Futsac Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba

Futsac é reconhecido como 1º esporte criado em Curitiba

O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal.

-

A Câmara Municipal reconheceu o futsac como o primeiro esporte genuinamente curitibano. Aprovado em segundo turno por unanimidade nesta quarta-feira (16), o projeto de lei (005.00152.2015) é de Felipe Braga Côrtes (PSDB) e será enviado para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. O debate foi acompanhado pelo criador da modalidade, Marcos Juliano Ofenbock.

“Marcos Juliano chegou aqui, anos atrás, com estas bolinhas. Foi de gabinete em gabinete, e alguns vereadores decidiram conhecer o que é o futsac. O sonho deste visionário era que a modalidade se tornasse um esporte nacional e internacional. Ainda falta muito, mas este será um passo gigante na conquista do reconhecimento que a prática merece”, defendeu o parlamentar.

Braga Côrtes também destacou que cerca de 150 rendeiras participam do projeto para a confecção da bolinha com a qual o futsac é praticado, a partir de material reciclável. O vereador lembrou que há quadras para sua prática no Parque Barigui. “Ele [Ofenbock] leva o nome de Curitiba para todo o país”, acrescentou.

Mestre Pop (PSC) destacou emendas aprovadas ao orçamento de 2016, para incluir o ensino do futsac na rede municipal de ensino. “Parabéns pela persistência. Fazemos história hoje neste reconhecimento”, completou o líder do prefeito na Casa, Paulo Salamuni (PV). A modalidade e o esforço de Marcos Ofenbock também foram comentadas por Cristiano Santos (PV), Jonny Stica (PT), Professor Galdino (PSDB), Noemia Rocha (PMDB) e Valdemir Soares (PRB).

O esporte 
O futsac é praticado com uma pequena bolinha recheada de plástico granulado reciclado, em uma quadra que mede 10 metros x 5 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. Pode ser disputado individualmente ou em duplas e o objetivo é derrubar a bolinha no campo adversário sem utilizar as mãos. É permitido tocar na bolinha apenas com os pés, pernas, tronco e cabeça, sendo disputados 3 sets até 21 pontos.

O primeiro campeonato do esporte foi disputado em 2007, em Curitiba, e no ano que vem a modalidade será incluída no ensino da rede pública graças a emendas coletivas ao orçamento municipal (308.00113.2015308.00114.2015 e 308.00116.2015). “É o primeiro esporte de quadra inventado no século XXI”, defendeu Marcos Juliano Ofenbock, que acompanhou toda a tramitação do projeto no Legislativo.

Últimas publicações

Coxa bate o Náutico e esquenta briga pela liderança da Série B

O Coritiba recebeu o Náutico pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No Alto da...

Frio de Curitiba torna carros da Stock mais rápidos para etapa desse fim de semana

Mesmo com muito frio a cidade de Curitiba vai esquentar esse fim de semana com a etapa...

Giovana Marinoski preparada para o agitado segundo semestre do kart

Depois de uma sequência de treinos no Raceland Internacional, em Pinhais, no Paraná, e no Beto Carrero,...

Campeonato Brasileiro de Rally começa esse fim de semana

Pilotos, navegadores e equipes estão ansiosos pelo retorno da temporada de rally, que terá a primeira etapa...

Athletico bate Atlético-GO e abre vantagem na briga por vaga nas quartas da Copa do Brasil

O Athletico enfrentou o Atlético-GO pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil,...

Alfredinho Ibiapina exalta experiência na OK Júnior na 22ª Copa Brasil de Kart

A participação na OK Júnior, na 22ª Copa Brasil de Kart, foi uma ótima experiência para o...

Mais destaques do esporte

Coxa é campeão da Copa do Brasil sub-20

Na tarde deste domingo (20) o Coritiba...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco