Automobilismo Veni, vidi, vici: Vitória nas 4 Horas de Curitiba...

Veni, vidi, vici: Vitória nas 4 Horas de Curitiba veio na estreia da Lamborghini de Longo e Serra

Campeonato abriu a temporada 2018 na capital paranaense neste sábado, com um grid de peso tanto de pilotos, quanto de belos modelos de carros na pista.

-

A novíssima Lamborghini Huracan, campeã das 24 horas de Daytona, não poderia ter tido estreia melhor no Brasil. Comandada pela dupla Daniel Serra e Chico Longo e preparada pela equipe TMG-Via Itália do experiente Thiago Meneghel, a máquina Italiana inscrita sob o número #19 venceu neste sábado as 4 Horas de Curitiba, prova que abriu a temporada 2018 da Endurance Brasil. O grid ainda contou com outros nomes de peso, como Ricardo Maurício, David Muffato, Xandy e Xandinho Negrão, a categoria deu o pontapé inicial para uma temporada de sete etapas que prometem muitas disputas e um campeonato bastante competitivo.

Ao todo, 30 carros compuseram o grid, composto por cinco categorias. A pole position foi do campeão do Brasileiro de Marcas 2017, Vicente Orige, que com o AJR #88 (JLM Racing), chefiada por Juliano Moro, com o tempo de 1.13.265. A largada aconteceu às 14h, sob um sol escaldante bastante atípico nessa época do ano na capital paranaense, mas durante a prova boas surpresas nas paradas obrigatórias, onde depois de duas horas de prova a chuva deu as caras, além de várias intervenções do safety car por acidentes no decorrer da prova.

A liderança da prova passou por vários líderes, até às 18h em ponto, Daniel Serra cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, seguido dos atuais campeões da categoria Ricardo Maurício/Marcel Visconde com o Porsche 911 GT3 R #70 (Stuttgart Motorsport), e de Xandy e Xandinho Negrão com Mercedes AMG GT3 #09 (Scuderia 111).

Enquanto a briga pela vitória na prova era bastante acirrada entre os três GT3, as outras categorias não deixaram por menos e o que se viu na pista foram boas emoções e luta das equipes pela melhor estratégia na busca pela vitória.

Na categoria GT4, a vitória foi de Sergio e Guilherme Ribas (BMW M3 GTR #63 – MC Tubarão), na classe P1 dos potentes protótipos, quem levou a melhor foi o campeoníssimo MC Tubarão #05, de Tiel de Andrade e Julio Martini. Na P2, o topo do pódio foi de Cali Crestani e Fernando Stedile (Tornado #03). Na P3, os irmãos Gustavo e Rafael Simon conquistaram a vitória com o MRX #56 (Motorcar Racing).

Em 2018, o Endurance Brasil tem apoio da Stuttgart Porsche, com quatro etapas do campeonato acontecendo em programação conjunta com eventos do Porsche Club Brasil. “Sem falsa modéstia, a vinda da Stuttgart Motorsport em 2017 levantou o campeonato como um todo. Ele já vinha crescendo, mas a entrada de nossa equipe atraiu público e motivou a entrada de mais pilotos e carros mais rápidos”, avaliou Marcel Visconde. “Ter o Porsche Club Brasil no contexto é muito bom. A marca tem um histórico fantástico no esporte a motor, e o Porsche Club também cria pilotos. Andar com um Porsche em um evento como este é bom para a marca, para o clube e para os entusiastas”, finalizou.

A próxima etapa acontece no dia 30 de junho no Autódromo de Interlagos, São Paulo.

O que eles disseram:

Chico Longo: “Estou ainda buscando meu melhor ritmo de corrida. Mas o carro é fantástico e fácil de pilotar. Ainda estamos desenvolvendo o acerto e podemos tirar um pouco mais de performance. Optamos pelo Serra o restante da corrida para tirarmos o máximo de informações em ritmo de corrida e voltas muito rápidas”.

Daniel Serra: “Foi um trabalho muito legal aqui em Curitiba. Gosto muito deste trabalho de desenvolver carros e buscar a melhor performance e acerto. Esta Lamborghini é fantástica. Um dos melhores carros que já pilotei. Agradeço muito o Chico por participar novamente de corridas de GT aqui no Brasil. A equipe Via Italia Racing/TMG Racing fez um bom trabalho. Começamos a competição da melhor forma”.

Marcel Visconde: “Hoje havia carros um pouco mais rápidos que o Porsche, como os protótipos AJR e, na nossa categoria (GT3), o Lamborghini. O Mercedes também tem potencial para andar próximo do Lamborghini. Para nós, as corridas mais longas são melhores. A equipe vencedora está de parabéns, fez um bom trabalho. Parabéns também para nós. Peguei pista livre no meu stint todo e só tive problemas com alguns retardatários que usam pouco os espelhos retrovisores”.

Ricardo Mauricio: “Foi excelente para a primeira corrida. Nossa equipe fez um ótimo trabalho, especialmente na troca para os pneus de chuva. Nós treinamos muito essa parte e isso foi útil já nesta prova. Estamos na briga. A largada foi confusa porque parecia que o farol não estava aceso. O Vicente Orige (piloto do protótipo AJR-Chevrolet que fez a pole position) deu uma acelerada e depois freou. Eu também freei e o [Eduardo] Scheer (quarto colocado no grid) passou acelerando por mim. Acho que todo mundo ficou em dúvida. De qualquer maneira, tomei cuidado na primeira volta, porque não precisava arriscar”.

Xandy Negrão: “Foi uma boa estreia, mas não conseguimos treinar o suficiente, antes desta prova e nem desenvolver muito o carro. Então, acho que temos muito trabalho pela frente para podermos extrair uma melhor performance”.

Xandynho Negrão: “Estamos a um ano parados, sem andar com esse carro e essa é estreia dele no Brasil. Um pouco diferente combustível e pneu. Andamos pouco nos treinos e cometemos alguns errinhos na corrida, mas o bom é que estamos de volta”.

Resultado final da 4 Horas de Curitiba:

1º. Daniel Serra/Chico Longo (Lamborghini Huracán #19), 140 voltas
2º. Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R #70), 139 voltas
3º. Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Mercedes-Benz AMG GT3 #09), 138 voltas
4º. Tiel Andrade/Júlio Martini (MC Tubarão #05), 134 voltas
5º. Cláudio Ricci/Fernando Poeta/Beto Giacomello (MCR-Lamborghini #18), 133 voltas
6º. Daniel Claudino/Ian Ely (MCR-VW Turbo #71), 132 voltas

Confira o resultado dos três primeiros colocados em cada categoria do Endurance Brasil

GT3

1º. Daniel Serra/Chico Longo (Lamborghini Huracán #19)
2º. Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R #70)
3º. Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Mercedes-Benz AMG GT3 #09)

GT4

1º. Sergio Ribas/Guilherme Ribas (BMW M3 GTR #63)
2º. Henry Visconde/Carlos de Andrade (Audi RS3 #64)

P1

1º. Tiel de Andrade/Julio Martini – (Tubarão #05)
2º. Cláudio Ricci/Fernando Poeta/Humberto Giacomello (MCR Lambo #18)
3º. Ian Ely/Daniel Claudino (MCR #71)

P2

1º. Cali Crestani/Fernando Stedile (Tornado #03)
2º. Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emilio Padron/Fernando Ohashi (MRX #75)
3º. Carlos Antunes/Yuri Antunes/R. Dalpont (MRX #72)

P3

1º. Rafael Simon/Gustavo Simon (MRX #56)
2º. C.Cignetti/R. Furquim/J. P. Magalhães (Protótipo #77)
3º. C. Brockveld/R. Bonora/R. Holtmann (Protótipo #131)

Últimas publicações

Cabeças de chave se garantem nas quartas de final da Copa Feminina de Tênis

 Estão definidas as 8 tenistas que fazem, nesta sexta, as quartas de final da Copa Feminina de...

Tenista curitibana de 17 anos conquista primeira vitória no profissional na Copa Feminina de Tênis

A curitibana Isabela Mocelin Romanichen, de 17 anos, conquistou sua primeira vitória no profissional, ao bater Julia...

Paranaense quer título em Curitiba para celebrar bodas de prata nos caminhões

Um dos mais experientes pilotos no grid, o paranaense Wellington Cirino chega para sua segunda final na...

Gabriela Cé estreia nesta quarta contra Julia Konishi na Copa Feminina de Tênis

A cabeça de chave 1 da Copa Feminina de Tênis, a brasileira Gabriela Cé faz sua estreia...

Ponta Grossa recebe 2.ª etapa do Paranaense de Terra 2021

A segunda etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2021, será realizada no próximo fim de...

Duelo entre Curitiba Vôlei e Dentil/Praia Clube abre rodada da Superliga na capital

Na próxima quinta-feira (02/12), o Curitiba Vôlei recebe o Dentil/Praia Clube, atual líder da Superliga Feminina, em...

Mais destaques do esporte

Londrina é Campeão Paranaense

O Londrina é o Campeão Paranaense 2021....

Brendon Zonta Gabardo é campeão da Old Chev “B”

O piloto curitibano Brendon Zonta Gabardo (Condor, Grameira...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco