Cultura Montagem teatral traz reflexão sobre relações humanas na Caixa...

Montagem teatral traz reflexão sobre relações humanas na Caixa Cultural

-

A CAIXA Cultural Curitiba recebe, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o espetáculo Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar, da companhia paulistana Os Barulhentos. Dirigida por Rodrigo Spina, a tragicomédia é formada por catorze cenas escritas pelo dramaturgo romeno Matéi Visniec e retrata, de maneira poética, o deserto contemporâneo, a alma e a solidão humanas.

As histórias do cotidiano se entrelaçam e têm início no breu total. Assim que a luz acende, o público percebe que todo espetáculo acontece em tons de cinza, causando espanto na plateia. “É comum ouvirmos do público a surpresa e a sensação de choque com a realidade do palco. É como assistir a um filme em preto e branco” revela Rodrigo Spina, diretor do espetáculo. A ausência de cores cobre todo o palco, o cenário, os atores e os figurinos – invadindo a vida dos personagens e atingindo o espectador.

A cenografia traz elementos realistas para compor as mais variadas atmosferas do texto, evidenciando as relações vazias e superficiais tão presentes no mundo atual. Surgem as situações do cotidiano, se transformando todos os dias, resultando em um ir e vir de personagens que enfrentam abismos sociais em suas mais variadas formas – estado versus cidadão, indivíduo versussociedade. Apesar de reflexiva e inquietante, a peça aborda todas as situações de maneira bem humorada. “O palco é o espaço para fazer questionamentos, e Matéi usa o teatro do absurdo para, de forma divertida, fazer refletir e pensar”, diz Rodrigo Spina.

A montagem Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar venceu, em dezembro de 2015, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), como melhor espetáculo, e também foi premiada como melhor direção pelo Prêmio Aplauso Brasil. O grupo conta com a parceria e o apoio do próprio autor, Visniec, que assistiu algumas cenas da montagem pela Internet.

Sobre o Autor

Matéi Visniec nasceu na Romênia, em 1956, e desde pequeno encontrou na literatura um lugar dedicado à liberdade. Censurado durante o regime ditatorial romeno de Nicolae Ceausescu, suas peças só vieram a público a partir de seu autoexílio na França, em 1987, onde vive até hoje. Ter vivido sob um regime autoritário influenciou definitivamente a obra de Visniec. Ao unir sua arte com uma visão acurada da realidade, Visniec capta o espírito de nosso tempo, identificando as feridas que compõem, não apenas a sociedade, mas o ser humano contemporâneo. Não é surpresa constatar que o grupo de teatro Os Barulhentos tenha encontrado eco na temática do romeno: vivendo em São Paulo, uma cidade com mais de 20 milhões de habitantes, identifica na grande metrópole a mesma solidão e os dramas nas relações humanas evidenciados por Visniec em seus textos.

Serviço de audiodescrição

O espetáculo Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar contará, na apresentação de sábado, dia 21 de outubro, com o serviço de audiodescrição. Trata-se de um recurso de acessibilidade de comunicação para pessoas com deficiência visual que traduz imagens em palavras. Consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações compreendidas visualmente e que não estão contidas nos diálogos, tais como expressões faciais, figurinos, cenários e efeitos especiais. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras. O recurso amplia o entendimento das cenas e aumenta o repertório imagético dessas pessoas, desenvolvendo as noções simbólicas tão importantes para a fruição da arte. O roteiro de audiodescrição é assinado por Bell Machado, da Quesst Consultoria, e foi revisado por Jean Braz, consultor com deficiência visual. A audiodescritora é Márcia Caspary.

Serviço

Teatro: Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 20 a 22 de outubro de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 14 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Serviço de Audiodescrição: no espetáculo de sábado, dia 21 de outubro, haverá serviço de audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Classificação etária: 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Rafael Pignatarohttps://www.cadernoinformativo.com.br
Produtor de conteúdo | Repórter | Jornalista |Marketing | Idealizador do Portal Caderno Informativo | Empreendedor na RP Comunicação Integrada |

Últimas publicações

Athletico leva surra do Operário em plena Arena da Baixada

O Athletico sofreu uma verdadeira goleada na Arena da Baixada. Em confronto válido pela 2ª rodada do...

Athletico estreia na próxima semana na Copa Sulamericana

O Athletico Paranaense estreia na Copa Sulamericana na próxima semana, dia 20 de abril. Depois de conhecer...

GaiaMX apresenta pilotos que disputarão títulos no motociclismo off-road em 2021

O Team GaiaMX se prepara para entrar na disputa em 2021 com um elenco completo para as...

Campanha que mobilizou grandes nomes do futebol entra em nova fase para ajudar famílias durante pandemia

Grandes nomes do futebol e da música estão se unindo para ajudar crianças e famílias em situação...

Coritiba está na terceira fase da Copa do Brasil

Coritiba e Operário protagonizaram um grande jogo na Arena Joinville pela segunda fase da Copa do Brasil....

Mais destaques do esporte

Único representante na elite, Athletico conhece tabela do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta...

CBF realiza sorteio da Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol realizou na...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco