Cultura Rafael Sica em exposição inédita na Caixa Cultural

Rafael Sica em exposição inédita na Caixa Cultural

Serão expostos originais de história em quadrinhos, além de gravuras e pinturas do artista gaúcho.

-

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 22 de janeiro a 24 de março de 2019, a exposição: “O Ordinário Rafael Sica”. Com mais de 200 obras, a mostra faz um panorama da trajetória do artista gaúcho, que é um dos principais nomes das histórias em quadrinhos da atualidade. O público poderá conferir originais, gravuras, painéis e cadernos de estudos do artista. A exposição conta ainda com a mesa “Desenhe Errado”, um espaço interativo que convida o público a construir uma história em quadrinhos coletiva. A mostra já passou pelos espaços da CAIXA Cultural de Fortaleza e Rio de Janeiro e tem entrada franca.

Rafael Sica é dono de um traço único que preza a riqueza de detalhes em uma narrativa silenciosa, mas extremamente contundente. Grande parte de sua obra é composta por quadrinhos sem textos, característica encarada por muitos críticos como um dos grandes diferenciais de seu trabalho. A ausência dos diálogos se mostra como uma abertura à interpretação do leitor: “Existe uma narrativa, mas é gráfica, visual. Exige que o leitor complete o trabalho. Fui tirando o texto das tiras, diminuindo o número de palavras, fui me dando conta de como isso potencializava as interpretações”, explica Sica.

A produção de Rafael Sica traz questionamentos sobre o modo de vida do indivíduo urbano. Suas tiras são minicontos que fogem do óbvio e da piada, e com um diferenciado tom surrealista, trazem críticas às neuroses das grandes cidades e à massificação das pessoas afogadas na rotina pós-moderna. A curadoria é de Weaver Lima, que reúne em sua carreira a curadoria de exposições na área dos quadrinhos como “Luiz Sá – 100 anos”, “Monstra Comix”, “HQ CE”, “Desenhomatic LTDA – Jaca e Zimbres”, “Seres Urbanos – Fanzines 90’s”, entre outras.  

Sobre Rafael Sica

Nascido em 1979 em Pelotas (RS), Rafael Sica é reconhecido como um dos mais importantes autores de sua geração. Começou sua carreira na segunda metade dos anos 1990, publicando charges e tiras em jornais da sua cidade. No início dos anos 2000 passou a publicar no jornal Folha de S. Paulo e na internet lançando o blog “Ordinário”. A página foi criada com o objetivo de ser um portfólio virtual, mas acabou se transformando em um dos mais acessados sites de quadrinhos do país. Venceu por duas vezes o Prêmio HQ Mix nas categorias Novo Talento (2005) e Web Quadrinhos (2009). Em 2008, realizou “Cinza-Choque” sua primeira exposição individual no Museu do Trabalho, em Porto Alegre-RS. Tem livros publicados por diversas editoras do país: “Ordinário” (Companhia das Letras, 2011); “Tobogã” (Ed. Narval, 2013); “Novela” (BebelBooks, 2014); “FIM – Fácil e Ilustrado Manifesto” (Editora Beleléu, 2015); “Fachadas” (Editora Lote 42, 2017). Em 2017, foi convidado para participar do “Projeto Baiacu”, criado por Angeli e Laerte – uma residência artística na Casa do Sol, do Instituto Hilda Hilst, que resultou na revista “Baiacu” (Editoras Cachalote e Todavia, 2017). Sica também é um dos criadores da “Parada Gráfica”, evento anual que acontece em Porto Alegre- RS e reúne artistas da cena gráfica independente brasileira.

Incentivo à cultura

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, foram 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências. 

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, desde 2004, uma programação diversificada, com opções gratuitas ou a preços populares, estimulando a inclusão e a cidadania. O espaço, situado no centro da capital, conta com duas galerias, um teatro, uma sala de oficinas contou com 144 atrações em 2018.

Programação da Mostra

22 de janeiro 

– 16h – Desenho ao vivo : o artista Rafael Sica desenhará um grande painel que se integrará a mostra. Será uma oportunidade para o público assistir o artista produzindo ao vivo.

– 19h -Coquetel de abertura da exposição com lançamento de catálogo e presença do artista.

20 de fevereiro

– 19h – Lançamento da Revista de História em Quadrinhos “Ipsolone”, de Rafael Sica – Palestra com o artista Rafael Sica / mediação: Fabio Zimbres

Caixa Cultural Curitiba nas redes sociais

Instagram: @caixaculturalcuritiba

Facebook: /CaixaCulturalCuritiba

Serviço:

Artes Visuais: O Ordinário Rafael Sica

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Abertura: 22 de janeiro de 2019 às 19h

Visitação: de 23 de janeiro a 24 de março de 2019

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h

Entrada franca

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Informações: (41) 2118-5114/5427

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Últimas publicações

Athletico estreia na próxima semana na Copa Sulamericana

O Athletico Paranaense estreia na Copa Sulamericana na próxima semana, dia 20 de abril. Depois de conhecer...

GaiaMX apresenta pilotos que disputarão títulos no motociclismo off-road em 2021

O Team GaiaMX se prepara para entrar na disputa em 2021 com um elenco completo para as...

Campanha que mobilizou grandes nomes do futebol entra em nova fase para ajudar famílias durante pandemia

Grandes nomes do futebol e da música estão se unindo para ajudar crianças e famílias em situação...

Coritiba está na terceira fase da Copa do Brasil

Coritiba e Operário protagonizaram um grande jogo na Arena Joinville pela segunda fase da Copa do Brasil....

Líder do Paranaense e invicto na temporada, Wilian Simões valoriza trabalho do técnico Tcheco

Ainda sem saber o que é perder na temporada, o FC Cascavel segue em grande momento em...

Mais destaques do esporte

Único representante na elite, Athletico conhece tabela do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta...

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol realizou na...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco