Cultura Chaplin é inspiração para espetáculo teatral da Cia do...

Chaplin é inspiração para espetáculo teatral da Cia do Abração

-

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Isabelle Neri

No próximo domingo, dia 25, acontecerá a segunda de uma série de apresentações gratuitas e outras experiências teatrais, dando continuidade ao Projeto ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA, – Associação Abração Círculo das Artes, em parceria com a Cia. Do Abração.

A Cia. do Abração, inspirada pela genialidade do silêncio de Chaplin, oferece às crianças de todas as idades Um mundo debaixo do meu chapéu, peça de Sombras, Objetos e Atores que procura, através da simplicidade e da poesia, reavivar o universo chapliniano preto-e-branco mais colorido que o cinema já presenciou.

A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães comenta que os filmes O Garoto, Luzes na Cidade, Em Busca do Ouro, Tempos Modernos, O Grande Ditador e Luzes da Ribalta servem como referência para a elaboração do roteiro do espetáculo.  “A fonte de inspiração principal é o personagem Carlitos, e cenas como a do Ballet dos pãezinhos são citadas e recriadas”, diz a diretora.

A ideia central da Cia. do Abração é proporcionar aos pequenos e grandes um resgate da produção cinematográfica de Charles Chaplin, trazendo à cena ícones do universo deste grande criador, como o inesquecível Carlitos, partindo dos princípios da arte-educação, onde todos os artistas envolvidos no projeto estão conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião.

No espetáculo, três contrarregras sonhadores brincam com a imagem de Carlitos abordando temas como a generosidade e a responsabilidade social. “Apresentar esse ícone para crianças de hoje é como abrir portas para um novo jeito de caminhar, um jeito meio desengonçado, ingênuo, verdadeiro e cheio de esperança, combatendo o que não nos faz bem com o que mais simples existe: sendo humano”, finaliza a diretora Letícia Guimarães.

O espetáculo Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu será apresentado no dia 25, domingo, às 16h na sede da Cia do Abração, entrada franca.

Projeto Abração em Ação

Há 16 anos, a Cia do Abração mantém o seu espaço cultural, localizado no bairro do Bacacheri, alicerçada na CULTURA DE GRUPO, como alternativa de resistência e esta define seu modelo de organização e geração de poéticas: identificado ao teatro de grupo, como filosofia e como estratégia de sobrevivência.

Na atual conjuntura em que a prática teatral perdeu significativamente seu caráter ritualístico e passou a vigorar a lógica da mercadoria, perante um mercado praticamente exíguo, mais do que nunca se faz necessário este espaço de resistência e de reflexão, em permanente busca da estabilidade grupal.

Nesta ótica, o PROJETO ABRAÇÃO EM AÇÃO, desenvolvido pela AACA – Associação Abração Círculo das Artes, viabiliza este sonho, mais e além, a necessidade vital de manter um trabalho de excelência, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, PROFICE e COPEL, que incentivando, cumprem não só o importante papel de coparticipes, socialmente responsáveis e solidários à causa da arte e cultura, mas acima de tudo, reconhecendo a importância do espaço da CIA. DO ABRAÇÃO e suas produções culturais, apoiando um projeto de longo prazo, com organização de práticas pedagógicas identificadas ao propósito do grupo perante a sociedade e assim ofertando caminhos alternativos das lógicas hegemônicas.

O projeto prevê apresentações teatrais gratuitas, direcionadas a crianças de todas as idades, ao longo do ano, além de oferecer 10  BOLSAS DE ENSINO DE TEATRO GRATUITAS, para crianças, jovens e adultos que comprovem situação de risco ou estado de pobreza e 3 bolsas gratuitas para atores profissionais nas oficinas de aprimoramento  técnico do grupo.

Vídeo convite: https://youtu.be/TgXU5qhzRZc
Teaser:  www.youtube.com/watch?v=tLb5xTcKZPU
BLOG: http://ummundochaplin.blogspot.com.br/

Direção: Letícia Guimarães
Dramaturgia: Criação coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães
Cenografia e figurinos: Simone Pontes
Iluminação: Blás Torres e Edgard Assumpção
Sonoplastia, composição e direção musical: O grupo
Elenco: Blás Torres, Edgard Assumpção e Kamila Ferrazzi.
Fotografia e assessoria de Imprensa: Isabelle Neri

SERVIÇO

UM MUNDO DEBAIXO DO MEU CHAPÉU
Apresentação: Dia 25/06/2017
Horário:  domingo, às 16h.
Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 –  Bacacheri – Curitiba – PR
Entradafranca
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre – Indicado para todas as idades.

Últimas publicações

Paraná inaugura maior clube de tiro esportivo do Brasil, em São José dos Pinhais

Dentro de uma área de 400 mil metros quadrados de muita mata preservada, em São José dos...

Zezinho Muggiati fatura etapa da SPR Light de kart no Beto Carrero

Com o primeiro lugar na primeira corrida e terceiro lugar na segunda corrida, o piloto curitibano, Zezinho...

Após sete jogos Athletico volta a vencer no Brasileirão

O Athletico Paranaense finalmente voltou a vencer na Série A do Campeonato Brasileiro. Após ficar sete jogos...

Rebaixado para a Série D, Paraná perde mais uma na terceirona

2021 é o ano mais vergonhoso da história do Paraná Clube. Depois de ser rebaixado no começo...

Coxa vence e mantém liderança no Brasileirão

Após dez dias, o Coritiba voltou a atuar pelo Brasileirão nesta sexta-feira (17), na 24ª rodada, e...

Athletico garante vaga na semifinal da Copa do Brasil

O Athletico Paranaense está pela terceira vez na fase semifinal da Copa do Brasil. Jogando na Vila...

Mais destaques do esporte

Coxa é campeão da Copa do Brasil sub-20

Na tarde deste domingo (20) o Coritiba...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco