Tênis brasileiro feminino vai perder mais sete tenistas para os EUA em agosto

A Copa Feminina de Tênis de Maringá pode ser uma das últimas chances de ver algumas tenistas brasileiras da nova geração em ação nas quadras do País. Já não são muitas as atletas que tem a bandeira verde e amarela ao lado do nome no ranking da WTA, e o número vai cair no segundo semestre. Sete jogadoras estão se mudando para os Estados Unidos no início de agosto para defender universidades norte-americanas jogando tênis em troca de bolsa de estudos. Somando Carolina Laydner, Marina Adati e Maria Carolina Turchetto, que estão somente de férias no Brasil, o total chega a 10.

Para quem quer apenas um diploma ou para quem quer seguir no esporte profissional, esse é um caminho que pode oferecer as duas opções e muita experiencia. A paranaense Georgia Gulin, que se formou nos Estados Unidos e ainda fez pós na Inglaterra, tudo com bolsa para jogar tênis, confirma; “se você não está pronta mentalmente para o circuito profissional com 17,18 anos, acho que o tênis universitário é muito bom, tem muitos jogos por semana, sempre treinando com muitas meninas, morando sozinha, você aprende a se virar, tem que resolver tudo por si, o que ajuda no mental, e isso você leva para o jogo depois”.

Gabriela Felix, que hoje estreou na chave com vitória sobre a colombiana Antonia Samudio por 6/4 6/0, está indo para Ohio. “Desde pequena eu tinha a sensacnao de que se eu fosse para o College eu não poderia ser pró depois, mas isso é muito mentira. Hoje em dia acho que é o melhor caminho possível. Fazer uma faculdade, jogar com meninas boas, estar sempre jogando, vai ser uma ótima experiência”.

Além de Gabriela, também embarcam em agosto Luana Paiva, Cecilia Costa, Julia Bordignon, Isabelle Karam, Bruna Melato  e Paola Dalmonico, que acaba de assinar com uma universidade em Nova Iorque.

“Meu objetivo sempre foi estudar nos Estados Unidos com bolsa de 100% e consegui. Vou cursar  Business e depois pretendo trabalhar com isso. Nao descarto seguir o tênis profissional depois, tudo pode acontecer, mas agora, o que mais quero, é estudar”, esclareceu Paola.

A Copa Feminina de Tênis, Torneio ITFW com premiação de US$15 mil e pontos para o ranking da WTA segue até domingo nas quadras do Country Club de Maringá, com entrada gratuita para o público, mediante resgate no AppTicket um dia antes.

Resultados Parciais de 05/06

Amy Zhu(EUA) d. M.Turchetto(BRA) 7/5 6/2

Luciana Moyano(ARG) d. Sofia Mendonça(BRA) 7/5 7/5

Luisina Giovannini (ARG) d. Camila Bossi(BRA) 6/0 6/1

Gabriela Feliz(BRA) d. Antonia Samudio(COL) 6/4 6/0

Naomi Xu(CAN) d. Carla Markus(ARG) 7/5 6/4

Camila Romero(EQU) d. Alessandra Caceres(CHI)6/2 6/0

Marian Cano(MEX) d. Isabelle Karam(BRA)  6/1 6/0

Berta Bonardi(ARG) d. Paola Dalmonico(BRA) 6/2 ret.

Letícia Vidal(BRA) d. Josefina Estevez(ARG) 6/7(40 7/6(5) 7/5

A 1º edição do Ano IV Copa Feminina de Tênis, em Maringá é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de VIVO, Zurich Santander Seguros e Previdência Brasil, Santander Asset Management, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Alupar, Taesa, Aberje, INNI Grand Clay – Bola Oficial, Stella Artois Pure Gold e Wooby Corretora de Seguros. Apoio de AppTicket e Federação Paranaense de Tênis. O evento é realizado no Country Club de Maringá e integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – Feminino

A realização é do Instituto Sports.

 Serviço:

Ano IV Copa Feminina de Tênis – Etapa de Maringá

Data: 03 a 09 de junho

Sede:  Country Club de Maringá – R. Nilo Peçanha, 151 – Zona 04, Maringá – PR,

Premiação: US$ 15.000

Entrada Gratuita

Foto: João Pires

ColaboradorMariana de Sá

Últimas Notícias

Posts relacionados

Fale conosco