Ônibus Palco e Ônibus Museu tiveram público de 43 mil pessoas até agora

Com as atividades paralisadas no momento por conta da pandemia do coronavírus, o projeto Ônibus da Cultura completou em março a marca de 43 mil pessoas como público total de suas atividades. O projeto, realizado pelo Solar do Rosário, é composto por dois veículos do transporte coletivo que foram adaptados como unidades culturais móveis: o Ônibus Palco e o Ônibus Museu. Eles já percorreram mais de 50 bairros de Curitiba, sempre com uma programação inteiramente gratuita. Assim que as condições de saúde no país permitam, os dois veículos retomarão seus percursos.

“O objetivo do projeto sempre foi tirar a cultura do centro e levar para toda a cidade. Dar acesso a todos. Acredito que temos conseguido fazer isso”, conta Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural mantido pela iniciativa privada. “Desde junho de 2018, quando o Ônibus Palco iniciou o projeto, passamos por 10 regionais da cidade, em mais de 90 locais, incluindo escolas da rede municipal, praças e parques”. O Ônibus da Cultura é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler. Conta com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Neste percurso, Lucia relembra descobertas como o fato de que pessoas, por morarem na periferia, não se sentem como parte integrante da cidade. “Alcançamos muitas pessoas que não tinham contato nenhum com arte e cultura. Algumas delas se sentem isoladas. Costumam dizer:  ‘hoje eu vou para a cidade’, como se o centro fosse um outro município. Não percebem que fazem parte de Curitiba”, conta Lucia.

A visita a comunidades distantes do centro e com pouco acesso a opções de cultura é um marco do projeto. Ambos os ônibus fizeram paradas em locais como a Praça da União, no CIC, a Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, e na Caximba. Mas outros espaços públicos também foram visitados,  como o Passeio Público, a Praça Rui Barbosa, calçadão da Rua XV de Novembro e o Parque Barigui.

O projeto visitou mais de 40 escolas da rede pública municipal. Nestes locais, faz um atendimento diferenciado, com o Ônibus Museu permanecendo em média por uma semana, até que todos os alunos de diferentes séries pudessem aproveitar. Lucia resume: “boa parte do público teve acesso a tipos de música e a obras de arte que nunca viu. Isto tudo desperta o desejo de um mundo novo: o da arte e da cultura”.

Os Ônibus: palco itinerante e museu sobre rodas

Os dois ônibus foram cedidos pela Fundação Cultural de Curitiba, em comodato durante a realização do projeto, e reformados. O Ônibus Palco recebeu um palco, no qual artistas locais se apresentam em um espaço elevado. O formato facilita o transporte para qualquer local. Atrações que vão do malabarismo ao teatro, passando por música e contação de histórias, já passaram pelo Ônibus.

A Orquestra Ladies Ensemble foi uma das atrações do projeto. Formada em 2008, é a primeira orquestra permanente formada exclusivamente por mulheres do Brasil, contando com 18 integrantes. No total, o Ônibus Palco teve público de 25 mil pessoas desde seu lançamento.

O ônibus Museu, por sua vez, funciona como um museu sobre rodas. O veículo adaptado conta com 14 estações interativas que apresentam, de forma lúdica, temáticas como a paisagem urbana de Curitiba museologia e história. Há painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets. Na lateral do ônibus, há duas caixas de areia que simulam sítios arqueológicos e paleontológicos. Utensílios indígenas e obras de arte originais completa o acervo. “No momento o projeto está estacionado, mas esperamos em breve poder retornar a percorrer a cidade”, conclui Lucia. Desde o início de seu percurso, o Ônibus Museu recebeu 18 mil visitantes.

www.onibusdacultura.com.br

Últimas Notícias

Posts relacionados

Fale conosco