Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná estreiam “Lendas Brasileiras”, um espetáculo para crianças

Já assistiu a um espetáculo de dança com música ao vivo? Essa experiência sem igual estará disponível para o público curitibano de todas as idades de 8 a 12 de outubro, com a estreia de “Lendas Brasileiras”. O espetáculo do Balé Teatro Guaíra (BTG) junto à Orquestra Sinfônica do Paraná faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, com o uso de bonecos e figurinos lúdicos e muita imaginação.

“Faz tempo que tínhamos o desejo de produzir uma obra infantil, e descobrimos uma grande riqueza no universo lendário brasileiro”, conta o coreógrafo e diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni. “Queremos sair um pouco do realismo e entrar no universo do sonho, com bonecos maravilhosos e perucas coloridas para retratar personagens como o Boto Cor de Rosa, a Onça, o Caipora, entre outros.”

Maringas Maciel/Divulgação

De toda a diversidade de contos orais da tradição brasileira, foram selecionados “A Mula Sem Cabeça”, “Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”. Trechos dessas narrativas foram vestidos com a riqueza estética das pinturas de Anita Malfatti, com texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno. As cinco histórias ganham narração do premiado ator Ranieri Gonzalez, num resultado inigualável, com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani. “Não se trata de contar lendas do início ao fim, e sim trazer para a cena o que está nas entrelinhas”, explica Bongiovanni.

OSP traz trilha musical inédita ao espetáculo

A trilha sonora de “Lendas Brasileiras” foi criada pelo renomado compositor Alexandre Guerra, a convite de Bongiovanni, e será executada pela Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro José Soares. “Não é muito comum os balés contarem com trilha inédita e contemporânea, por isso fiquei muito feliz em convidar esse grande artista de carreira internacional, que volta ao Brasil para algo com sabor essencialmente brasileiro.”

Dançar com música ao vivo é uma tradição do BTG, a exemplo do sucesso “Romeu e Julieta”, sempre realizado ao som da Orquestra Sinfônica. Além desse, Bongiovanni já coreografou para o grupo paranaense obras como “Caixa de Cores”, “Carmen” e “O Lago dos Cisnes”.

A experiência multilinguagens também será levada a crianças do ensino público e de escolas especiais, com apresentações didáticas, acessíveis em libras e audiodescrição. “Para algumas crianças, esse será o primeiro contato com o folclore brasileiro, pois nos últimos tempos ele tem perdido espaço para tradições de outros países”, lamenta Bongiovanni.

Ao longo de toda a programação de 2022, o BTG celebra duas datas fundamentais para a identidade da cultura nacional: o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna, que permeiam as escolhas de repertório.

Lendas Brasileiras é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada, o Hospital Pequeno Príncipe e o patrocínio de: Aldo Solar, Distribuidora Nova Geração, Novaquest, Embrart Embalagens, Metisa, Reivax, Dicomp, Grupo Pegoraro, ALT Telecom, Petslife Produtos Veterinários, Transportes Treméa e Grupo Bacarin. A realização é da ABABTG, do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

Serviço

“Lendas Brasileiras”

Com o Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná

Teatro Guaíra – GUAIRÃO, em Curitiba (PR)

Dias 8 (16h), 9 (10h30 e 16h), 11 (20h30) e 12 (16h) de outubro

Classificação etária: livre

Ingressos: inteira R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

https://www.ticketfacil.com.br/eventos/cctg-lendas-brasileiras-bale-teatro-guaira.aspx

  • Espetáculo de 08/10 acessível em libras e audiodescrição.

***Ensaio didático para escolas da rede pública de ensino: dia 7 de outubro, às 9h30 (acessível em libras e audiodescrição). Apresentações para escolas públicas dias 7 e 11 de outubro, às 15h.

Fotos: Crédito – Maringas Maciel

https://www.dropbox.com/sh/h0x4d8eqf538s89/AAAGMBYT_jXs_1quPYOd9CCGa?dl=0

Balé Teatro Guaíra – O Balé Teatro Guaíra, terceira companhia de dança mais antiga do Brasil, foi criado em 1969 pelo Governo do Paraná. Ao longo dos 50 anos de sua trajetória, apresentou mais de 150 coreografias, incluindo grandes sucessos de público e crítica como “O Grande Circo Místico”, “Lendas do Iguaçu”, “O Segundo Sopro” e “O Lago dos Cisnes”. Entre seus diretores constam renomados nomes: Ceme Jambay, Yurek Shabelewski, Hugo Delavalle, Eric Valdo, Carlos Trincheiras, Isabel Santa Rosa, Jair Moraes, Marta Nejm, Cristina Purri. Suzana Braga, Carla Reinecke, Andreia Sério, Cintia Napoli, Pedro Pires e, atualmente, Luiz Fernando Bongiovanni. O Balé Teatro Guaíra tem realizado ao longo desses anos de existência uma contribuição expressiva para o desenvolvimento da dança no Paraná e no país. É um organismo vivo que, em constante transformação, constrói sua história a partir de produções que retratam diferentes modos de pensar a arte e a própria vida. Um breve olhar para a produção da companhia ao longo de todos esses anos nos permite dizer que a companhia tem realizado – com excelência – sua função principal: produzir e levar a arte da dança para o estado do Paraná e para o Brasil.

Orquestra Sinfônica do Paraná – Desde 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná escreve uma história admirável de talento e dedicação à música. Por sua trajetória, já passaram os maestros Alceo Bocchino, Osvaldo Colarusso, Roberto, Jamil Maluf, Alessandro Sangiorgi, Osvaldo Ferreira e Stefan Geiger, além de mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, com um acervo de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. No currículo da OSP já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sul-americanas e brasileiras.

ColaboradorMaíra Gioia

Últimas Notícias

Posts relacionados

Fale conosco