Cultura Caixa Cultural reabre a partir desta quinta-feira.

Caixa Cultural reabre a partir desta quinta-feira.

Programação abrange exposições do acervo da CAIXA e oficinas de educação financeira e arte-educação para públicos diversos.

-

A CAIXA Cultural reabre para visitações a partir desta quinta-feira (3). As atividades serão retomadas de forma gradual, seguindo protocolos de prevenção ao novo coronavírus, para segurança de visitantes e funcionários.  

Entre as medidas preventivas adotadas estão o controle do fluxo de pessoas nas unidades, medição de temperatura dos visitantes, uso obrigatório de máscaras, sinalização de distanciamento no piso, além de disponibilização de álcool gel ao público. 

Neste movimento inicial de reabertura, a programação contempla exposições do acervo da CAIXA e oficinas de educação financeira e arte-educação para públicos diversos. Todas as atividades são gratuitas. 

O visitante poderá conferir as exposições nas unidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador, mediante agendamento prévio, conforme informações disponibilizadas no endereço www.caixacultural.gov.br.

O Museu da CAIXA, localizado na CAIXA Cultural São Paulo, também será reaberto para visitações. As visitas devem ser agendadas pelo email caixaculturalsaopaulo@caixa.gov.br ou pelo telefone (11) 3321-4400.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro está realizando os procedimentos necessários para a reabertura no novo endereço, que será anunciada em breve.  

Oficina “Caminho das Contas”: 

A CAIXA Cultural promoverá ações educativas para grupos reduzidos, unindo educação financeira e democratização do acesso à cultura.  Na oficina “Caminho das Contas”, o participante iniciará um processo de aprendizagem para que consiga realizar um bom planejamento financeiro adequado à sua realidade. 

Com foco em questões comportamentais relacionadas ao consumo, a oficina busca oferecer elementos práticos e teóricos para que os participantes possam fazer boas escolhas, equilibrando suas contas. 

Ao final das oficinas, serão realizadas visitas guiadas às exposições da unidade, respeitando os protocolos de segurança. 

As oficinas serão realizadas de acordo com a demanda do público, mediante agendamento prévio. As informações para agendamento também estão disponíveis no endereço  www.caixacultural.gov.br

Confira a programação das unidades: 

CAIXA Cultural Brasília 

Exposição “Percursos do Olhar”

A mostra reúne 55 obras do acervo da CAIXA, produzidas por 31 artistas brasileiros. A escolha curatorial dessa exposição foi baseada nas paisagens brasileiras, considerando o conjunto de formas naturais e componentes culturais associados a um dado espaço. São obras de Anna Bella Geiger, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, dentre outros. 

Exposição “Brasília, Cidade Invisível” 

A exposição “Brasília, Cidade Invisível”é uma coletânea de fotografias do projeto de Emidio Luisi, realizado inicialmente em 2001.  

Pelo olhar de diferentes fotógrafos, revela-se uma Brasília anônima presente em momentos cotidianos, rostos e lugares, muitas vezes invisíveis na história oficial e na memória mais celebrada da capital do país.  

São 40 fotografias selecionadas para narrar, após quase 20 anos de sua primeira exibição, um novo olhar sobre os personagens apresentados no projeto CAIXA Populi (2001). 

CAIXA Cultural Curitiba 

Exposição “Moradas do Brasil” (início em 15/12) 

A exposição reúne imagens captadas pelo fotógrafo Rui Faquini, ao longo de mais de 20 anos de viagens pelo país. As fotografias ajudam a contar a história da cultura brasileira traduzida na construção das moradias das famílias.  

Seja como um espaço de proteção, de reunião ou de acolhimento familiar, a moradia aqui é compreendida como um bem cultural, que revela a história do país, da região, da cidade, do bairro, da família. 

Na exposição será possível ver representações de grutas, ocas, casebres e edifícios, que, em conjunto, propõem uma reflexão sobre habitação no Brasil. 

CAIXA Cultural Fortaleza 

Mostra “De Alfândega à CAIXA Cultural”

Tombado pelo Patrimônio Estadual em 2005, o edifício que abriga desde 2012 a CAIXA Cultural Fortaleza conta a história da região portuária da cidade. 

Resgatar a memória da edificação é um dos objetivos da mostra em cartaz na galeria Multiuso. A partir desse acervo é possível pensar sobre a Fortaleza do século XIX, e as mudanças pelas quais a praia de Iracema passou de lá até os tempos atuais.

Atividades de arte-educação para crianças 

A CAIXA Cultural Fortaleza promoverá uma série de atividades lúdicas destinadas aos pequenos, pelo programa educativo CAIXA Gente Arteira.  

O espaço Gente Arteira, montado no foyersuperior, contará com oficinas de desenho, pintura e isogravura voltadas ao público infantil. Serão atendidas até cinco crianças a cada hora, sem necessidade de agendamento prévio.

Para que o distanciamento entre as crianças seja respeitado, a atividade contará com a supervisão de monitores.

Ao final de cada atividade, os espaços serão devidamente higienizados. 

CAIXA Cultural Salvador 

Exposição “Metade Paisagem, Metade Poesia”

A exposição é uma homenagem à capital baiana. Cidade que se alonga em encostas e colinas, Salvador se espelha e reluz nas águas azuis da Baía de Todos os Santos. As obras compõem o acervo artístico da CAIXA Cultural Salvador e representam aspectos da cidade nos caminhos de água e terra. 

A proposta do diálogo entre expressões poéticas visuais e linguísticas é uma forma de manifestar o pertencimento ao local e ao tempo de cada artista, considerando também sentimentos que ultrapassam esses limites.   

CAIXA Cultural São Paulo 

Museu da CAIXA

O Edifício Sé, onde se localiza a CAIXA Cultural São Paulo, é um belo exemplo da arquitetura Art Déco. Suas belas colunas, os mármores e o vitral do Grande Salão no térreo formam um conjunto harmonioso com as ferragens em latão, bronze e aço escovado. Foi inaugurado em 29 de agosto de 1939 pelo presidente Getúlio Vargas. O Museu da CAIXA localiza-se no 6° andar do edifício, e é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – CONPRESP.  

O Museu apresenta fotos, móveis, equipamentos e ambientes especialmente preservados, mantendo a atmosfera de trabalho nos anos 1930. Entre os destaques do espaço estão a Sala da Presidência, na sua forma octogonal, e com mobiliário original, a Agência de Época, mobiliada e decorada com objetos das décadas de 20, 30 e 40 do século passado, e a Sala da Poupança, que expõe a primeira caderneta de poupança aberta, entre outros itens históricos. 

As visitas devem ser agendadas pelo email caixaculturalsaopaulo@caixa.gov.br ou pelo telefone (11) 3321-4400.

CAIXA Cultural Recife 

Exposição “Dentro do Prédio Tem História”

Exposição reúne quadros do acervo da CAIXA que retratam o Bairro do Recife ao longo dos séculos, além de uma reprodução de serigrafia de Cândido Portinari e uma escultura de Abelardo da Hora, que ajudam a contar mais desta história.  

Além das obras, a mostra apresenta um vasto acervo de fragmentos de objetos (como cachimbos, faianças e azulejos), datando a partir do século XVI e que foram encontrados em 2006, quando começaram as reformas realizadas pela Caixa para instalação do centro cultural. 

Neste período, também foram encontrados vestígios estruturais de edificações anteriores e algumas dessas ruínas fazem parte da arquitetura do espaço, podendo ser vistas a partir da janela arqueológica no térreo do prédio. Conserva-se, também, um cofre em ferragem inglesa e um elevador em madeira de lei brasileira. 

Últimas publicações

Giovana Marinoski preparada para o agitado segundo semestre do kart

Depois de uma sequência de treinos no Raceland Internacional, em Pinhais, no Paraná, e no Beto Carrero,...

Campeonato Brasileiro de Rally começa esse fim de semana

Pilotos, navegadores e equipes estão ansiosos pelo retorno da temporada de rally, que terá a primeira etapa...

Athletico bate Atlético-GO e abre vantagem na briga por vaga nas quartas da Copa do Brasil

O Athletico enfrentou o Atlético-GO pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil,...

Alfredinho Ibiapina exalta experiência na OK Júnior na 22ª Copa Brasil de Kart

A participação na OK Júnior, na 22ª Copa Brasil de Kart, foi uma ótima experiência para o...

Correndo “em casa” Zezinho Muggiati está confiante para a etapa da Stock Light em Curitiba

O Autódromo Internacional de Curitiba estará agitado no fim de semana com as etapas da Stock Car...

Operário vence o Coritiba pela Série B

Jogando diante do Operário pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro o Coritiba conheceu sua...

Mais destaques do esporte

Coxa é campeão da Copa do Brasil sub-20

Na tarde deste domingo (20) o Coritiba...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco