Esporte Atleta paranaense vai disputar Mundial de Paracanoagem em Portugal

Atleta paranaense vai disputar Mundial de Paracanoagem em Portugal

-

O paranaense Raphael dos Santos, 35 anos, conquistou a vaga para disputar o Mundial de Canoagem Maratona Máster de Paracanoagem. Casado e pai de uma filha de nove anos, Raphael conheceu a paracanoagem em 2013. Atleta desde os 22 anos, quando passou a correr com colegas de trabalho, Raphael pegou gosto pelo esporte e, em 2006, começou a se destacar entre os demais.

Porém, em 2007, o paranaense enfrentou momentos difíceis quando foi atingido por disparos de arma de fogo ao ser confundido com um segurança e ficou entre a vida e a morte. “Fui para o hospital e os médicos disseram para a minha família que eu teria poucas chances de sobreviver e, se sobrevivesse, ficaria em uma cadeira de rodas”, lembra Raphael.

Em 2013, após ficar com apenas metade dos movimentos da perna esquerda, ele conheceu a paracanoagem e se filiou ao Clube de Regatas Curitiba, à Confederação Brasileira de Canoagem e à Federação Paranaense de Canoagem. A partir daí, a rotina do atleta mudou totalmente. Raphael acorda todos os dias às 5h da manhã para trabalhar, onde fica até o almoço. Depois, vai para a academia treinar e, mais tarde, segue até o Parque Náutico do Iguaçu, região de Curitiba, para praticar a canoagem. Dois dias por semana também faz boxe para ajudar no preparo físico.

Desde 2020, Raphael é aluno do curso de Educação Física da Universidade Positivo. Ele ganhou uma bolsa de 90% participando de um projeto idealizado pela própria universidade. “Desde pequeno, sempre sonhei em fazer Educação Física. Quando me formar, quero trabalhar com inclusão social, colocando deficientes na academia’’, conta o atleta.

Neste ano, Raphael recebeu a notícia de que foi um dos dois brasileiros a conquistar a tão sonhada vaga para o Mundial que será realizado na cidade de Ponte de Lima, em Portugal. Mas não foi fácil chegar lá. Em 2019, o atleta quase desistiu da canoagem por falta de incentivo do clube onde treinava. Em 2020, com ajuda do seu preparador físico, ele entrou para o Clube de Regatas Curitiba e se reencontrou no esporte. No ano seguinte, foi vice-campeão brasileiro de canoagem maratona, prova que foi disputada em Brasília. Em março deste ano, Raphael repetiu o feito, tornando-se vice-campeão e, desta vez, garantiu a vaga para o mundial da modalidade.

Mas a competição ainda estava longe da realidade do jovem paratleta. A Canoagem Maratona não é uma modalidade olímpica e, por isso, não dispõe de recursos da Lei Agnelo Piva. Dessa forma, os atletas devem arcar com as despesas e responsabilidades da participação, incluindo passagens, hospedagem, alimentação e qualquer outro custo. Então, Raphael recorreu às redes sociais para levantar o valor que precisava para conseguir participar do mundial. O atleta rifou uma camisa oficial do Athletico PR, buscou ajuda dos amigos e fez uma vaquinha on-line, o que não deu certo por conta dos descontos do site, e o valor arrecadado não seria suficiente. Entretanto, Raphael contou com o apoio da academia onde frequenta e tem aulas da faculdade: a UPX Sports, que não mediu esforços para buscar patrocínio para o atleta. E conseguiu. 

A boa notícia veio quando uma empresa de tecnologia para registros eletrônicos de contratos de financiamentos de veículos resolveu patrocinar o atleta até o final de 2022, para que ele se preocupe apenas em treinar e cuidar do seu bem-estar físico e mental.

“Há muitos anos apoiamos projetos de incentivo ao esporte em diversas categorias e áreas, portanto, para nós é uma satisfação sermos patrocinadores de um paratleta como Raphael dos Santos que, além de superar os desafios impostos pela vida, tem o importante papel de representar o Brasil em Portugal”, comenta o diretor de Comunicação e Marketing da Tecnobank, Cristiano Caporici.

O Mundial está marcado para os dias 26 de setembro e 2 de outubro, e contará com a participação de mais de 20 países. Segundo o atleta, estar lá e representar o Brasil é um sonho. “O desafio será grande, a competição é de alto nível, mas vou me esforçar ao máximo para trazer esse título para o país em forma de agradecimento a toda ajuda que venho recebendo”, conta Raphael.

Sobre a Tecnobank

A Tecnobank é uma empresa brasileira de tecnologia para registros eletrônicos de contratos de financiamentos de veículos. Fundada em 2007 e homologada pelos órgãos executivos de trânsito, a empresa tem sede em São Paulo (SP), mas atua em 12 estados brasileiros, com mais de 1.700 clientes ativos. A companhia possui programas rigorosos de Compliance, Segurança da Informação e Privacidade & Proteção de Dados. Outra prioridade da Tecnobank é o bem-estar, a saúde e a segurança de seus colaboradores, o que lhe rendeu três prêmios de melhor empresa para trabalhar, em 2020, e o terceiro selo consecutivo, em 2022, do Great Place to Work (GPTW).

Últimas publicações

Muffato vence a Fórmula Truck em Cascavel com chegada emocionante

Com ultrapassagem na linha de chegada, o paranaense Pedro Muffato conquistou a vitória na 4ª etapa da...

Pelo Brasileirão Athletico é goleado pelo Flamengo no Maracanã

O Athletico enfrentou o Flamengo pela 22ª rodada do Brasileirão e apresentando um fraco futebol foi goleado...

Coxa perde em casa para o Atlético-MG e entra na ZR

De mal a pior. Jogando em casa diante do Atlético-MG, o Coritiba novamente fez um jogo ruim...

Paraná está eliminado e sem calendário para as duas próximas temporadas

No fundo do poço. Acabou o sonho de acesso do Paraná Clube para a terceira divisão do...

Muffato será o pole position da Fórmula Truck em Cascavel

Com o tempo de 1m23s000, o paranaense Pedro Muffato, com um Scania, foi na tarde deste sábado...

Athletico está nas semifinais da Copa Libertadores

Nesta quinta-feira (11) o Athletico garantiu sua classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América pela...

Mais destaques do esporte

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco