Futsac Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba

Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba

O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal.

-

A Câmara Municipal reconheceu o futsac como o primeiro esporte genuinamente curitibano. Aprovado em segundo turno por unanimidade nesta quarta-feira (16), o projeto de lei (005.00152.2015) é de Felipe Braga Côrtes (PSDB) e será enviado para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. O debate foi acompanhado pelo criador da modalidade, Marcos Juliano Ofenbock.

“Marcos Juliano chegou aqui, anos atrás, com estas bolinhas. Foi de gabinete em gabinete, e alguns vereadores decidiram conhecer o que é o futsac. O sonho deste visionário era que a modalidade se tornasse um esporte nacional e internacional. Ainda falta muito, mas este será um passo gigante na conquista do reconhecimento que a prática merece”, defendeu o parlamentar.

Braga Côrtes também destacou que cerca de 150 rendeiras participam do projeto para a confecção da bolinha com a qual o futsac é praticado, a partir de material reciclável. O vereador lembrou que há quadras para sua prática no Parque Barigui. “Ele [Ofenbock] leva o nome de Curitiba para todo o país”, acrescentou.

Mestre Pop (PSC) destacou emendas aprovadas ao orçamento de 2016, para incluir o ensino do futsac na rede municipal de ensino. “Parabéns pela persistência. Fazemos história hoje neste reconhecimento”, completou o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). A modalidade e o esforço de Marcos Ofenbock também foram comentadas por Cristiano Santos (PV), Jonny Stica (PT), Professor Galdino (PSDB), Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB).

O esporte 
O futsac é praticado com uma pequena bolinha recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 metros x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. Pode ser disputado individualmente ou em duplas e o objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário sem utilizar as mãos. É permitido tocar na bolinha apenas com os pés, pernas, tronco e cabeça, sendo disputados 3 sets até 21 pontos.

O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal (308.00113.2015308.00114.2015 e 308.00116.2015). “É o primeiro esporte de quadra inventado no século XXI”, defendeu Marcos Juliano Ofenbock, que acompanhou toda a tramitação do projeto no Legislativo.

Últimas publicações

Cirino vence na retomada do automobilismo brasileiro em Cascavel

Seguindo à risca o Protocolo de Conduta e Segurança, estabelecido junto à Prefeitura, Vigilância Sanitária e a...

Copa Truck já começa valendo taça

A realização da etapa da Copa Truck em Cascavel neste final de semana já é um marco...

Athletico abre seletiva para criar time em VALORANT

O Athletico Paranaense segue investindo em outra modalidade além do futebol. Na última semana o clube abriu...

Ópera italiana e arte performática de Hélio Leites no Ônibus da Cultura

Os novos vídeos que estreiam esta semana no projeto Ônibus da Cultura na Quarentena trazem um famoso...

Turismo Nacional: Alberto Brod vai ao pódio em Curitiba e garante o título da TN Virtual PRO

A categoria PRO já tem o seu campeão da primeira temporada do Turismo Nacional BR. o gaúcho...

TN Virtual define o primeiro campeão em Curitiba nesta quinta-feira

O Autódromo de Curitiba vai sediar as etapas decisivas do Turismo Nacional Virtual a partir desta quinta-feira...

Mais destaques do esporte

FPFA realiza 1° Campeonato de Madden 20

Começou neste feriado de Tiradentes, o 1°...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco