Futsac Footsack, esporte curitibano ganha novos adeptos

Footsack, esporte curitibano ganha novos adeptos

-

Desde a introdução do Footsack em Curitiba e no Brasil, a modalidade já cresceu consideravelmente. O esporte legitimamente curitibano surgiu em 2007, embora tenha começado a ser desenvolver em 2002, e foi reconhecido pela Prefeitura de Curitiba no ano seguinte, em 2008. Atualmente, embora muito mais gente conheça o esporte, ainda não se sabe se ele caiu no gosto popular – em especial, do curitibano.

A ideia do esporte, criado pelo curitibano Marcos Juliano Ofenbock, nasceu durante um intercâmbio, em 1998, na Austrália, quando Marcos conheceu o Footbag (malabarismo com os pés feito com uma bolinha cheia de pequenos grãos plásticos), e se sentiu inspirado para a criação do Footsack.

Em 2007, ocorreu o primeiro campeonato de Futsac (grafia brasileira) na capital paranaense, e, em 2008, o esporte foi reconhecido pela prefeitura da cidade como um esporte oficialmente curitibano. No mesmo ano, foi realizado o primeiro campeonato nacional, com atletas do Paraná e de Santa Catarina. No ano seguinte, foi criada a Federação Paranaense de Futsac e em 2010, no Parque Barigui em Curitiba, foram construídas as primeiras quadras públicas próprias para o esporte.

Atualmente, encontrar quadras próprias para o esporte não é mais um obstáculo à prática. Além das três quadras existentes no Parque Barigui, há também ao  menos uma quadra em vários colégios e escolas de Curitiba e Região Metropolitana:  Colégio Acesso, Colégio SESC São José, Bairro Novo, CAIC (Centro de Atendimento Integral à Criança), Colégio Marista Paranaense, Colégio Araucária, Colégio Érico Veríssimo, Colégio Raquel Maeder Gonçalves, Colégio Michel Cury, Colégio Sidónio Muralha, Colégio Itacelina Bittencourt, Centro de Educação Integral Expedicionário, Colégio Anita Gaertner e Colégio Osvaldo Arns.

Um aspecto curioso do esporte é o perfil do jogador. Como é um esporte que não envolve contato físico, pode ser praticado por todos, embora a grande maioria seja do sexo masculino e a faixa etária esteja, principalmente, entre os 13 e 29 anos. Aqueles que gostam de jogar futebol geralmente demonstram familiaridade com o Futsac, já que este também é jogado com os pés. Para o futuro, o idealizador do esporte busca novos praticantes. “Estamos para implantar o Futsac em diversas escolas de Curitiba, como uma atividade extra-curricular, e com isso muitos novos atletas vão surgir.”, diz Ofenbock.

O professor de Educação Física, Fábio Curupana Costacurta, é vice-presidente da Confederação Paranaense de Futebol de Saco e atual vice Campeão Paranaense da modalidade. Conheceu o esporte há quatro anos, na disciplina de esportes alternativos, quando cursava Educação Física. Começou a praticar com 21 anos, quando teve início seu estágio na empresa que vende o material para a prática. Desde então, não parou mais. Quanto ao crescimento do esporte, diz: “Todo esporte pode crescer desde que seja bem administrado por órgãos esportivos, ainda mais contando com as leis brasileiras de incentivo ao esporte.” Hoje em dia, ele vê o Futsac  como uma aposta para um futuro não tão distante.

Em meados de março, Marcos Juliano Ofenbock se reuniu com Marco Orasmo, o coordenador do Programa Esporte Formador, que oferece atividades em contraturno para crianças e jovens de 10 a 17 anos nas 2.136 escolas estaduais do Paraná, para oficializar a intenção do Futsac em fazer parte do projeto, que vai envolver 32 núcleos de ensino do Estado. O convite é uma oportunidade para a evolução e divulgação do esporte, na visão de Marcos Juliano. Para Orasmo, a implementação do esporte é estratégica. “O Futsac requer muita agilidade e não tem contato físico, todos podem praticar, principalmente as crianças e jovens. É importante também ressaltar que este é o primeiro esporte genuinamente paranaense, o que nos deixa bastante empolgados com as possibilidades que possam surgir no futuro”.

O criador do esporte explica que o Futebol de Saco vem evoluindo gradativamente. “Estamos para oficializar a Confederação Brasileira de Futsac. O Ministério do Esporte já recebeu o processo e nos próximos dias vamos ter uma posição oficial. Faremos uma grande cerimônia no parque Barigui, com a presença do governador, do prefeito e do Ministro dos Esportes.” Quanto à oferta de novas quadras, Marcos Juliano diz que há previsão para a construção em quatro outros parques na cidade, em 2013. Há, inclusive, uma solicitação do Secretário de Esporte do Paraná, Evandro Roman, para a construção de uma quadra de Futsac em cada um dos 399 municípios paranaenses. “Estamos passando por um grande crescimento, com quadras sendo colocadas em colégios municipais, estaduais e particulares.”, diz Marcos.

No último domingo, dia 25, ocorreu no Parque Barigui um campeonato aberto com a presença de 16 atletas iniciantes, comprovando que o esporte vem crescendo e ganhando novos adeptos a cada dia. O primeiro esporte curitibano, aparentemente, veio pra ficar.

BOX

O Futsac (grafia brasileira) é praticado numa quadra de 10×5 metros com uma rede central a 1,5 metros do chão. Os jogos são disputados com uma bolinha feita artesanalmente de crochê, recheada com plástico granulado, pesando cerca de 50 gramas. O esporte pode ser jogado individualmente ou em duplas e o objetivo é não deixar a bolinha cair no seu campo e devolvê-la ao campo do adversário.

Últimas publicações

Cirino vence na retomada do automobilismo brasileiro em Cascavel

Seguindo à risca o Protocolo de Conduta e Segurança, estabelecido junto à Prefeitura, Vigilância Sanitária e a...

Copa Truck já começa valendo taça

A realização da etapa da Copa Truck em Cascavel neste final de semana já é um marco...

Athletico abre seletiva para criar time em VALORANT

O Athletico Paranaense segue investindo em outra modalidade além do futebol. Na última semana o clube abriu...

Ópera italiana e arte performática de Hélio Leites no Ônibus da Cultura

Os novos vídeos que estreiam esta semana no projeto Ônibus da Cultura na Quarentena trazem um famoso...

Turismo Nacional: Alberto Brod vai ao pódio em Curitiba e garante o título da TN Virtual PRO

A categoria PRO já tem o seu campeão da primeira temporada do Turismo Nacional BR. o gaúcho...

TN Virtual define o primeiro campeão em Curitiba nesta quinta-feira

O Autódromo de Curitiba vai sediar as etapas decisivas do Turismo Nacional Virtual a partir desta quinta-feira...

Mais destaques do esporte

FPFA realiza 1° Campeonato de Madden 20

Começou neste feriado de Tiradentes, o 1°...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco