Cultura CAIXA Cultural Curitiba apresenta a Mostra Musical Brasil-Cuba

CAIXA Cultural Curitiba apresenta a Mostra Musical Brasil-Cuba

-

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 03 a 05 de novembro, a Mostra Musical Brasil-Cuba. O projeto reúne artistas cubanos e brasileiros numa celebração da alegria e da beleza musical dos dois países, revelando as semelhanças entre Cuba e Brasil a partir da ancestralidade comum: a matriz africana. Os músicos cubanos radicados no Brasil, Pepe Cisneros e Fernando Ferrer, se apresentam com suas respectivas bandas e prometem encantar o público com um gingado caribenho sem igual.

A riqueza histórica e cultural que une Brasil e Cuba será o ponto focal da mostra. A relação entre o Candomblé (Brasil) e a Santeria (Cuba), com nomes, atributos, cantos e danças de orixás evidencia as semelhanças. Também há grande similaridade entre os instrumentos musicais percussivos: tingotalango (Cuba) e berimbau (Brasil); tambor ekue (Cuba) e cuíca (Brasil); tumbadoras (Cuba) e atabaques (Brasil). Outros exemplos são o Maracatu brasileiro e seu correspondente cubano: a Tumba Francesa. Há ainda as festas de São João e as de San Juan, as comunidades de Jongueiros e os Congos Reais, o samba e a rumba, o feeling (Cuba) e a bossa nova (Brasil), dentre outros.

A mostra vai apresentar três shows diferentes. Na sexta, dia 3, sobe ao palco o pianista Pepe Cisneros que se apresenta com Rodrigo Bueno (bateria), Aniel Someillan (baixo), Eduardo Espasande (percussão), Luiz Cabrera (sax) e traz a cantora brasileira Thai como convidada. No sábado, dia 4, será a vez do cantor Fernando Ferrer que realiza seu show acompanhado por Franklin Santos (percussão), Rodrigo Bueno (bateria), Hanser Ferrer (teclado), Carlos Ceiro (baixo) e Fernando Ferrer Junior (sax). Por fim, no domingo, dia 5, acontece o encontro entre Fernando Ferrer, Pepe Cisneros e a brasileira Thai, tendo ainda Eduardo Espasande (percussão), Rodrigo Bueno (bateria), Hanser Ferrer (teclado 2); Aniel Someillan (baixo) e Luiz Cabrera (sax).

Workshops gratuitos

Além dos três shows, a Mostra Brasil-Cuba conta ainda com workshops gratuitos abertos ao público que irão explorar a sedutora musicalidade cubana. O primeiro workshop será ministrado no dia 3 de novembro, às 17 horas, por Pepe Cisneros, tendo como tema “Escola Cubana – Piano”. Pepe Cisneros apresenta um panorama histórico da música cubana e aborda o uso do piano em toda a sua versatilidade, nos mais diversos gêneros, com ênfase também para Harmonização e Improvisação.

O segundo workshop, marcado para 4 de novembro, também às 17 horas, tem como tema “Percussão” e será ministrado por Rodrigo Bueno e Franklin dos Santos. O foco central será a similaridade entre ritmos de Brasil e Cuba, tais como Charanga, Ijexá, Clave, Cascara entre outros. Os dois workshops serão realizados na sede da CAIXA Cultural Curitiba e terão número limitado de vagas. As inscrições devem ser feitas até o dia 29/10 pelo e-mail: inscricao@rhadarcultural.com.br

As estrelas da Mostra Brasil-Cuba

Fernando Ferrer nasceu em Santiago de Cuba, onde iniciou sua carreira musical. Sobrinho do lendário cantor Ibrahim Ferrer, formou-se em canto pela Escola Superior Ignacio Cervantes e participou de importantes grupos como Cubanismo, Raison e Afro Cuban All Stars. Já levou a música cubana a diversos lugares do mundo, tais como Estados Unidos, Canadá, Itália, México, Inglaterra, Alemanha, Holanda e França, além de países asiáticos. Participou de festival de jazz em Montreaux e Vancouver.

Pepe Cisneros é natural da cidade cubana de Guantánamo e vive no Brasil desde a década de 1990. Pelo talento demonstrado como pianista, compositor e arranjador e multi-instrumentista, foi convidado inúmeras vezes para atuar em shows e gravações com outros artistas brasileiros e estrangeiros, como Caetano Veloso, Elza Soares, George Benson (EUA), Omara Portuondo (Cuba), Milton Nascimento, Marisa Monte, Marina Lima e outros. Sua banda é formada por músicos cubanos e brasileiros, trazendo um repertório que mistura ritmos afrocubanos com uma linguagem moderna de jazz latino.

Thai é cantora e começou sua trajetória musical aos 14 anos, participando de corais. Versátil e dona de uma voz potente e afinada, ela tem desenvoltura em vários estilos musicais como soul, jazz, blues e música latina. Já atuou nas bandas SoulMate, Coconut Versiones, Luisão Cavalcante, Orquestra Lyra Latina e 2Groove, entre outras. Atualmente, dedica-se a trabalhos com diversos artistas cubanos, somando sua brasilidade à escola cubana de música.

Serviço

Música: Mostra Brasil-Cuba
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Data: 3 a 5 de novembro de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 20h; e domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 28 de outubro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h.)
Classificação etária: 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
Workshops gratuitos: dia 3 de novembro (sexta), com Pepe Cisneros: “Escola Cubana – Piano”; e dia 04 de novembro (sábado, com Rodrigo Bueno e Franklin dos Santos: “Percussão”. Ambos acontecem às 17h, na sede da CAIXA Cultural Curitiba. Vagas limitadas. Inscrições até 29/10 pelo e-mail: inscricao@rhadarcultural.com.br

Por Assessoria de Imprensa

Rafael Pignatarohttps://www.cadernoinformativo.com.br
Produtor de conteúdo | Repórter | Jornalista |Marketing | Idealizador do Portal Caderno Informativo | Empreendedor na RP Comunicação Integrada |

Últimas publicações

Cabeças de chave se garantem nas quartas de final da Copa Feminina de Tênis

 Estão definidas as 8 tenistas que fazem, nesta sexta, as quartas de final da Copa Feminina de...

Tenista curitibana de 17 anos conquista primeira vitória no profissional na Copa Feminina de Tênis

A curitibana Isabela Mocelin Romanichen, de 17 anos, conquistou sua primeira vitória no profissional, ao bater Julia...

Paranaense quer título em Curitiba para celebrar bodas de prata nos caminhões

Um dos mais experientes pilotos no grid, o paranaense Wellington Cirino chega para sua segunda final na...

Gabriela Cé estreia nesta quarta contra Julia Konishi na Copa Feminina de Tênis

A cabeça de chave 1 da Copa Feminina de Tênis, a brasileira Gabriela Cé faz sua estreia...

Ponta Grossa recebe 2.ª etapa do Paranaense de Terra 2021

A segunda etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra 2021, será realizada no próximo fim de...

Duelo entre Curitiba Vôlei e Dentil/Praia Clube abre rodada da Superliga na capital

Na próxima quinta-feira (02/12), o Curitiba Vôlei recebe o Dentil/Praia Clube, atual líder da Superliga Feminina, em...

Mais destaques do esporte

Londrina é Campeão Paranaense

O Londrina é o Campeão Paranaense 2021....

Brendon Zonta Gabardo é campeão da Old Chev “B”

O piloto curitibano Brendon Zonta Gabardo (Condor, Grameira...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco