jovens já foram impactados pelos projetos do clube, com destaque para algumas conquistas:
• 63 se tornaram atletas de alto rendimento;
• 4 são professores do projeto;
• 39 chegaram às seleções paranaenses;

  • 20 chegaram às seleções brasileiras;
    15 chegaram à universidade como bolsistas;
    • 3 já obtiveram graduação.

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Em 2014 o projeto VOR recebeu o prêmio “Spirit Of Rugby”, conferido pela confederação internacional, por ser considerado um modelo de projeto social esportivo para o mundo.

Nas Olimpíadas de 2016, dois atletas do Curitiba Rugby Clube estiveram nas equipes que representaram o Brasil: Haline Leme Scatrut e Gustavo Barreiros de Albuquerque.

Cerca de 20 atletas oriundos dos projetos do Curitiba Rugby já chegaram às seleções brasileiras e já percorreram diversos países do mundo participando de importantes campeonatos.

EX-ALUNO DO PROJETO JOGA AMISTOSO CONTRA ALL BLACKS MAORIS

Enquanto os alunos atuais do projeto VOR se preparam para jogar na Arena da Baixada, um ex-aluno estará no Morumbi jogando contra um dos times mais importantes do mundo.

Neste sábado (10), três atletas do Curitiba Rugby jogarão contra os All Blacks Maori: Michael Oliveira Lopes, Endy William e Douglas Rauth.

Douglas, que conheceu o esporte por meio do projeto VOR, conta que ficou muito motivado quando soube que teria a chance de viver este sonho. “Sempre tive esses atletas como exemplo e saber que teria a oportunidade de estar em campo com eles foi incrível.”

“Também fiquei muito feliz com a notícia de que o festival do VOR será na Arena, isso mostra que o esporte está crescendo! Aproveitem, se divirtam! Aproveitem as brincadeiras, os amigos, os professores e esse esporte pelo qual a gente se apaixona cada dia mais.” Foi o recado do Douglas Rauth para os alunos do VOR.

PATROCINADORES

O Curitiba Rugby Clube conta com importantes patrocinadores, grandes parceiros que acreditam no esporte como uma das mais importantes ferramentas de transformação social.

Todos os seus projetos são apoiados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Isso significa que empresas de lucro real podem contribuir por renúncia fiscal – fazendo a doação e descontando do imposto de renda.

Outros tipos de apoio também fazem parte da política do clube, tais como permutas e patrocínio direto. A condição primordial é que haja congruência de valores entre a marca patrocinadora e os valores do rugby: respeito, integridade, solidariedade, paixão e disciplina.

Hoje o clube conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores: Copel, Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná, Prefeitura de Curitiba, CCR RodoNorte, Uniandrade, Volvo, Isotron, Nutry, Rumo, Elejor, Etaete, Favretto Painéis e Sanrad.

LINKS DO CURITIBA RUGBY:

http://curitibarugbyclube.com.br/
https://www.facebook.com/CuritibaRugbyClube/
https://www.instagram.com/curitibarugbyclube/
https://twitter.com/curitibarugby
https://www.linkedin.com/company/curitiba-rugby-clube/