Esporte Parceria com instituto de Bernardinho promove ensino de voleibol...

Parceria com instituto de Bernardinho promove ensino de voleibol em Curitiba

-

Com um time disputando a Superliga Feminina depois de 15 anos, Curitiba dá mais um passo para tornar o esporte ainda mais forte na cidade. O Grupo Positivo fechou uma parceria de dois anos com o Instituto Compartilhar, do técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, que envolve várias áreas do grupo e ajudará no fortalecimento do esporte como um elemento de transformação social. O destaque é o apoio ao projeto Vôlei em Rede no Paraná e a criação de dois Núcleos Positivo na cidade usando a Metodologia Compartilhar que une esporte com valores. Um será para alunos das unidades do Colégio Positivo, enquanto a Universidade Positivo receberá o segundo núcleo que proporcionará aulas de vôlei a crianças e adolescentes da comunidade: 75% das vagas serão reservadas a alunos da rede pública com previsão de início em abril.

O Instituto Compartilhar, instituição sem fins lucrativos, tem o objetivo de incentivar a prática do esporte assim como ensinar valores essenciais para a formação humana. O projeto é o mesmo iniciado pelo técnico bicampeão olímpico com o Rexona Paraná, em 1997. Está presente em cinco estados, atendendo cerca de 3,5 mil alunos em 43 núcleos de iniciação esportiva.

A Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol, destinada a crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos, preza pela formação integral dos alunos, oportunizando a prática esportiva a todos (independentemente do biotipo e das habilidades técnicas); o aprendizado diferenciado do vôlei (redimensionando os espaços, facilitando o acerto e respeitando as fases motoras e psicossociais de cada faixa etária); inclui a vivência de valores que estimulam o desenvolvimento de competências socioemocionais (melhor controle das emoções, gerenciamento de objetivos de vida e estabelecimento de relações amigáveis); e cria um ambiente acolhedor com um professor atencioso (exemplo e referência para as crianças e adolescentes).

Mais que formar atletas, o Instituto Compartilhar visa contribuir para a formação de pessoas mais ativas, saudáveis, aptas a tomar decisões conscientes e responsáveis, participativas na sociedade e tolerantes, confirmando sua missão de desenvolvimento humano por meio do esporte.

A parceria do Instituto Compartilhar com o Positivo será lançada no próximo dia 11 com uma palestra de Bernardinho no Teatro Positivo para alunos e professores relacionados à área de Educação Física, gestores do Grupo Positivo, entre outros convidados.

Curitiba Vôlei

A adoção do projeto Vôlei em Rede pelo Positivo vem complementar os investimentos do grupo no voleibol, iniciados com a parceria com o Curitiba Vôlei, clube profissional sediado na Universidade Positivo (UP) que, além de utilizar as instalações da UP para seus treinos e jogos, conta com a participação de profissionais da universidade na comissão técnica e departamentos médicos e físico da equipe, além de oferecer bolsas de estudo para todas as atletas. A parceria repete o sucesso alcançado no final da década de 1990 com uma equipe profissional envolvida nas principais competições do país, atrelada a um forte projeto de iniciação esportiva.

Sobre o Grupo Positivo

O Positivo nasceu em 1972, a partir da ideia um grupo de professores visionários que criaram um curso pré-vestibular inovador. Hoje, a marca Positivo consolidou sua liderança em todas as áreas em que atua (Ensino, Soluções Educacionais, Cultura, Tecnologia e Gráfica), graças à qualidade de seus serviços e produtos. Na área de Ensino, o Grupo atua desde a Educação Infantil até o Ensino Superior – Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Cursos Superiores de Tecnologia), Especialização, Mestrado e Doutorado, contando com aproximadamente 52 mil alunos em escolas próprias. Mais de 1 milhão de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão. Escolas de mais de 40 países utilizam soluções desenvolvidas pela divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia. A Posigraf, uma das maiores gráficas da América Latina, imprime e distribui mais de 50 milhões de livros por ano. Na área cultural, conta com sete espaços destinados a eventos e exposições (Expo Barigui, Teatro Positivo – Pequeno Auditório, Teatro Positivo – Grande Auditório, Expo Unimed Curitiba, Estação Eventos e Laboratório de Inovações Gastronômicas). O Grupo Positivo conta ainda com o Instituto Positivo, que tem foco em Investimento Social por meio de ações voltadas para a melhoria da educação pública e, atualmente, beneficia 32 mil alunos da rede pública de ensino.

Foto: Daniela Carvalho

Sobre o Instituto Compartilhar

O Instituto Compartilhar acredita que o esporte e a educação caminham juntos e é por isso que prioriza estar presente em escolas públicas brasileiras. Os beneficiários são crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, mas o impacto do trabalho realizado é para vida toda: pessoas mais ativas, saudáveis, aptas a tomar decisões conscientes e responsáveis, participativas na sociedade e tolerantes, confirmando sua missão de desenvolvimento humano por meio do esporte. Isso acontece desde 2003 quando o Compartilhar foi fundado pelo técnico de voleibol multicampeão Bernardo Rezende, o Bernardinho, que buscava uma maneira de retribuir o sucesso que o esporte lhe proporcionou. Em 2018 o Compartilhar tornou-se signatário do Pacto Global da ONU com o objetivo de validar suas ações em prol de um futuro melhor para as próximas gerações, principalmente no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável 3. Saúde e Bem-estar e 4. Educação de Qualidade (ao todo são 17 ODS). Atualmente o Compartilhar está presente em cinco estados (MG, PR, RJ, RN e SP) e atende cerca de 3,5 mil alunos em 43 núcleos de iniciação esportiva.

Últimas publicações

Metropolitano de Kart de Cascavel terá última etapa no Delci Damian

O sábado será de decisão em Cascavel. O Kartódromo Delci Damian será o palco de 4ª e...

Começam nesta sexta-feira em Londrina as emoções das 500 Milhas/500 Km SP

As emoções das 500 Milhas de Londrina e os 500 Km de São Paulo começam nesta sexta-feira...

Jair e Duda Bana querem o tetra nas 500 Milhas de Londrina 2021

Os pilotos Jair Bana e Duda Bana (Bana Pneus) vão disputar juntos a Prova Comemorativa 500 2021, que será disputada nesta...

Stock Light: Zezinho Muggiati corre atrás da vitória no autódromo de Velocitta

Depois de pouco mais de dois meses desde a última etapa em Curitiba, a Stock Light está...

Athletico e Flamengo empatam na partida de ida das semifinais da Copa do Brasil

Athletico e Flamengo empataram na partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. Em confronto movimentado...

Setogute e Conte são os campeões do Paranaense Light de Kart em 2021

Fernando Setogute, na categoria Máster, e Júlio Conte, na categoria Sênior, são os campeões do Campeonato Paranaense...

Mais destaques do esporte

Londrina é Campeão Paranaense

O Londrina é o Campeão Paranaense 2021....

Brendon Zonta Gabardo é campeão da Old Chev “B”

O piloto curitibano Brendon Zonta Gabardo (Condor, Grameira...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco