Divulgação Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza encerra...

Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza encerra com mais 5 mil atletas e 17 modalidades esportivas

-

Com a participação de 5 mil atletas e 12 municípios-sede, encerrou neste domingo, 05, a Etapa Lindeiros dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS). A competição, inaugurada em 2019, busca unir a prática esportiva e a natureza em um evento itinerante, fomentando o turismo e a economia em todo o estado. 

O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, comemorou o encerramento dos jogos, que contemplaram 17 modalidades esportivas em dois finais de semana (26 à 28/11 e 03 à 05/12). “Encerramos agora não só felizes pelo sucesso na área do esporte, mas também pela movimentação do turismo e do fomento ao lazer nas regiões lindeiras”, comenta o superintendente. 

Além disso, esta etapa contou com patrocínio exclusivo da Itaipu Binacional, que também reformou e reabriu a principal área pública de lazer em Foz do Iguaçu, o Gramadão da Vila A. Nele, ocorreram diversas apresentações artísticas e o lançamento oficial das ações de Natal do Município, também incentivadas pela Itaipu. As atrações circenses, balonismo, roda-gigante, música sinfônica, brinquedos e as diversas decorações natalinas serviram de palco para o encerramento desta edição do JANS.

O diretor de inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, mede o sucesso do evento por meio das grandes competições que sediou e da quantidade de atletas que reuniu. Caiaque polo, por exemplo, é uma modalidade relativamente nova no país e levou mais de 200 atletas de diversas modalidades e categorias para Foz do Iguaçu. Já a 4° Etapa do Campeonato Paranaense de Velocross e a Final do Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorreram simultaneamente, juntaram mais de 3 mil pessoas, entre atletas e telespectadores, em São Miguel do Iguaçu.

“A canoagem de velocidade, por exemplo, aconteceu junto ao torneio de pesca e foi um sucesso absoluto. Sem falar  do beach tennis, com quase 500 atletas e 10 quadras, e da participação do campeão do mundo de patinação e velocidade, o paraguaio Julio Cesar Mirena Ortiz.”, explica Campos, referindo-se também à presença de outros atletas sul-americanos, vindos da Colômbia, Chile e Argentina. “No fim, podemos dizer que foi um grande evento. Marcamos a retomada dos Jogos de Aventura e Natureza com um saldo muito positivo, e encerramos bastante felizes do resultado”.

Neste aspecto, Lucas Bonilha, skatista profissional e árbitro dentro dos JANS, vê com bons olhos a participação de atletas de peso nas competições, visto que a presença deles é uma  grande oportunidade para a cidade sede do evento e seus respectivos atletas locais. “Acredito que as competições funcionam como fomento para novos atletas e fortalece a cena local, o que também é importante para garantir à galera acesso a nossa cultura”, conta ele. Lucas é bolsista da categoria Nacional do programa Geração Olímpica e Paralímpica.

Últimas publicações

Joga não faz bom jogo e sofre revés para o Atlético-GO

Apático, o Coritiba sofreu mais um revés jogando como visitante na Série A do Campeonato Brasileiro. Assim...

Paranaense de Velocidade na Terra: Kart Cross confirma o maior grid da 2.ª etapa

As categorias Kart Cross Original CBA e Kart Cross Força Livre fizeram a festa na 2.ª etapa da Copa Vila Velha de...

Zorzetto vive uma nova experiência Citadino de Kart de Foz do Iguaçu

Uma nova experiência será vivida por Caio Zorzetto, da equipe Disam Insumos Agrícolas/CHD'S do Brasil/Thunder/Lei de Incentivo...

Firás Fahs inicia no Citadino de Foz a preparação para o Paranaense de Kart

Mais do que buscar uma nova vitória neste sábado, quando disputará a 3ª etapa do Campeonato Citadino...

Com 182 jogos, Coritiba vira o clube que Robinho mais defendeu na carreira: “Sentimento de orgulho”

São 715 partidas como atleta profissional. Aos 34 anos, o meia Robinho possui uma trajetória de sucesso...

Athletico vence e fica a um jogo da classificação na Libertadores

Não realizando uma grande temporada até aqui o Athletico Paranaense deu um importante passo na busca por...

Mais destaques do esporte

Behulova completa semana perfeita e conquista título em Curitiba

A eslovaca Bianca Behulova certamente não vai...

Cascavel Futsal é campeão da LNF 2021

O futsal paranaense está em festa. Neste...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco