InícioCuritiba AgoraExposição no Museu Casa Alfredo Andersen celebra a memória de Maria Bueno

Exposição no Museu Casa Alfredo Andersen celebra a memória de Maria Bueno

Posts relacionados

A arte de viver: exposição curada por Zilda Fraletti propõe reflexão sobre arte contemporânea

O showroom do Grupo A.Yoshii transformou-se em uma verdadeira galeria de...

Curitiba terá maratona com 24 horas de poesia no Largo da Ordem

O I Festival Internacional da Palavra de Curitiba, promovido pela Prefeitura e organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, terá uma maratona poética com 24 horas de poesia, das 9h30 da manhã do dia 28 de setembro às 12h do dia 1º de outubro.

Curitiba recebe 9.ª edição do Festival Playing for Change Day em prol da solidariedade

Realizado pelo Instituto Playing for Change, a 9.ª edição do...

Racionais MC’s anuncia show em Curitiba no mês de novembro

O grupo de rap paulista, Racionais MC’S, anunciou a...
spot_imgspot_img

Figura ícone do imaginário curitibano, Maria Bueno ganha uma exposição celebrando sua memória no Museu Casa Alfredo Andersen. A mostra “Maria Bueno e Tantas Outras” propõe um diálogo entre o retrato que o próprio Andersen fez de Maria Bueno com apropriações de seis artistas curitibanos. A exibição abre no MCAA no sábado, 28, às 11 da manhã.

Os artistas convidados para produzir obras que remetam à Maria Bueno foram André Malinski (in memorian), Claudia Lara, Giovana Casagrande, Leila Alberti, Rafael Codognoto e Emerson Persona, que também assina a curadoria da exibição. “Essa reunião discute como os artistas reagem à Maria Bueno. Não é uma exposição que vai tratar de uma Maria Bueno em particular”, reflete Persona

As “outras tantas” do título da exposição se referem às outras Marias que foram retratadas por Alfredo Andersen ao longo de sua prolífica carreira. Além de Maria Bueno, o visitante poderá ver os quadros Maria Josepha de França Pimpão, Maria Amélia D’Assumpção, Maria Dias de Paiva e Maria Café.

“É muito significativo para o Museu Alfredo Andersen falar e representar aspectos da vida de Maria Bueno, uma paranaense que é tão íntima de todos os Curitibanos”, diz Luiz Gustavo Vidal, diretor do MCAA. “A exposição apresenta várias interpretações de grandes artistas locais sobre o personagem, o ícone. Se procura fortificar o ícone”, completa.

Maria Bueno

Assassinada brutalmente por seu companheiro, um enciumado soldado raso, no final do Século XIX, a ideia de Maria Bueno foi aos poucos sendo reapropriada pela cultura. Desde o assassinato de reputação, com acusações de prostituição, até a “beatificação popular”, com ritos de devoção em sua honra que acontecem em seu túmulo no dia de finados. Como pouco se sabia sobre ela, qualquer narrativa era provável.

“Essa exposição abre uma série de atividades sobre ela e o interessante na sua vida é justamente que nós não sabemos nada dela. A única certeza que temos é a lenda Maria Bueno foi vítima de homicídio, sendo a primeira vítima de feminicídio retratada nos jornais da época. O motivo, a história que cerca sua vida e a relação com o soldado que a matou são totalmente incertas”, afirma Vidal.

O diretor do MCAA emenda: “Até mesmo a forma como ela é retratada, postumamente pelo Alfredo Andersen, são representações diferentes das descrições de como seria Maria Bueno de fato. Uma mulher negra, essa é a questão.”

Serviço

Exposição Maria Bueno e Tantas Outras

Museu Casa Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba – PR

Últimos posts

spot_img
Fale conosco