Nesta terça-feira, 20, aconteceu em Ponta Grossa a retomada do Prêmio Orgulho Paranaense, em seu novo formato regionalizado. O evento contou com a presença do campeão olímpico no vôlei de praia, Emanuel Rego; do medalhista de prata na Rio 2016 na bocha paralímpica, Marcelo Santos; e do árbitro internacional de voleibol, Paulo Turci, que foram os responsáveis pelas entregas das comendas. Ao todo, 38 personalidades esportivas e empresas dos Campos Gerais foram premiadas.
Nomes como os do técnico Bem Hur Chiconato, com mais de 30 títulos estaduais no basquete; Carlos Garletti, do tiro esportivo paraolímpico, que já esteve em três olimpíadas; Álvaro Góes, presidente do grupo gestor do Operário Ferroviário, e a Copel, a maior patrocinadora do esporte paranaense.
O evento, criado em 2011, é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET). Sua última edição havia sido em 2015. Ele tem como objetivo reconhecer personalidades e empresas que, por sua atuação, talento, dedicação e trabalho social, são referências para a comunidade esportiva.
“Vejo os homenageados chegando aqui com suas famílias, felizes, por perceber a importância que o Governo do Estado está dando para a nossa região e o reconhecimento que dedica às pessoas e empresas que fazem nosso esporte cada dia mais forte”, comemorou o secretário estadual do Esporte do Turismo, Joao Barbiero. Ele ainda salientou o fato dos Campos Gerais ser a primeira de tantas outras regiões que receberão futuramente o evento: “Este formato é mais democrático, abrangente e vibrante. Permite que os homenageados estejam ao lado dos seus amigos e familiares no momento desse resgate de suas histórias de vida e carreira”, disse.
A abertura da cerimônia contou com as falas das autoridades, do ex-jogador Emanuel, maior campeão da história do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e tricampeão do mundo, e de uma apresentação especial do Grupo Agir, de ginástica rítmica de Curitiba.
O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, também celebrou a possibilidade de a cidade ser a sede dessa primeira etapa do novo formato, que premiou atletas, técnicos, dirigentes, jornalistas, professores e profissionais ligados ao esporte dos municípios de Telêmaco Borba, Castro, Palmeira, Jaguariaíva e Ponta Grossa. “O Estado do Paraná respeita vocês como cidadãos e profissionais do esporte, e demonstra isso com este grande evento”, completou
“O Paraná é uma pujança em todas as áreas, incluindo a esportiva, e em todas as suas regiões. Acho que a secretaria acertou em dividir o prêmio neste novo formato, pois assim se chegará a talentos que têm a qualidade, mas muitas vezes não têm a visibilidade que merecem”, finalizou Emanuel.
Mais patrocínio para os Campos Gerais
Na oportunidade, foi assinado também o repasse de R$ 100 mil da Copel para a equipe de basquete em cadeira de rodas de Ponta Grossa.
Confira abaixo a lista completa de homenageados:
- JOSÉ ÁLVARO GÓES FILHO
- AURELIO GUILHERME PEITER
- BEN HUR CHICONATO
- CARLOS HENRIQUE GARLETTI
- DALMO JOSÉ DE SOUZA
- DANILO KRAVCHYCHYN
- HUDSON DA CUNHA ZANONI
- JOSÉ GRACINO SOBRINHO
- LUIZ ALBERTO PILATTI
- MIGUEL DOMBROWSKI
- WANESSA TACIANA DO NASCIMENTO ZAVOLSKI
- OSCAR PEREIRA JUNIOR
- OSIRES BATISTA NADAL
- PAULO BALANSIN
- PAULO CESAR RODRIGUES
- SIBONEY MARIA GUZZO PEDROSO
- VERONICA BALSANO
- WALQUIRIA DE ALMEIDA MRYCZKA
- WANESSA TACIANA DO NASCIMENTO ZAVOLSKI
- WERNER EISNER
- MOACIR KOSSEMBA
- ANTONIO RIBEIRO DOS SANTOS
- ANTÔNIO BENEDITO DO PRADO
- LARISSA MISMA GOUVEIA LIMA
- ANA KARIN GONZALEZ POSE MENDES
- LUIZ CARLOS TAQUES RIBEIRO
- MARCOS FERNANDO ALVES
- CCR RODONORTE
- MERCADO TOZETTO
- COLÉGIO PONTAGROSSENSE – SEPAM
- UNIMED – PONTA GROSSA
- MERCADO MÓVEIS
- W3 – METALÚRGICA
- LOJÃO DO KEIMA
- SICREDI – PONTA GROSSA
- APAK – KARATE
- FRÍSIA
- COPEL