Divulgação Fisioterapeuta desenvolve método de prevenção e recuperação que conquista...

Fisioterapeuta desenvolve método de prevenção e recuperação que conquista futebol árabe

-

A exportação de jogadores e treinadores brasileiros para o Mundo Árabe é algo que já estamos acostumados a ver há décadas. Mas a participação brasileira no futebol da Arábia Saudita chegou a outros setores dos bastidores dos clubes de futebol como o departamento médico, por exemplo.

Com passagens por clubes de futebol em Santa Catarina o fisioterapeuta esportivo paranaense, Ciro Miranda desenvolveu o método One – Organização Neuro Estrutural – com foco na avaliação, prevenção e tratamento de atletas de futebol que foi implementado no Al Jabalain, clube da cidade de Hail, na Arábia Saudita, na temporada de 2020-2021.

“A fisioterapia na Arábia é bem diferente do que vemos no Brasil. Com o método conseguimos reduzir o número de lesões e o tempo de recuperação dos atletas, acabando a temporada sem nenhum atleta machucado no Departamento Médico”, explica Ciro.

Uma entorse de tornozelo grau 3, por exemplo, que leva de 90 a 120 dias de tratamento, Ciro Miranda conseguiu recuperar em 65 dias aliando o método ONE a outras técnicas como bandagem funcional, agulhamento seco e cinesioterapia. “Apenas 20% do período de tratamento é feito na maca, o restante é em campo, com trabalho de propriocepção e treino sensório motor”.

Ciro Miranda levou o próprio laboratório de biomecânica itinerante para fazer avaliações funcionais com plataformas de salto, fotocélula e dinamômetro de carga para avaliar a força muscular.

“Com o método e o laboratório itinerante é possível implementar o trabalho de fisioterapia esportiva em qualquer clube de futebol e em qualquer lugar do mundo”, explica ele que foi para a Arábia trabalhar junto a uma comissão técnica portuguesa indicado pelo ex-fisioterapeuta do Real Madrid, Vitor Pimenta.

Antes de conquistar os árabes, Ciro Miranda trabalhou em três clubes em Santa Catarina, Esporte Clube Litoral, na Penha, Clube Náutico Almirante Barroso, em e Itajaí e Clube Atlético Itajaí.

Com o objetivo de difundir o método O.N.E., Ciro Miranda preparou um curso online voltado para estudantes de fisioterapia e profissionais que tenham interesse em atuar no meio esportivo. São 55 aulas desde Avaliação Anatômica, Competências comportamentais do fisioterapeuta, até as manobras que certificam os profissionais a atuar no mercado com o método.

Ciro é graduado em fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná, Pós Graduado em Fisioterapia Ortopédica, traumatológica, desportiva e mestrando em Engenharia Biomédica, pela UTFPr. Foi professor universitário da Unifil em Londrina da Furb em Blumenau.

Últimas publicações

Coritiba e CRB empatam no Couto Pereira

O Coritiba entrou em campo pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e acabou derrapando...

Olimpíada expõe desafio de atletas pós-covid

A pandemia comprometeu a rotina dos atletas que treinavam para a Olimpíada de Tóquio, impôs treinos a...

Athletico está nas quartas de final da Sul-Americana

O Athletico Paranaense deu mais um importante passo na luta pelo bicampeonato da Copa Sul-Americana. Na noite...

Paraná Clube perde mais uma e briga pelo acesso se complica

O Paraná Clube sofreu a quinta derrota na Série C do Campeonato Brasileiro. Jogando na Vila Capanema...

Com gol nos acréscimos Athletico sofre derrota para o Ceará

O Athletico Paranaense segue em queda de rendimento e neste sábado (17) sofreu mais uma derrota na...

Coxa faz bom jogo e vence o Sampaio Corrrêa

Na noite desta sexta-feira (16) o Coritiba chegou a marca de nove jogos de invencibilidade na Série...

Mais destaques do esporte

Coxa é campeão da Copa do Brasil sub-20

Na tarde deste domingo (20) o Coritiba...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco