Cultura Exposição Exopintura proporciona inspiração e diversão com movimentos e...

Exposição Exopintura proporciona inspiração e diversão com movimentos e cores.

-

Por Emanuelle Spack

A arte contemporânea em estilo pop surrealista representada pela técnica de acrílico sobre tela da artista plástica Jo Sampaio é o novo trabalho a ser exposto no Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem Rosacruz – AMORC. A Exposição Exopintura, sob curadoria do artista plástico Luiz Lavalle (primeira exposição da artista com curadoria), exibe a temática das plantas representadas pelas folhas e dos insetos representados pelos besouros. A mostra exibe 18 telas grandes e ficará aberta de 26 de junho a 31 de julho, com entrada franca.

Distorcendo a realidade, Jo Sampaio explora possibilidades diferentes no ato de pintar a partir de elementos da natureza e da botânica. A artista faz uma pintura enérgica de grandes dimensões, com o uso expressionista das cores. Há um contraste de tons em alguns momentos e, em outros, uma sobreposição de camadas fazendo veladuras.  Forte e suave ao mesmo tempo, suas obras são inspiradoras, “minha intenção é causar uma reflexão no observador.  Quero fazê-lo pensar por alguns segundos, pois desvendar a imagem é minha proposta para esta exposição”, explica a artista.

Esses pequenos seres são muitos e inúmeras são as cores que eles carregam em seu exoesqueleto. Os besouros são os protagonistas da pintura, mesclados, misturados, escondidos nas folhas entre colagens e transparências. Segundo Luiz Lavalle, o critério na escolha das obras foram a originalidade e a consonância com a produção contemporânea de pintura, além disso, foram escolhidas as obras mais recentes na produção da artista. “Nessa exposição vamos nos deparar com obras que relacionam elementos orgânicos e geométricos que remetem a plantas e insetos. Esses elementos são na realidade um pretexto para a criação de uma pintura semi-abstrata, carregada de cores cítricas e de camadas sutilmente veladas”, conta o curador.

Há 20 anos se dedicando ao universo artístico, Jo Sampaio procura colorir sua realidade para atrair boas energias, “minhas obras significam a paz, a sanidade e a criatividade. Significam estar em contato com meu eu mais profundo. Essa é minha verdadeira vocação”, revela Jo Sampaio.

Luiz Lavalle espera que observador aprecie e reflita sobre as obras, pois é um trabalho pictórico prolífero, fruto de uma pesquisa instigante na linguagem da pintura. “A artista Jo Sampaio apresenta um trabalho que explora colagens, sobreposições e um labor delicado na produção das pinturas. São microuniversos fragmentados e ampliados, que exploram a complexidade e a beleza das estruturas dos exoesqueletos de insetos e das texturas de diferentes plantas e flores”, diz Luiz Lavalle.

O colorido brilha diante do olhar atento do observador. Cabe a cada um ter o seu próprio conceito do que está sendo representado em cada obra. “O mais interessante é sempre a surpresa e a interpretação de cada um. A arte não é o que se vê, mas sim, o que o artista faz os outros verem”, finaliza Jo Sampaio. Outro elemento que enriquece essa mostra e a torna única é o auxílio do uso de lanternas a com luz negra que, quando projetada em alguns quadros, estes tornam-se ainda mais belos.

Sobre a artista:

Joseane Cristina Grando Sampaio é formada em Publicidade e Propaganda pela UFPR, mas estuda arte e pinta telas desde os 8 anos de idade. Seu interesse pelo universo artístico surgiu na infância e ela nunca desistiu, mesmo quando diziam a ela que arte deveria ser um hobby e nunca um trabalho. A arte está no seu sangue, faz parte do seu dia a dia. Se inspira no mundo, porém gosta de pintar brincando e distorcendo a realidade.

Serviço

Evento: “Exposição Exopintura”
Data: de 26 de junho a 31 de julho de 2017
Local: Espaço de Arte Francis Bacon – Ordem Rosacruz (AMORC)
Endereço: Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri – 82515-260 – Curitiba, Paraná.
Entrada: Franca
Horário: de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h.

Últimas publicações

Setogute e Conte são os campeões do Paranaense Light de Kart em 2021

Fernando Setogute, na categoria Máster, e Júlio Conte, na categoria Sênior, são os campeões do Campeonato Paranaense...

Pontalti e Júlio Conte ganham as 100 Milhas de Kart de Londrina

A dupla formada por José Pontalti Júnior e Júlio Conte venceu a 13ª edição das 100 Milhas...

Coritiba volta a vencer e acesso para a elite está próximo

Depois de quatro jogos em vencer na Série B o Coritiba voltou a triunfar no Brasileirão. Diante...

Firás Fahs é campeão pela 4ª vez em Foz do Iguaçu

Destaque da nova geração de kartistas da Terra das Cataratas, Firás Fahs venceu a categoria F-4 Júnior...

Athletico fracasa mais uma vez sob o comando de Alberto Valentim

O Athletico Paranaense segue em queda na temporada. Neste domingo (17), pela 27ª rodada da Série A...

Coxa sofre derrota na Série B

O Coritiba sofreu nesta sábado (16) sua segunda derrota consecutiva na Série B do Brasileirão e completou...

Mais destaques do esporte

Londrina é Campeão Paranaense

O Londrina é o Campeão Paranaense 2021....

Brendon Zonta Gabardo é campeão da Old Chev “B”

O piloto curitibano Brendon Zonta Gabardo (Condor, Grameira...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco