Cultura Família Assad e Toninho Carrasqueira fazem sarau na Caixa...

Família Assad e Toninho Carrasqueira fazem sarau na Caixa Cultural Curitiba

-

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 11 a 13 de agosto, o Sarau com a Família Assad, uma das principais famílias musicais do país. Sérgio Assad, violonista do Duo Assad, a irmã dele, a violonista e cantora Badi Assad e a pianista Clarice, filha de Sérgio, dividem o mesmo palco pela primeira vez em Curitiba e prometem envolver o encantar o público. Os artistas de sólida carreira internacional trazem ainda, como convidado, o flautista Toninho Carraqueira. Juntos, eles apresentam um variado repertório, que vai do popular ao erudito.

O primeiro encontro da família ocorreu em 2014. Realizaram uma turnê que visitou 10 cidades norte-americanas e era marcada por três gerações da família no palco, mostrando estilos distintos. O lançamento da turnê foi no Templo de Dedur, no Metropolitam Museum, em Nova York. Um ano depois, o espetáculo esteve em cartaz no Palais de Beau Arts, na Bélgica, e se transformou no destacado CD e DVD “Um momento de puro amor”.

Tradição e reconhecimento internacional

 A musicalidade da família tem como ponto determinante a formação do Duo Assad, por Odair e Sérgio, em 1965. Alunos da violonista Monina Távora (1921-2011), que foi discípula de Andrea Segovia, os Assad tornaram-se provavelmente um dos mais influentes duos de violões do mundo e gravou 37 discos.

Além de estabelecer novos padrões de interpretação, eles influenciaram vastamente na criação e introdução de novas músicas para dois violões. Sua incontestável virtuosidade inspirou uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os dois, entre os quais Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone.

O Duo trabalhou com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno Sonnenberg, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw e se apresentou como solista com algumas da principais orquestras do mundo.

Odair deveria vir a Curitiba para o show. “Mas um problema de saúde o impediu. Esta é uma ausência lamentada pela pessoa e músico que Odair é e pelo fato de que o Duo estaria em Curitiba. Mas, a sua substituição por Toninho Carrasqueira deixou a todos felizes. É um grande músico”, diz Alvaro Collaço, produtor deste Sarau.

Badi e Clarice

O sucesso e a visão musical do Duo influenciaram a irmã de Sérgio e Odair, Mariângela, a se tornar violonista. Badi aprendeu violão aos 14 anos. Com apenas 15 anos, ela dividiu com Fábio Zanon o primeiro lugar no Concurso Jovens Instrumentistas, no Rio de Janeiro. Ganhou o Concurso Internacional Villa-Lobos e foi escolhida como a única violonista para representar o Brasil no Concurso Internacional de Viña Del Mar, no Chile. De 1989 até agora, ela gravou 15 discos e 4 DVDs, incluindo “Three guitars”, projeto lançado em CD e DVD ao vivo com os violonistas Larry Coryell e John Abercrombie.

Em sua carreira solo, Badi destaca-se também pelas experimentações vocais, produzindo sons de percussão com a boca. Escolhida em 1994 pela revista norte-americana Guitar Player entre os 100 melhores artistas do mundo, Badi apareceu ao lado de grandes músicos como George Benson, Mariza, Bob McFerrin, Hermeto Pascoal e Dave Grusin, entre outros. Seus trabalhos solo  mais recentes são o CD “Singular”, de 2016, e o infantil “Cantos de Casa”, de 2014.

Clarice Assad, filha de Sérgio Assad, é pianista, cantora e compositora. Reside nos Estados Unidos há 20 anos. Recebeu prêmios importantes como o The Aaron Coland Award, prêmios da ASCAP e uma indicação ao Grammy 2009, com melhor obra clássica contemporânea.

Sua música de câmara foi gravada por músicos como o violocelista Yo-Yo Ma, violinista Nadja Salerno-Sonnenberg, o grupo vocal Chanticleer, a flautista Eugenia Zuckerman, o Duo Assad e o Turtle Island Quartet.

Sua música sinfônica, por orquestras da Filadélfia, OSESP, Tokyo Symphony, Cabrillo Symphony Orchestra e New Century Chamber Orchestra. Como intérprete de música popular, ela se apresenta em recitais solo, com seu grupo “Off The Cliff”  e em duo com o percussionista Keita Ogawa. Lançou quatro CDs, dos quais três são autorais, todos por selos norte-americanos de jazz.

Carrasqueira

Toninho Carrasqueira, músico convidado neste Sarau, é um dos principais flautistas do pais. Integrou por 15 anos o Quinteto Villa-lobos, recebeu indicações ao Grammy e formou um importante duo com a irmã, a pianista Maria José Carrasqueira. Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, é graduado no Conservatório de Versailles, na França e pela Escola Normal de Música de Paris. Carrasqueira se apresenta com algumas das principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Flo Menezes, Mauricio Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela  e Marlui Miranda, entre outros.

Serviço

Música: Sarau com a Família Assad
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 11 a 13 de agosto de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 5 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos.
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Rafael Pignatarohttps://www.cadernoinformativo.com.br
Produtor de conteúdo | Repórter | Jornalista |Marketing | Idealizador do Portal Caderno Informativo | Empreendedor na RP Comunicação Integrada |

Últimas publicações

Cianorte vence o Athletico na largada do estadual 2021

Começou neste sábado (27) a disputa do Campeonato Paranaense. Defendendo o tricampeonato, buscando o quarto título consecutivo,...

Athletico bate o Sport no encerramento do Brasileirão

Jogando pela última rodada da Série A 2020 o Athletico venceu o Sport Recife por 2 a...

Coxa se despede da elite sofrendo goleada para o Atlético-GO

Apenas uma temporada depois de retornar para a elite do futebol brasileiro, o Coritiba retorna para a...

MXF Enduro Team briga novamente por títulos em 2021

A MXF Motors montou um time de primeira para as competições de 2021 de motociclismo off road, com...

Após seleção do Paranaense 2019, Wilian Simões vive expectativa por reestreia pelo FC Cascavel

De volta após boa passagem em 2019, Wilian Simões vive a expectativa pela reestreia oficial com a...

Alfredinho Ibiapina sobe no pódio na etapa de abertura da Copa São Paulo Light

O primeiro compromisso de Alfredinho Ibiapina (Orcali) na temporada 2021 está cumprido. Com 19 participantes na categoria...

Mais destaques do esporte

Furacão fica com o vice-campeonato brasileiro

O Athletico conquistou nesse domingo (24) o...

Foi dada a largada do Pro Tork Paranaense de Velocross 2020

O Campeonato Paranaense de Enduro FIM 2018...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco