Futsac Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba

Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba

O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal.

-

A Câmara Municipal reconheceu o futsac como o primeiro esporte genuinamente curitibano. Aprovado em segundo turno por unanimidade nesta quarta-feira (16), o projeto de lei (005.00152.2015) é de Felipe Braga Côrtes (PSDB) e será enviado para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. O debate foi acompanhado pelo criador da modalidade, Marcos Juliano Ofenbock.

“Marcos Juliano chegou aqui, anos atrás, com estas bolinhas. Foi de gabinete em gabinete, e alguns vereadores decidiram conhecer o que é o futsac. O sonho deste visionário era que a modalidade se tornasse um esporte nacional e internacional. Ainda falta muito, mas este será um passo gigante na conquista do reconhecimento que a prática merece”, defendeu o parlamentar.

Braga Côrtes também destacou que cerca de 150 rendeiras participam do projeto para a confecção da bolinha com a qual o futsac é praticado, a partir de material reciclável. O vereador lembrou que há quadras para sua prática no Parque Barigui. “Ele [Ofenbock] leva o nome de Curitiba para todo o país”, acrescentou.

Mestre Pop (PSC) destacou emendas aprovadas ao orçamento de 2016, para incluir o ensino do futsac na rede municipal de ensino. “Parabéns pela persistência. Fazemos história hoje neste reconhecimento”, completou o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). A modalidade e o esforço de Marcos Ofenbock também foram comentadas por Cristiano Santos (PV), Jonny Stica (PT), Professor Galdino (PSDB), Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB).

O esporte 
O futsac é praticado com uma pequena bolinha recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 metros x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. Pode ser disputado individualmente ou em duplas e o objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário sem utilizar as mãos. É permitido tocar na bolinha apenas com os pés, pernas, tronco e cabeça, sendo disputados 3 sets até 21 pontos.

O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal (308.00113.2015308.00114.2015 e 308.00116.2015). “É o primeiro esporte de quadra inventado no século XXI”, defendeu Marcos Juliano Ofenbock, que acompanhou toda a tramitação do projeto no Legislativo.

Últimas publicações

Cianorte vence o Athletico na largada do estadual 2021

Começou neste sábado (27) a disputa do Campeonato Paranaense. Defendendo o tricampeonato, buscando o quarto título consecutivo,...

Athletico bate o Sport no encerramento do Brasileirão

Jogando pela última rodada da Série A 2020 o Athletico venceu o Sport Recife por 2 a...

Coxa se despede da elite sofrendo goleada para o Atlético-GO

Apenas uma temporada depois de retornar para a elite do futebol brasileiro, o Coritiba retorna para a...

MXF Enduro Team briga novamente por títulos em 2021

A MXF Motors montou um time de primeira para as competições de 2021 de motociclismo off road, com...

Após seleção do Paranaense 2019, Wilian Simões vive expectativa por reestreia pelo FC Cascavel

De volta após boa passagem em 2019, Wilian Simões vive a expectativa pela reestreia oficial com a...

Alfredinho Ibiapina sobe no pódio na etapa de abertura da Copa São Paulo Light

O primeiro compromisso de Alfredinho Ibiapina (Orcali) na temporada 2021 está cumprido. Com 19 participantes na categoria...

Mais destaques do esporte

Furacão fica com o vice-campeonato brasileiro

O Athletico conquistou nesse domingo (24) o...

Foi dada a largada do Pro Tork Paranaense de Velocross 2020

O Campeonato Paranaense de Enduro FIM 2018...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco