Tricampeões dominam GP Galeão, que faz festa do automobilismo no Rio

Após uma década de ausência, o GP Galeão festejou a volta do automobilismo ao Rio de Janeiro com duas corridas bastante movimentadas e emocionantes neste domingo (10) no Circuito Cacá Bueno, instalado na pista 10/28 do Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim. Em dia protagonizado por dois tricampeões da Stock Car Pro Series, Daniel Serra e Ricardo Maurício, ambos da Eurofarma-RC, saíram da Cidade Maravilhosa com as vitórias nas Corridas 1 e 2, respectivamente. Serrinha ainda assumiu a liderança do campeonato e agora soma 99 pontos, um a mais que o atual campeão, Gabriel Casagrande.
Ricardinho, porém, deixou o Rio de Janeiro como o maior pontuador da etapa. Terceiro colocado na Corrida 1, o tricampeão conquistou a vitória na segunda prova do dia depois que Marcos Gomes, da Cavaleiro Sports, foi punido em 5s após passar Maurício na Curva Petrópolis, quando o trecho era sinalizado por bandeira amarela. Com isso Ricardinho concluiu o fim de semana com 46 pontos e faturou o “Claro 5G Man of the Race”, prêmio concedido a quem atinge a maior pontuação no final de semana.

Rio de Janeiro, 10/04/22 – Imagens da terceira etapa da temporada 2022 da Stock Car Pro Series, disputada no circuito Cacá Bueno, em traçado montado na pista do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Crédito: Marcelo Machado de Melo/Vicar

Aviões no circuito — A primeira corrida da Stock Car em um aeroporto comercial foi bastante movimentada do início ao fim. Com arquibancadas e camarotes cheios, a primeira boa surpresa foi o sobrevoo de dois aviões de caça modelo F-5M da Força Aérea Brasileira, capazes de operar a até 1,6 vezes a velocidade do som, em mais uma demonstração de sinergia entre o local escolhido para a prova e espetáculo oferecido ali pelo esporte a motor.
Já na largada, o público teve outra surpresa, com fileiras de sete carros ficaram lado a lado na Reta da Apoteose, acentuando a expectativa de competitividade pelas características do traçado montado no Galeão. Daniel Serra foi o grande protagonista da Corrida 1 ao liderar praticamente de ponta a ponta, enquanto Matías Rossi comprovou a ótima forma mostrada desde sábado e terminou em segundo. Sergio Jimenez, que tinha ritmo forte e parecia encaminhado para o primeiro pódio da temporada, foi envolvido em incidente no episódio em que Rubens Barrichello e Beto Monteiro escaparam na Curva Petrópolis. Os três pilotos abandonaram.
Ao fim de 26 voltas, Serra cruzou a linha de chegada e venceu a Corrida 1, enquanto Matías Rossi foi o segundo colocado. Ricardo Maurício completou o pódio do GP Galeão. Gabriel Casagrande foi o quarto, seguido por Cesar Ramos e Felipe Massa, que obteve seu melhor resultado na Stock Car. Guilherme Salas, Thiago Camilo, Rafael Suzuki e Felipe Baptista fecharam a relação dos dez primeiros colocados.
“Foi um fim de semana muito legal para a equipe e para o evento. Quero dar os parabéns à categoria pela estrutura que foi montada aqui. Estou muito feliz por ter conseguido a pole e a vitória. Isso mostra o quanto estivemos fortes aqui para a Corrida 1. Marcamos muitos pontos e subimos no campeonato. É um impulso para voltarmos ainda mais fortes para a próxima etapa”, disse o novo líder da classificação.

Final imprevisível — A segunda prova foi igualmente emocionante e trouxe um desfecho imprevisível. Felipe Baptista largou na frente em razão da regra do grid invertido e lutou por várias voltas com Thiago Camilo pela liderança, mas perdeu terreno depois da janela de pit-stops obrigatórios. Daí em diante, nas voltas finais, Maurício assumiu a liderança, seguido por Marcos Gomes, Gaetano di Mauro, Gianluca Petecof e Bruno Baptista.
Na penúltima volta, aumentando a tensão nos momentos finais Marquinhos passou Maurício na Curva Petrópolis (4), em trecho que naquele momento era sinalizado por bandeira amarela. Gomes conseguiu manter a ponta e logo depois cruzou a linha de chegada em primeiro. Mas seu erro não passou despercebido e a direção de prova determinou punição de 5s, com Ricardinho declarado vencedor. Bruno Baptista foi o segundo e Gaetano di Mauro completou o pódio. Em seu melhor resultado na Stock Car, Gianluca Petecof foi o quarto, à frente de Gabriel Casagrande. Os cinco segundos de punição foram o suficiente para Marcos Gomes cair de primeiro para sexto.
“Foi um momento muito especial para nós, para toda a equipe Eurofarma-RC, por ter levado as duas vitórias para casa. Não tive a melhor das estratégias na primeira corrida, mas ainda consegui o pódio, foi muito importante. Me posicionei muito bem na largada da Corrida 2, de oitavo para terceiro lugar. Tivemos aquele incidente na Curva 4 com o Marquinhos, que tentou passar onde tinha bandeira amarela, e aí não pode. Sabíamos que iríamos reverter essa posição. Mas o que mais importa é levar a vitória para casa, ser o maior pontuador do fim de semana e voltar para o jogo. Isso é o que importa”, declarou Ricardo Maurício.
A quarta etapa da temporada 2022 da Stock Car está marcada para 15 de maio no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Resultado final da Corrida 1 (dez primeiros):
1º- Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – 27 voltas
2º – Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla) – a 3s659
3º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 7s795
4º – Gabriel Casagrande               (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 10s073
5º – Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 11s770
6º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze) – a 14s037
7º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze) – a 15s735
8º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla) – a 17s277
9º – Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla) – a 17s599
10º – Felipe Baptista (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – 19s166

Resultado final da Corrida 2 (dez primeiros):
1º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – 21 voltas
2º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla) – a 1s538
3º – Gaetano di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze) – a 1s883
4º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla) – a 2s162
5º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze) – a 2s350
6º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze) – a 2s500
7º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze) – a 3s549
8º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze) – a 6s636
9º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze) – a 8s328
10º – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze) – a 9s016

Classificação do campeonato após três etapas
1º – Daniel Serra, 99 pontos
2º – Gabriel Casagrande, 98
3º – Thiago Camilo, 78
4º – Ricardo Maurício, 74
5º -Cesar Ramos, 63
6º -Gaetano di Mauro, 59
7º – Rubens Barrichello, 56
8º – Bruno Baptista, 55
9º -Marcos Gomes, 51
10º – Rafael Suzuki, 50
11º – Átila Abreu, 43
12º – Guilherme Salas, 41
13º – Julio Campos, 40
14º – Allam Khodair, 38
15º – Ricardo Zonta, 35
16º – Nelson Piquet Jr., 34
17º – Tony Kanaan, 33
18º – Felipe Baptista, 32
19º – Denis Navarro, 31
20º – Galid Osman, 28
21º – Matías Rossi, 26
22º – Diego Nunes, 24
23º – Gianluca Petecof, 23
24º – Pedro Cardoso, 23
25º – Felipe Massa, 21
26º – Sergio Jimenez, 19
27º – Cacá Bueno, 18
28º – Rodrigo Baptista, 10
29º – Felipe Lapenna, 7
30º – Lucas Foresti, 3
31º – Gustavo Frigotto, 2
32º – Thiago Vivacqua, 2

Últimas Notícias

Posts relacionados

Fale conosco