Paranaense busca apoio para brigar por vaga na escalada de velocidade nos Jogos Pan Americanos

A Escalada Esportiva faz sua estreia em Jogos Pan Americanos este ano, em Santiago no Chile. No programa, duas provas: o combinado Boulder&Guiada e a Velocidade. Na prova Boulder & Guiada há brasileiros atualmente no ranking, buscando a classificação. Na velocidade, o atleta de Curitiba, Pedro Egg, se prepara para tentar conquistar uma das 16 vagas do evento.

Pedro é o atual campeão brasileiro da Escalada de Velocidade, conquistando o título marcando 7.91 segundos.  O  tempo ainda é alto para os padrões internacionais, mas suficiente para somar pontos e entrar para o Ranking Mundial de Velocidade, de onde sairão os classificados para Santiago 2023. Com isso em mente, Pedro vai participar de 2 etapas do circuito: Villars na Suíça, de 30 de junho a 2 de julho; e Chamonix na França, de 7 a 9 de julho.

CURITIBA, PR – Outubro 9: Aconteceu no Ginásio Campo Base na cidade de Curitiba no Paraná o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva 2021 – Modalidade Dificuldade. Photo Carol Coelho/ABEE

A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), antevendo a possibilidade de conquistar uma vaga na prova, fez o convite para o atleta e irá arcar com a licença internacional e as inscrições nas etapas. Contudo, para as demais despesas, a entidade não conseguiu liberar recursos para apoiar. Por este motivo, Pedro está em busca de patrocínios ou apoios que o ajudem a custear as passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante os 25 dias em que pretende ficar em solo europeu. O atleta organizou também uma “vaquinha virtual” para tentar arrecadar os recursos necessários. 

Para maximizar as chances de pontuar, Pedro planeja chegar na Europa 13 dias antes da primeira etapa, em Villars, para treinar e se acostumar com as estruturas nos padrões oficiais da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), que por ora não existem no Brasil.

Chance de classificação

Na disputa por uma das 16 vagas para os Jogos Pan Americanos de Santiago 2023, os principais adversários de Pedro serão os sul-americanos. Estados Unidos e Canadá, com mais estruturas para treino e recursos para competir no circuito mundial, devem garantir as 3 vagas da cota que cada país tem direito. O Chile, como país sede, possui 1 vaga garantida. Com isso, sobram 9 vagas a serem disputadas entre Brasil, Argentina, Equador, Chile, Venezuela, México e Honduras. 

O Equador tem grande tradição na Escalada de Velocidade e está apostando pesado na prova, com vários atletas participando do circuito mundial. É provável que o país também consiga preencher a cota, reduzindo o número de vagas em disputa para 6. Com participação mais reduzida, os demais países devem competir com apenas 1 ou 2 atletas no circuito, o que abre a chance de garantir uma vaga apenas figurando no Ranking Mundial. Essa é a aposta de Pedro e da ABEE. 

Caso consiga a vaga para os jogos, a ABEE irá buscar assegurar a Pedro o treinamento adequado antes da competição em Santiago, que para a escalada acontecerá de 21 a 24 de outubro. Até lá, a entidade espera que a nova estrutura para treinos da modalidade no Centro de Treinamento em Curitiba, localizado no Parque Olímpico do Cajuru, esteja concluída . A previsão é que em meados de setembro a parede de velocidade, seguindo os padrões internacionais encontre-se pronta para uso. Contudo, caso a estrutura não fique pronta a tempo,  está nos planos da entidade a possibilidade de enviar o atleta para um período de treinamento no Equador ou no Chile.

Pedro Egg

Pedro Yukio Egg é filho de montanhistas e cresceu apaixonado pela escalada e pela montanha. Mas foi só aos 15 anos que conheceu uma academia de escalada, perto de onde estudava, desde então dedica-se aos treinos e à performance.

Em 2019 teve a oportunidade de morar um ano na Espanha, onde conheceu Erik Noya, que foi seu treinador, amigo e ídolo. Ele é o treinador e campeão espanhol de escalada de velocidade, com quem Pedro dedicou-se à modalidade e evoluiu muito.

Quando retornou ao Brasil, resolveu profissionalizar-se no esporte, ganhou campeonatos estaduais e em 2022 foi campeão brasileiro de Escalada de Velocidade

Agora ele tem a oportunidade de participar da Copa do Mundo de Escalada, especialmente importante pois é classificatória para os Jogos Pan Americanos, que por sua vez são classificatórios para as Olimpíadas de 2024.

A ABEE

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é reconhecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é a entidade nacional filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing). 

A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. 

A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com os patrocínios da Prudential do Brasil e Galápagos Outdoor para representar o país em eventos internacionais.

ColaboradorCarol Coelho

Últimas Notícias

Posts relacionados

Fale conosco