Futsac Futsac: um esporte novo e com sotaque paranaense

Futsac: um esporte novo e com sotaque paranaense

-

Vamos jogar uma partida de “futsac”? Ficou em dúvida sobre o que estou falando? Não se preocupe: essa modalidade esportiva é ainda desconhecida da maioria dos brasileiros. Ela só foi reconhecida recentemente, como o primeiro esporte de quadra criado no estado do Paraná, com a sanção pelo governador Beto Richa da Leiestadual nº 18.739/2016.

Essa nova lei surgiu a partir de um projeto apresentado pelo deputado Ney Leprevost (PSD), propondo que o futsac ganhasse o status de modalidade esportiva criada no Paraná. Em seguida, o projeto foi debatido e aprovado pelos parlamentares durante uma série de reuniões e votações que aconteceram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “É muito interessante ter um esporte criado por um curitibano e que já possui federações pelo país. Nós temos que estimular as nossas crianças, os nossos jovens a praticarem esportes. Parabéns aos criadores do Futsac”, disse Leprevost, ainda durante as votações da proposta.

Inovador – O idealizador do esporte, o curitibano Marcos Juliano Ofenbock, acompanhou os debates na Alep e afirmou considerar o reconhecimento por parte do Legislativo estadual de extrema importância para expansão do esporte no Paraná e em todo o Brasil: “Com essa chancela, nós temos agora caminho livre para trabalhar com objetivo de inserir o ‘futsac’ na grade curricular das escolas estaduais”, emendou. “Com essa oficialização, novas portas se abrem para um esporte genuinamente paranaense”, frisou. Ofenbock, que é também o presidente da Confederação Brasileira de Futsac, disse que havia mais de 40 anos que um novo esporte não era inventado no Brasil. O último havia sido o Futevôlei, no Rio de Janeiro.

O futsac é uma mistura de futebol, futevôlei e tênis, praticado em uma quadra de 5 x 10 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. O jogo, que pode ser individual ou em dupla, tem como objetivo não deixar a bolinha cair no seu campo e devolvê-la por cima da rede ao adversário. São disputados três sets de 21 pontos. O esporte é praticado com uma bolinha de crochê recheada com plástico granulado, pesando apenas 50 gramas. As bolinhas são feitas por crocheteiras da Associação Curitibana de Crochê e recheadas com plástico reciclado, proveniente de garrafas Pet. Quer aprender a jogar? Dê um click no site da Confederação.

A nova lei está publicada no Diário Oficial do Executivo (de nº 9.668, de 1º de abril de 2016). A legislação completa você acessa pelo site da Alep: http://goo.gl/jDM1v9.

Projetos – Durante o ano de 2015, e nos primeiros meses de 2016, já foram apresentados na Alep mais de mil projetos, somando-se os projetos de lei e as demais iniciativas (como os projetos de resolução, os projetos de lei complementar, os decretos legislativos e as PECs – Propostas de Emendas à Constituição). Mais de 200 dessas proposições já viraram leis. A maioria é de autoria dos 54 parlamentares. Todas essas matérias antes de serem submetidas às votações em Plenário passaram ou ainda estão passando por análises das comissões técnicas permanentes do Legislativo. Além dos projetos assinados pelos parlamentares, foram avaliadas e votadas proposições de iniciativa dos Poderes Executivo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) e da Procuradoria-Geral de Justiça/Ministério Público do Estado (MP-PR).

Últimas publicações

Sete cidades têm vencedores na 1ª etapa do Paranaense de Kart

O Campeonato Paranaense de Kart de 2022 começou em Foz do Iguaçu com provas na sexta-feira e...

Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR inventiva atletismo paralímpico

Reconhecido como um esporte popular e democrático, as corridas de ruas acolhem todos os públicos. Para garantir...

Coxa sofre derrota para o Santos nos acréscimos pelo Brasileirão

Festa antes do jogo, mais uma decepção após o apito final. Uma rotina na vida do torcedor...

Zorzetto tem fim de semana perfeito na abertura do paranaense de Kart

Um fim de semana perfeito. Assim foi a participação de Caio Zorzetto, da equipe Disam Insumos Agrícolas/CHD'S...

Promotor da Fórmula Truck vistoria autódromo de Cascavel

Gilberto Hidalgo, promotor da Fórmula Truck, vistoriou o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no início da tarde...

De virada Athletico cala o Mineirão no Brasileirão

Pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro o Athletico foi ao Mineirão enfrentar o Atlético...

Mais destaques do esporte

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco