Futsac Futsac: um esporte novo e com sotaque paranaense

Futsac: um esporte novo e com sotaque paranaense

-

Vamos jogar uma partida de “futsac”? Ficou em dúvida sobre o que estou falando? Não se preocupe: essa modalidade esportiva é ainda desconhecida da maioria dos brasileiros. Ela só foi reconhecida recentemente, como o primeiro esporte de quadra criado no estado do Paraná, com a sanção pelo governador Beto Richa da Leiestadual nº 18.739/2016.

Essa nova lei surgiu a partir de um projeto apresentado pelo deputado Ney Leprevost (PSD), propondo que o futsac ganhasse o status de modalidade esportiva criada no Paraná. Em seguida, o projeto foi debatido e aprovado pelos parlamentares durante uma série de reuniões e votações que aconteceram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “É muito interessante ter um esporte criado por um curitibano e que já possui federações pelo país. Nós temos que estimular as nossas crianças, os nossos jovens a praticarem esportes. Parabéns aos criadores do Futsac”, disse Leprevost, ainda durante as votações da proposta.

Inovador – O idealizador do esporte, o curitibano Marcos Juliano Ofenbock, acompanhou os debates na Alep e afirmou considerar o reconhecimento por parte do Legislativo estadual de extrema importância para expansão do esporte no Paraná e em todo o Brasil: “Com essa chancela, nós temos agora caminho livre para trabalhar com objetivo de inserir o ‘futsac’ na grade curricular das escolas estaduais”, emendou. “Com essa oficialização, novas portas se abrem para um esporte genuinamente paranaense”, frisou. Ofenbock, que é também o presidente da Confederação Brasileira de Futsac, disse que havia mais de 40 anos que um novo esporte não era inventado no Brasil. O último havia sido o Futevôlei, no Rio de Janeiro.

O futsac é uma mistura de futebol, futevôlei e tênis, praticado em uma quadra de 5 x 10 metros, com uma rede divisória de 1,5 metro de altura. O jogo, que pode ser individual ou em dupla, tem como objetivo não deixar a bolinha cair no seu campo e devolvê-la por cima da rede ao adversário. São disputados três sets de 21 pontos. O esporte é praticado com uma bolinha de crochê recheada com plástico granulado, pesando apenas 50 gramas. As bolinhas são feitas por crocheteiras da Associação Curitibana de Crochê e recheadas com plástico reciclado, proveniente de garrafas Pet. Quer aprender a jogar? Dê um click no site da Confederação.

A nova lei está publicada no Diário Oficial do Executivo (de nº 9.668, de 1º de abril de 2016). A legislação completa você acessa pelo site da Alep: http://goo.gl/jDM1v9.

Projetos – Durante o ano de 2015, e nos primeiros meses de 2016, já foram apresentados na Alep mais de mil projetos, somando-se os projetos de lei e as demais iniciativas (como os projetos de resolução, os projetos de lei complementar, os decretos legislativos e as PECs – Propostas de Emendas à Constituição). Mais de 200 dessas proposições já viraram leis. A maioria é de autoria dos 54 parlamentares. Todas essas matérias antes de serem submetidas às votações em Plenário passaram ou ainda estão passando por análises das comissões técnicas permanentes do Legislativo. Além dos projetos assinados pelos parlamentares, foram avaliadas e votadas proposições de iniciativa dos Poderes Executivo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) e da Procuradoria-Geral de Justiça/Ministério Público do Estado (MP-PR).

Últimas publicações

Curitiba Vôlei e Pinheiros duelam nesta sexta-feira pela Superliga Feminina

Em noite de quatro jogos pela Superliga Feminina, nesta sexta-feira (21) o Curitiba Vôlei vai encarar o...

Curitiba Vôlei encara o Barueri no returno da Superliga

Desde o ano passado sem atuar em casa, o Curitiba Vôlei voltará a jogar para a sua...

Curitiba Vôlei apresenta atletas para o segundo turno da Superliga Feminina

O Curitiba Vôlei trouxe duas atletas para a continuidade da fase classificatória da Superliga Feminina. A ponteira...

Giovana Marinoski encerra temporada com ação no Hospital Pequeno Principe

A kartista paranaense Giovana Krupp Marinoski encerrou a temporada que marcou sua despedida da categoria Cadete com...

Caio Zorzetto classifica 2021 como um marco importante para a carreira

Curtindo os últimos dias do ano, Caio Zorzetto faz um balanço de sua atuação nas pistas e...

Atletas com Covid-19 – Nota Curitiba Vôlei

O elenco do Curitiba Vôlei retornou aos trabalhos após o período de férias nesta segunda-feira (27) visando...

Mais destaques do esporte

Cascavel Futsal é campeão da LNF 2021

O futsal paranaense está em festa. Neste...

Gabriel Casagrande conquista título com atuação exemplar na Super Final

Gabriel Casagrande colocou seu nome na galeria...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco