Cultura Caixa Cultural traz a Curitiba e peça "A Mulher...

Caixa Cultural traz a Curitiba e peça “A Mulher que Escreveu a Bíblia”

O monólogo premiado, baseado em livro homônimo de Moacyr Scliar, estreia no dia 30 de março.

-

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta “A Mulher que Escreveu a Bíblia”, espetáculo concebido e dirigido por Guilherme Piva. O monólogo, que conta com a interpretação da atriz Inez Viana, é baseado no romance de mesmo nome do escritor gaúcho Moacyr Scliar e tem adaptação de Thereza Falcão. O livro conta a história de uma mulher contemporânea que descobre, através de uma terapia de vidas passadas, sua identidade ancestral, a um só tempo encantadora e assustadora. No século X a.C., ela havia sido uma das 700 esposas do rei Salomão – a mais feia de todas, mas a única capaz de ler e escrever. Por isso, o rei encarregou-a de escrever a história do seu povo, que a anônima narradora batiza com um nome grego: bíblion, ou seja, a Bíblia.

A montagem de “A mulher que escreveu a Bíblia passou por temporadas no Brasil e no exterior, tendo conquistado o público e a crítica por onde passou. Recebeu várias indicações para os prêmios mais importantes da categoria e venceu o Prêmio Qualidade Brasil, como melhor espetáculo e melhor atriz. Utilizando-se de uma narrativa virtuosa e fascinante, que conjuga anacronismos, erudição, linguagem bíblica e chula, Moacyr Scliar construiu, com grande sucesso, em “A mulher que escreveu a Bíblia” aquilo que os editores chamaram de misto de sátira e aventura.

O livro conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria Romance, no ano 2000. Segundo o grupo que trouxe a obra para o teatro, não por acaso, “a feia” é anônima. A história do mundo, onde figuram Salomões, Napoleões e Césares é escrita, de fato, por gente comum, pelos excluídos, deserdados e anônimos. Por meio dessa personagem de grande fealdade, e inteligência ainda maior, o autor mostra sua simpatia pelos discriminados e verdadeiros heróis através dos tempos. A montagem “A Mulher que Escreveu a Bíblia” tem direção musical e música original de Marcelo Alonso Neves. O cenário é assinado por Sérgio Marimba, a iluminação é de Maneco Quinderé e o figurino é obra de Rui Cortez. O espetáculo conta ainda com a preparação corporal de Daniela Amorim e tem design gráfico realizado por Paula Joory. A direção de produção é assinada por Cláudia Marques e a realização é de Eu + Ela.

Sobre Inez Viana

Inez Viana é atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), em 1987. No teatro, trabalhou com diretores renomados como: Aderbal Freire-FilhoEnrique DíazMiguel FalabellaJorge FernandoCecil Thiré, entre outros.

Na televisão, estreou em 2000 na novela Laços de Família, de Manoel Carlos, interpretando a cômica secretária Márcia, personagem que é lembrado até hoje com seu bordão: “Fofíssima”. Esteve afastada por cinco anos da televisão, retornando em 2006 na novela Páginas da Vida, repetindo a parceria com Manoel Carlos. Integrou o elenco da novela Negócio da China, em 2008, e participou da temporada de 2010 de Malhação.

No final de 2007, estreou o elogiado monólogo “A Mulher que Escreveu a Bíblia”. Já em 2009, além do monólogo, participou do musical “Sassaricando – E o Rio Inventou a Marchinha”. Em 2013, assina a direção do espetáculo “Maravilhoso”, com dramaturgia de Diogo Liberano. No mesmo ano, conquista seu papel de maior importância na televisão em Flor do Caribe, novela de Walther Negrão, interpretando a misteriosa Adília. Em 2015, retorna em mais uma temporada de Malhaçãointerpretando a professora Sueli, mãe da protagonista Luciana. No cinema, esteve em Um Show de Verão (2004), Nosso Lar (2010) e destacou-se em Meu Passado Me Condena (2013) e Meu Passado Me Condena 2 (2017).

Serviço

Teatro: A Mulher que Escreveu a Bíblia
Local: CAIXA Cultural Curitiba. Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 30 de março a 01 de abril de 2018 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 24 de março (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Rafael Pignatarohttps://www.cadernoinformativo.com.br
Produtor de conteúdo | Repórter | Jornalista |Marketing | Idealizador do Portal Caderno Informativo | Empreendedor na RP Comunicação Integrada |

Últimas publicações

Cianorte vence o Athletico na largada do estadual 2021

Começou neste sábado (27) a disputa do Campeonato Paranaense. Defendendo o tricampeonato, buscando o quarto título consecutivo,...

Athletico bate o Sport no encerramento do Brasileirão

Jogando pela última rodada da Série A 2020 o Athletico venceu o Sport Recife por 2 a...

Coxa se despede da elite sofrendo goleada para o Atlético-GO

Apenas uma temporada depois de retornar para a elite do futebol brasileiro, o Coritiba retorna para a...

MXF Enduro Team briga novamente por títulos em 2021

A MXF Motors montou um time de primeira para as competições de 2021 de motociclismo off road, com...

Após seleção do Paranaense 2019, Wilian Simões vive expectativa por reestreia pelo FC Cascavel

De volta após boa passagem em 2019, Wilian Simões vive a expectativa pela reestreia oficial com a...

Alfredinho Ibiapina sobe no pódio na etapa de abertura da Copa São Paulo Light

O primeiro compromisso de Alfredinho Ibiapina (Orcali) na temporada 2021 está cumprido. Com 19 participantes na categoria...

Mais destaques do esporte

Furacão fica com o vice-campeonato brasileiro

O Athletico conquistou nesse domingo (24) o...

Foi dada a largada do Pro Tork Paranaense de Velocross 2020

O Campeonato Paranaense de Enduro FIM 2018...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco