Cultura Fotógrafos da APAP/PR lançam ensaio "Olhar Reflexivo" durante o...

Fotógrafos da APAP/PR lançam ensaio “Olhar Reflexivo” durante o distanciamento social

Imagens reforçam e reformulam a relação do homem e sua imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade.

-

Fotógrafos da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR sensibilizados pela quarentena provocada pela Covid-19 realizaram um ensaio fotográfico sobre este difícil momento que estamos vivendo. As imagens capturadas pelo olhar dos fotógrafos, cada um dentro de seu universo pessoal e linguagem visual, reforçam e reformulam a relação do homem e sua imobilidade provocada por um dos momentos mais impactantes da contemporaneidade. 

A preservação da imagem – seja por saudade, ausência ou morte, por amor – sempre esteve presente em nossas vidas. Como a lenda do registro da imagem feita por uma jovem apaixonada que na despedida do seu amado, vendo a sombra projetada na parede, fez o contorno à carvão. Portanto, a imagem reconforta-nos, consola-nos, suprime-nos de forma tão forte, que em alguns momentos a imagem torna-se mais presente que a própria fonte. A imagem tem o poder de tornar-se onipresente. “A imagem tem um poder transformador. E neste momento, acredito que usá-la como uma forma de ‘cura’ pode nos tirar do obscurantismo”, destaca a diretora de comunicação da APAP/PR, Katia Velo. 

Esta é a terceira ação realizada pela APAP/PR durante a quarentena. Na primeira ação foram realizadas intervenções em trabalhos inspirados em obras de artistas plásticos paranaenses já falecidos.  A segunda iniciativa em conjunto com  o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP é um catálogo de desenhos inspirados em Curitiba para pintar que será lançado em breve. As imagens podem ser apreciadas no Instagram na APAP/PR e redes sociais dos fotógrafos participantes.

Fotógrafos

As imagens foram capturadas por: Ariane Labre, Cristina Schimidh, Débora Ling, Deise Gubert, Elisiane Correa Wenger, Gianna Calderari, Heloisa Vecchio, Jose L. de Noronha Filho, Jussara Regina Branco, Katia Velo, Ligia Barros, Marisa Vidigal, Meg Gerhardt, Osmar Carboni, Paulo Castellano, Regina Oleski, Roberta Ling Provin, Teca Sandrini e Wilson Pizzatto

Serviço:

Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR – Av. Jaime Reis, 107 – São Francisco, Curitiba-PR – (41) 3232-0408 – Instagram: apap_pr

Últimas publicações

APAP/PR lança segunda edição do ensaio fotográfico “Olhar Reflexivo”

Esta é a 4ª. ação dos artistas visuais da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná que...

De contrato renovado, Rafael Lima planeja sequência da temporada pelo Coritiba

Desde 2018 atuando com a camisa do Coritiba, o zagueiro Rafael Lima, que tinha seu vínculo com...

Anderson Silva desafia Conor McGregor no UFC

O maior lutador de todos os tempos do MMA mais uma vez chamou a atenção de todo...

Warderlei Silva pode enfrentar lenda Mike Tayson

O paranaense Wanderlei Silva, um dos grandes nomes da história do UFC, pode ser adversário do lendário...

Campanha solidária com apoio de ídolos do futebol entra em nova fase para chegar a mais famílias

A campanha solidária Virando o Jogo, que recebeu apoio de grandes nomes do futebol como Alex, Kaká,...

Nathan elogia suporte do Coritiba no período de pandemia e fala sobre o retorno aos treinos no CT do clube

A goleada diante do Athletico Paranaense por 4×0, no estádio Couto Pereira, no último dia 15 de...

Mais destaques do esporte

FPFA realiza 1° Campeonato de Madden 20

Começou neste feriado de Tiradentes, o 1°...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco