O Campeonato Paranaense é uma competição com muita história e curiosidades. A maior goleada registrada na história foi em 1931, quando o Palestra Itália venceu o Paranaense por 16×0. No mesmo ano, o Palestra também aplicou uma goleada de 15×2 no Aquidaban. Mesmo com o poder ofensivo, o Palestra não conseguiu chegar à fase final e o Coritiba foi o campeão daquele ano.
O maior artilheiro da história do campeonato é Duílio, que marcou 31 gols pelo Coritiba em 1960. Ele também é o maior artilheiro da história do estadual, tendo marcado 202 gols em partidas oficiais pelo Alviverde e tendo sido campeão paranaense cinco vezes. O último jogador a superar 20 gols em uma edição foi Kleber Pereira, que marcou 22 gols pelo Athletico na campanha do título de 2001.
O jogo com o maior público registrado no Campeonato Paranaense foi a final entre Coritiba e Athletico em 1978, com 55.164 torcedores presentes no Couto Pereira. O Coritiba venceu nos pênaltis após um empate sem gols nos 90 minutos e na prorrogação.
O primeiro campeão do Paranaense foi o Internacional Foot-Ball Club, de Curitiba, fundado em 1912, que depois se uniu ao América, em 1924, fundando o Athletico. O primeiro time do interior a ser campeão foi o Clube Atlético Monte Alegre, de Telêmaco Borba, em 1955. Os maiores campeões consecutivos foram Britânia e Coritiba, com seis títulos cada. Em 1980, Cascavel e Colorado dividiram o título devido a um episódio curioso na final. Em 2002, o título foi dividido entre Iraty e Athletico.
O Coritiba é o time com o maior número de títulos do Campeonato Paranaense, com 39 conquistas. Em segundo lugar, vem o Athletico, com 26 títulos. Outros times com títulos importantes incluem Ferroviário (8 títulos), Britânia e Paraná Clube (7 títulos cada), Londrina (5 títulos), Grêmio Maringá e Palestra Itália (3 títulos cada), Pinheiros (2 títulos), Operário-PR, Colorado, Internacional, Paranavaí, Água Verde, América, Cascavel, Comercial, Iraty e Monte Alegre (1 título cada).
Informações do GE