Cultura CAIXA Cultural recebe Antonio Meneses, um dos principais artistas...

CAIXA Cultural recebe Antonio Meneses, um dos principais artistas clássicos da atualidade

-

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dia 8 de agosto, o violoncelista Antonio Meneses, um dos principais artistas clássicos da atualidade, como atração da série Solo Música. O músico que nasceu em Recife e vive na Suíça, mostrará um repertório que traz apenas obras compostas originalmente para violoncelo solo, de épocas diferentes.

No recital, Meneses tocará “O canto do cego”, da Suíte Macambira, do compositor pernambucano Clóvis Pereira, obra dedicada ao instrumentista. O programa inclui também a “Suíte para Violoncelo Solo n.5, em dó maior”, de Johann Sebastian Bach, obra fundamental na história da evolução do violoncelo e na sua afirmação como instrumento solista. Três dos doze Capriccios para violoncelo solo de Alfredo Piatti, violoncelista italiano que viveu no século 19, serão executados. O recital será encerrado com outra Suíte escrita por um compositor que era violoncelista: o espanhol Gaspar Cassadó, uma das referências dos violoncelistas no século 20.

“É a presença de um dos principais artistas clássicos do mundo na série Solo Música, com um repertório que traz composições que abordam o violoncelo por completo. Será um momento único, de um artista de superlativos. Um recital histórico na agenda anual de concertos da cidade”, destaca o produtor Alvaro Collaço.

Antonio Meneses nasceu em 1957 em Recife. Começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade e aos 16 anos conheceu o violoncelista italiano Antonio Janigro, que o convidou a frequentar sua classe em Düsseldorf e mais tarde em Stuttgart, na Alemanha. Em 1977, ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional ARD de Munique e, em 1982, o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou. É hoje professor titular de violoncelo na Hochschule der Künste de Berna, Suíça.

Ele se apresenta regularmente com importantes orquestras como a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres, a Sinfônica da BBC, a do Concertgebouw de Amsterdã, a Sinfônica de Viena, a Filarmônica de Moscou, a Filarmônica de São Petersburgo, a Filarmônica de Israel, a Orchestre de la Suisse Romande, a da Rádio da Baviera, a Filarmônica de Nova Iorque e a Sinfônica NHK de Tóquio, entre outras.

Serviço

Música: Série Solo Música – Antonio Meneses
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 8 de agosto de 2017 (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 5 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos.
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

 

Por Assessoria de Imprensa

Rafael Pignatarohttps://www.cadernoinformativo.com.br
Produtor de conteúdo | Repórter | Jornalista |Marketing | Idealizador do Portal Caderno Informativo | Empreendedor na RP Comunicação Integrada |

Últimas publicações

Cianorte vence o Athletico na largada do estadual 2021

Começou neste sábado (27) a disputa do Campeonato Paranaense. Defendendo o tricampeonato, buscando o quarto título consecutivo,...

Athletico bate o Sport no encerramento do Brasileirão

Jogando pela última rodada da Série A 2020 o Athletico venceu o Sport Recife por 2 a...

Coxa se despede da elite sofrendo goleada para o Atlético-GO

Apenas uma temporada depois de retornar para a elite do futebol brasileiro, o Coritiba retorna para a...

MXF Enduro Team briga novamente por títulos em 2021

A MXF Motors montou um time de primeira para as competições de 2021 de motociclismo off road, com...

Após seleção do Paranaense 2019, Wilian Simões vive expectativa por reestreia pelo FC Cascavel

De volta após boa passagem em 2019, Wilian Simões vive a expectativa pela reestreia oficial com a...

Alfredinho Ibiapina sobe no pódio na etapa de abertura da Copa São Paulo Light

O primeiro compromisso de Alfredinho Ibiapina (Orcali) na temporada 2021 está cumprido. Com 19 participantes na categoria...

Mais destaques do esporte

Furacão fica com o vice-campeonato brasileiro

O Athletico conquistou nesse domingo (24) o...

Foi dada a largada do Pro Tork Paranaense de Velocross 2020

O Campeonato Paranaense de Enduro FIM 2018...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco