Cultura Balé Teatro Guaíra apresenta nova temporada de O Lago...

Balé Teatro Guaíra apresenta nova temporada de O Lago dos Cisnes

-

O Balé Teatro Guaíra apresenta uma nova temporada de O Lago dos Cisnes entre os dias 7 e 9 de dezembro. O espetáculo é um dos maiores sucessos da história do BTG – no primeiro semestre 13 mil espectadores assistiram à montagem, que teve duas sessões extras e todos os ingressos vendidos antecipadamente. As apresentações terão participação da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O Lago dos Cisnes, clássico do balé mundial, conta a história de amor entre o príncipe Siegfried e a princesa Odette, transformada em cisne por um bruxo. Esse enredo é apresentado pelo BTG com linguagem contemporânea e os bailarinos interpretam dilemas atuais, como os conflitos da entrada na vida adulta e o relacionamento entre pais e filhos. Para criar os fortes personagens do espetáculo e executar a coreografia com perfeição foram necessários cinco meses de ensaios, cerca de 600 horas.

“As lendas que inspiraram essa história são cheias de reviravoltas e enigmas. Há aqui uma simbologia sobre o amadurecimento, a busca pela autonomia e formação da personalidade. Inicialmente Siegfried é dominado pela mãe, mas encontra no amor forças para seguir seu próprio caminho”, conta o diretor do espetáculo e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni.

Cíntia Napoli, diretora do BTG, afirma que O Lago dos Cisnes é o clássico mais popular da história da dança em função de sua riqueza narrativa e genialidade da composição de Tchaikovsky. “O Balé Teatro Guaíra traz a força dessa tradição, mas com uma visão atualizada. O espectador é protagonista. O público se identifica com o drama de cada personagem, é capaz de viver a história.”

Sucesso de público

Mônica Rischbieter, diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, explica que antes de O Lago dos Cisnes, o BTG fez outras montagens populares, como Carmen, Romeu e Julieta e Cinderela. Essa foi a estratégia adotada para democratizar o acesso à cultura e incentivar a formação de plateia. Entre 2007 e 2017, as produções do CCTG tiveram 1,2 milhão de espectadores. Somente o Balé Teatro Guaíra foi visto por 263 mil pessoas. “Somos um teatro público e trabalhamos com a ideia do encantamento. Queríamos que as pessoas se reconhecessem nas nossas produções”.

Em cena, o público verá 23 bailarinos e 61 músicos. 200 pessoas estão envolvidas na montagem, que conta com efeitos especiais: a equipe do teatro faz chover no palco do Guairão. Cleverson Cavalheiro, diretor artístico do CCTG, diz que os técnicos trabalharam em conjunto com diretor e bailarinos. “Há efeitos especiais contemporâneos, mas sem perder o conflito e a humanidade. É um espetáculo muito complexo tecnicamente, que envolve muitas pessoas”. Cavalheiro conta que, por exemplo, no dia das apresentações, 20 técnicos – quase um por bailarino – ficam nos bastidores para fazer a movimentação cênica. “Sem essa estrutura, o espetáculo não acontece”.

O Lago dos Cisnes tem direção de arte de William Pereira e regência do mastro Luiz Gustavo Petri. As apresentações serão no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guaírão.

Serviço:

O Lago dos Cisnes
De 7 a 9 de dezembro, sexta e sábado às 20h30 e domingo às 18h
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão
Classificação: 7 anos

Ingressos: R$ 20,00 (vinte reais) e R$10,00 (dez reais)

Últimas publicações

Athletico leva surra do Operário em plena Arena da Baixada

O Athletico sofreu uma verdadeira goleada na Arena da Baixada. Em confronto válido pela 2ª rodada do...

Athletico estreia na próxima semana na Copa Sulamericana

O Athletico Paranaense estreia na Copa Sulamericana na próxima semana, dia 20 de abril. Depois de conhecer...

GaiaMX apresenta pilotos que disputarão títulos no motociclismo off-road em 2021

O Team GaiaMX se prepara para entrar na disputa em 2021 com um elenco completo para as...

Campanha que mobilizou grandes nomes do futebol entra em nova fase para ajudar famílias durante pandemia

Grandes nomes do futebol e da música estão se unindo para ajudar crianças e famílias em situação...

Coritiba está na terceira fase da Copa do Brasil

Coritiba e Operário protagonizaram um grande jogo na Arena Joinville pela segunda fase da Copa do Brasil....

Mais destaques do esporte

Único representante na elite, Athletico conhece tabela do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta...

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol realizou na...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco