Cultura Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

As inscrições para a oficina "Tomada Única" estão abertas até 31 de agosto e podem ser feitas pelo site www.curta8.com.br.

-

O “CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba” promove, nos dias 7 e 8 de setembro de 2019, a sua oficina “Tomada Única”. Nela, além de tomarem conhecimento das técnicas de filmagem em super 8 – e da operação dos equipamentos –, os participantes receberão um cartucho de película e uma filmadora. Depois disso, terão duas semanas para produzir seus filmes, que devem ser totalmente captados e montados na câmera, para serem exibidos na mostra competitiva do Festival.

A oficina segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de eventos de super 8 que vêm conquistando o público em países da Europa, tais como França, Espanha, Suíça e Alemanha. Nesses festivais, são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera. Ao realizador é permitido utilizar qualquer efeito de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes. Contudo, é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.

O resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os produtores, que assistirão aos filmes pela primeira vez somente durante o festival. A sonorização também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou mesmo a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

As inscrições para a Oficina Tomada Única estão abertas até o dia 31 de agosto, devendo ser feitas exclusivamente pelo site www.curta8.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 30,00, apenas para cobrir os custos de revelação dos filmes. Ao longo dos últimos 14 anos, a oficina já produziu mais de 150 filmes em super 8. Várias deles participaram de festivais internacionais de cinema, e muitos foram inclusive premiados.

O CURTA 8, é uma realização da PERFIL comunicação e cultura e da Processo MultiArtes. Este ano o Festival, que acontecerá de 8 a 10 de novembro, no Cine Passeio, em Curitiba, conta com os apoios do próprio cinema, do ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e da rádio Uni FM. Mais informações sobre o festival, estão disponíveis no site www.curta8.com.br.

SERVIÇO

Oficina Tomada Única do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba

Data: 7 e 8 de setembro de 2019

Horário: sábado e domingo, das 10h às 17h.

Local: Cine Passeio – Rua Riachuelo, 410, Centro – Curitiba/PR.

Inscrições: Pelo site www.curta8.com.br até 31 de agosto. Será cobrada taxa de R$ 30,00 por participante, para cobrir os custos de revelação. O resultado será divulgado até o dia 4 de setembro.

Vagas: 40

Classificação etária: Maiores de 16 anos

Últimas publicações

Paraná vence o Avaí na estreia em casa pela Série B

O Paraná Clube conquistou nesta terça-feira (11) seu primeiro triunfo na Série B do Brasileirão. Após empate...

Coxa sofre derrota para o Internacional no Couto Pereira

Após perder o título estadual para o rival Athletico o Coritiba entrou em campo neste sábado (8)...

Athletico vence o Fortaleza fora de casa na estreia do Brasileirão

Poupando diversos jogadores o Athletico entrou em campo para realizar seu primeiro compromisso no Brasileirão. No Estádio...

Paraná deixa escapar vitória na estreia da Série B

Jogando em Aracaju o Paraná Clube fez sua estreia na disputa do sonho ao acesso para a...

Athletico é tricampeão paranaense

Athletico e Coritiba entraram em campo para decidirem o Campeonato Paranaense 2020. Depois de um jogo equilibrado...

Maringá Vôlei deixa a Superliga

Depois de sete anos consecutivos disputando a SuperLiga Nacional de Vôlei, o time Maringá Vôlei, que iniciou...

Mais destaques do esporte

FPFA realiza 1° Campeonato de Madden 20

Começou neste feriado de Tiradentes, o 1°...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco