Cultura Segunda edição do Symposium Imaginação Ativa será realizada no...

Segunda edição do Symposium Imaginação Ativa será realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

-

Por Assessoria de Imprensa

Dando continuidade à construção em 2016 sobre Imaginação Ativa & Criativa, o Symposium surge a partir de dois aspectos constitutivos da dinâmica da alma: a abordagem psicológica do mundo dos sintomas e da arte, expressão do mais alto nível da Imaginação Ativa. O evento, que é promovido pelo Ichthys Instituto de Psicologia Analítica, é aberto ao público e será realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer – MON. Serão apresentados 15 trabalhos de profissionais renomados na área, sob a coordenação da Analista Junguiana Sonia Lyra, PhD, única profissional da área a trabalhar com pesquisa em Imaginação Ativa no país.

A programação do Symposium prevê a preparação de um novo livro a ser lançado durante o evento, contendo o teor dos trabalhos apresentados. “Quem participar vai encontrar temas interessantíssimos. Primeiro teremos a abertura do Symposium com Pedro Vasquez falando de imaginação e arte. Em seguida a emblemática Salomé será apresentada por um grupo de dança, pois Salomé e Iokaaham (o profeta) ilustram toda a chamada para o Symposium, uma vez que, a redenção de Salomé é o tema do meu artigo e de um dos capítulos do livro. Queremos abordar com um novo olhar essa eterna disputa de poder entre o masculino e o feminino que precisa e pode ser transformada, redimida”, conta Sonia Lyra. Também está previsto apresentações de arte, como ballet, música e exposição de fotografias. Cada inscrito ganha uma entrada gratuita para visitar a Bienal de Arte que estará sendo realizada no MON no mesmo período.

Coordenar um Symposium onde a avaliação dos trabalhos que serão apresentados vai além da imaginação é uma tarefa que merece ser compartilhada. Assim surge o Symposium Imaginação Ativa – Matéria-prima da Cura e Quintessência da Arte, uma conjunção de psicologia e arte que tem “a finalidade de reapresentar a imaginação ativa como a técnica utilizada pela psicologia analítica, além do trabalho com os sintomas que é nossa especialidade, podendo ir muito além, culminando na dimensão mais essencial da arte. Queremos que, cada vez mais pessoas saibam da sua existência e de sua utilidade prática em suas vidas”, explica Sonia Lyra.

O Symposium é aberto a todo o público interessado, porém a procura maior é de psicólogos e estudantes de psicologia, psiquiatras e estudantes de medicina, bem como todos os interessados em arte e fotografia. Vale lembrar que Carl Gustav Jung era psiquiatra/psicólogo e também fazia arte.

Após o grande interesse despertado com a realização do primeiro Simposyum no ano passado, que reuniu psicologia e arte, foi organizada uma série de outros simpósios em diferentes cidades. De acordo com Sonia Lyra, a segunda edição é uma consequência natural da ampliação e aprofundamento do tema. “No primeiro Simposyum nosso foco maior era o sintoma e a cura do sintoma, conforme está no livro intituladoImaginação Ativa e Criativa, enfocando as diferenças entre imaginação ativa e criativa. Desta vez, especialmente por nos encontrarmos num espaço de arte como o MON, queremos trazer o foco da imaginação ativa para a sua presença na arte, deixando em aberto novas possibilidades futuras”, diz Sonia.

Sendo assim, a data foi pensada justamente para que outras pessoas que não são de Curitiba possam participar, “sendo o dia 12 de outubro feriado, escolhemos a data para facilitar que interessados de outras cidades e estados possam viajar confortavelmente, com tempo para chegar e para voltar”, explica Sonia Lyra.

A Analista Junguiana revela que ainda está recebendo e selecionando os artigos a serem apresentados, mas alguns temas já estão na lista das apresentações: a redenção de Salomé; poesia e cruz na noite escura da alma; o jardim secreto: crianças impossíveis; Scintillae: a centelha oculta buscada pela imaginação ativa e as revelações de Willian Blake.

Quando questionada sobre as expectativas em se promover e coordenar esse tipo de evento, Sonia Lyra fala com o coração: “Paixão! Paixão é o que me move e o que nos move! Certamente moverá o íntimo de nosso público. Paixão pelo conhecimento, pela alma humana e pela arte!”. A quintessência revela a parte mais pura de um todo. Esse Symposium proporcionará aos seus participantes vivenciar momentos únicos e, ao mesmo, despertar a sensibilidade para abrir novos caminhos na dimensão psicológica. “Apresentamos a imaginação ativa como a possibilidade de que cada um queira resgatar em si mesmo os caminhos da cura da alma e da sua expressão através da arte”, finaliza Sonia Lyra.

Todos que desejarem podem solicitar um certificado digital após o evento. Estudantes podem somar as horas de participação como horas de estudos complementares.

Serviço

Evento: Symposium Imaginação Ativa - Matéria-prima da Cura e Quintessência da Arte
Data: de 13 a 15 de outubro de 2017.
Local: Museu Oscar Niemeyer - MON
Endereço: R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR, 80530-230.
Horário:
13/10/2017 - Sexta-feira das 18h às 21h30. 
14/10/2017 - Sábado das 08h às 17h30.
15/10/2017 - Domingo das 08h às 13h.

Inscrição e valores pelo link: 

http://www.imaginacaoativa.com/index2.asp
Mais informações: http://www.imaginacaoativa.com/

Últimas publicações

Com 13 lutas e disputa de cinturão, Cidade da Luta retorna a Curitiba (PR) com sétima edição no dia 29 de maio

Com 27 anos, 16 vitórias e seis derrotas em seu cartel, Luan "Miau" Santiago espera ampliar a...

Max Fight, um dos maiores eventos de MMA do Mundo será realizado nessa sexta feira em São José dos Pinhais

Depois de três anos de ausência devido a pandemia do covid-19, o Max Fight, um dos maiores...

Athletico vence terceiro jogo na Série A do Brasileirão

Jogando na Arena da Baixada, pela sétima rodada da Série A, o Athletico Paranaense conquistou sua terceira...

Na quarta divisão, Paraná bate o Cianorte no clássico do estado

Em um confronto muito equilibrado o Paraná Clube levou a melhor e conquistou sua terceira vitória em...

Em luta exibição de boxe, Anderson Silva e Bruno “Caveira” empatam em pontos

Aos 47 anos Anderson Silva segue chamando a atenção do mundo quando entra em um combate. Na...

Coxa não faz bom jogo e sofre revés para o Atlético-GO

Apático, o Coritiba sofreu mais um revés jogando como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro. Assim...

Mais destaques do esporte

Behulova completa semana perfeita e conquista título em Curitiba

A eslovaca Bianca Behulova certamente não vai...

Cascavel Futsal é campeão da LNF 2021

O futsal paranaense está em festa. Neste...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco