Automobilismo APA disputa sua última etapa em Ingleses promovendo parcerias,...

APA disputa sua última etapa em Ingleses promovendo parcerias, paz e bem estar

Em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e a Secretaria de Segurança do Estado, corrida será um importante marco na pacificação do Norte da Ilha.

-

O Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis, será palco neste sábado (17) da 7ª e última etapa da APA Challenge 2018, campeonato de kart interestadual, com pilotos do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, realizado e promovido pela Associação de Pilotos Amadores de Kart (APA Kart). A corrida, feita em parceria com Secretarias e Polícia Militar, será um marco importante na história da região, ao trazer atrações para as crianças e comunidade ao redor do espaço, que sofreu muito com a guerra entre as facções que controlavam o tráfico de drogas em Florianópolis.

Reafirmando o posicionamento de empatia da APA, em parceria com a Secretaria de Esporte e Cultura da Prefeitura de Florianópolis, o espaço do Kartódromo dos Ingleses será ocupado por brinquedos infláveis, cama elástica e foodtrucks. Além disso, a Secretaria de Segurança Pública trará a Cavalaria, quadriciclos e viaturas especiais da Polícia Militar para exposição ao público, que desde Agosto deste ano vem agindo em prol do combate ao tráfico de drogas ao norte da Ilha, promovendo a pacificação e a aproximação do poder público nas áreas de conflito, por meio da operação Mãos Dadas.

Em outra parceria, desta vez com a Secretaria de Educação da cidade, cerca de 80 crianças da Escola Municipal Virgílio dos Reis Várzea serão selecionadas para virem ao kartódromo e passarem um dia especial: Todas elas receberão um kit de café da manhã, composto por frutas da Belíssima Casa Di Frutas, pão recheado da All Bread e uma Água da Serra, diretamente das mãos dos pilotos, que as levarão até os seus respectivos karts para deixá-las literalmente mais próximas das máquinas.

CONTEXTO

A Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina deflagraram, em Agosto deste ano, a operação Mãos Dadas, com o objetivo inicial de diminuir os índices de criminalidade para, posteriormente, pacificar a região. O Kartódromo dos Ingleses era considerado uma zona de risco, pois ficava bem no meio de três zonas controladas pelo tráfico. Com uma proposta diferenciada, a APA aposta em uma mensagem que extrapola os limites da pista, visando sempre o movimento dos espaços de corrida e a angariação de novos fãs para o esporte, que um dia já foi muito popular no país.

Tendo em vista esses fatores, a corrida em Ingleses terá um toque especial, pelo fato do histórico recente da região. “O que queremos mostrar é que esse esporte pode ser acessível e gentil, antes de tudo. O automobilismo é tão divertido, colorido e alegre quanto qualquer outro esporte, e Ingleses representa um passo importante na nossa história, pois estamos tendo a oportunidade de movimentar positivamente um espaço que já foi um dos melhores do país, e passou por períodos de medo e abandono, e hoje vive um momento de revigoramento”, diz Thiago Fuck, presidente da APA Kart.

Para Arizoli Pereira, atual administrador do Kartódromo, a parceria com a APA e com as instituições mostram o começo de uma nova era deste que já foi um dos melhores espaços desportivos do país. “A operação Mãos Dadas foi um sucesso, esperamos que isso se mantenha. Temos moradores da região trabalhando conosco dentro do kartórdromo, e observamos que a própria Vila União virou a página, se livrou do estigma de ser uma área perigosa, e hoje respira em paz e olhando para o futuro”, diz.

Arizoli comenta a importância da mensagem que eventos como esse passam, principalmente sobre o espaço. “A pro atividade da APA em fazer essa mediação é de extrema importância, pelos contatos e, principalmente, pelo interesse em reerguer a história deste kartódromo, que é tradicional no país. Ingleses vive hoje um novo momento, é um espaço bacana, seguro, em que você pode trazer a sua família para usufruir sem perigos. É isso o que queremos mostrar”, afirma.

SOBRE A APA

A APA é uma associação de pilotos amadores de kart que, sem fins lucrativos, decidiu se unir para correr e exercitar suas paixões. O que começou com uma ideia de dois amigos, Diego Pardo e Thiago Fuck, hoje se tornou uma das categorias mais procuradas pelos pilotos de kart, pelo fato dela proporcionar um bom ambiente de encontro e amizade, prezado principalmente pelo baixo custo. Em dois anos de campeonato, a APA sempre registra uma média de 30 pilotos em seu grid, e hoje parte para a expansão, tanto de filiados quanto de fãs. A categoria conta com o apoio da AllBread Panificação, Belíssima Casa Di Frutas, Água da Serra e Millitec-1.

SOBRE A ETAPA

A 7ª etapa da APA acontece no dia 17 de Novembro, das 9h da manhã até às 17h da tarde, no Kartódromo dos Ingleses, que fica na Estrada Anarolina Silveira Santos, 691. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

Últimas publicações

Paraná volta a perder e desespero começa aumentar

Pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro o Paraná Clube entrou em campo para enfrentar...

Paraná bate CSA-AL e renova esperanças para fugir do rebaixamento

Desesperadamente brigando contra o rebaixamento para a Série C, o Paraná Clube entrou em campo nesta terça-feira...

Zero a zero sonolento no Athletiba do Brasileirão

Coritiba e Athletico realizaram o último clássico ATHLETIBA do Campeonato Brasileiro. Pela 29ª rodada, as duas equipes...

Paraná sofre virada e rebaixamento se aproxima

Pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro da Série B o Paraná Clube entrou em...

Titular em 81% dos jogos do Athletico Paranaense no Brasileiro Sub-20, Ramon mostra confiança em vaga na final após empate diante do Flamengo

O Athletico Paranaense tem 22 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro Sub-20 e em 18 delas o meio...

Segunda divisão se aproxima

Nesta quarta-feira (6) o Coritiba perdeu mais uma partida no Couto Pereira jogando pelo Campeonato Brasileiro, a...

Mais destaques do esporte

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco