Cultura CAIXA Cultural traz a Curitiba o talento do violonista...

CAIXA Cultural traz a Curitiba o talento do violonista Ulisses Rocha

Considerado um dos principais violonistas do país, o instrumentista e compositor fluminense abre a temporada da série Solo Música em 2018

-

A CAIXA Cultural traz a Curitiba, dentro do projeto Solo Música, o talento do violonista Ulisses Rocha. O espetáculo marca o início da décima temporada da série, idealizada e produzida por Álvaro Collaço, que tem como marca a apresentação de artistas, em trabalho solo, unindo qualidade, relevância, alta performance e diversidade musical.

Inventivo e plural, “Ulisses Rocha explora diversos gêneros da música brasileira e é reconhecido como um artista versátil, que transita do clássico ao rock”, afirma o produtor Álvaro Collaço, que conheceu o violonista através do Grupo D´Alma. “Muitos anos depois tive a felicidade de produzir recitais e gravá-lo para um disco, apresentando a música de Waltel Branco. Esta será a primeira vez que produzirei Ulisses tocando suas próprias composições”, comemora Collaço.

Violonista, compositor e arranjador Ulisses Rocha nasceu em Loureiro, no Rio de Janeiro, e passou a infância em Pirassununga, no interior de São Paulo. Com 14 CDs gravados, é um dos violonistas mais influentes de sua geração. Integrou o Grupo D´ Alma com André Gereissati e Rui Saleme – e mais tarde com Mozart Mello –, tendo gravado o segundo e terceiro LPs do trio, em 1981 e 1983. Realizou turnês no exterior, como instrumentista e professor, apresentando-se na Alemanha, Bélgica, Canadá, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Kuwait, Lituânia, Paraguai, Polônia, Rússia, Síria, Suíça e Zimbabwe, entre outros países.

Além do trabalho próprio, participou de concertos e gravações com artistas como Al Di Meola, Cesar Camargo Mariano, Eliane Elias, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Roberto Carlos, Margareth Meneses, Gal Costa, Cida Moreira, Nei Lisboa e Marlui Miranda. Lançou CDS em duos com Marco Pereira, Altamiro Carrilho e Teco Cardoso, em trio (“Trio 202”, com Nelson Ayres e Toninho Ferraguti) e em quinteto (“O Quinteto”, com Ivan Vilela, Vitor Loureiro. Walmir Gil e Raiff Dantas Barreto).

Em 2016, foi indicado para o prêmio Brazilian Press Awards, dedicado aos artistas brasileiros mais destacados no cenário artístico norte-americano. Além de sua atuação como artista, realiza importante trabalho como professor doutor do Departamento de Música da Unicamp, e como professor convidado na Universidade da Flórida, cidade onde residiu por cinco anos.

A Série Solo Música

Em dez temporadas, a série Solo Música já trouxe a Curitiba 91 artistas, de diversos gêneros musicais e de vários países. “A temporada de 2018 talvez seja a que traga maior diversidade. Há gêneros muito diferentes: música antiga, clássica, MPB, música instrumental, de cultura popular, música popular colombiana, eletrônica e, pela primeira vez no Solo Música, a música oriental. Um espectro amplo com artistas de grande relevância”, celebra o produtor Álvaro Collaço.

Serviço

Música: Solo Música com Ulisses Rocha
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 13 de março de 2017 (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 10 de março (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos.
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Rafael Pignatarohttps://www.cadernoinformativo.com.br
Produtor de conteúdo | Repórter | Jornalista |Marketing | Idealizador do Portal Caderno Informativo | Empreendedor na RP Comunicação Integrada |

Últimas publicações

Festival de Culturas Tradicionais lança conteúdo permanente na internet

Com um público total de cerca de quatro mil pessoas, foi encerrado neste final de semana a...

Após estreia como profissional, Biel mira sequência pelo Coritiba: “Trabalhar muito”

Promessa das categorias de base do Coritiba, Biel vive um momento especial na carreira. Aos 18 anos,...

Pandemia faz Copa Shell HB20e GT Sprint Race remanejarem seus calendários

Por conta do agravamento da pandemia do coronavírus nas últimas semanas no Brasil e das providências que...

Alfredinho Ibiapina é campeão da 1ª etapa da Copa SPR Light de Kart com 100% de aproveitamento

Foto: Eni Alves A etapa de abertura da Copa SPR Light de Kart,...

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol realizou na tarde desta terça-feira (2) o sorteio para os confrontos da...

Cianorte vence o Athletico na largada do estadual 2021

Começou neste sábado (27) a disputa do Campeonato Paranaense. Defendendo o tricampeonato, buscando o quarto título consecutivo,...

Mais destaques do esporte

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol realizou na...

Furacão fica com o vice-campeonato brasileiro

O Athletico conquistou nesse domingo (24) o...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco