Curitiba Agora Pintora pioneira de Curitiba é lembrada no Ônibus Museu...

Pintora pioneira de Curitiba é lembrada no Ônibus Museu na Quarentena

-

Pioneira em diversas áreas e uma mulher à frente do seu tempo, a pintora Caroline Tamplin tem sua história resgatada pela série de vídeos Ônibus Museu na Quarentena. Esta imigrante inglesa também foi professora, e marcou a sociedade curitibana do final do século XIX, revolucionando hábitos – segundo os quais não cabia às mulheres ter independência. Além disso, ela deixou obras que retratam a paisagem da cidade, então chamada de Curityba,  e marcos arquitetônicos históricos como a Igreja do Rosário, o Palacete Wolff e a Catedral Metropolitana. Esta história pode ser conferida nas redes sociais do projeto, no Instagram (@onibusdacultura), Facebook (@onibusdacultura) e YouTube (@solardorosario).

O Ônibus Museu possui um rico acervo, todo adaptado no interior de um veículo que antigamente servia ao transporte coletivo. Depois de uma reforma completa, foi transformado em unidade cultural móvel, percorrendo escolas municipais, parques e praças da cidade. Com a pandemia, teve que se recolher à garagem, mas seu conteúdo continua chegando ao público, por meio de vídeos que revelam muita historia e cultura. Ele foi criado e é mantido pelo Solar do Rosário, um centro cultural privado, com suporte da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio das empresas Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler. Conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

O interior deste surpreendente ônibus conta com 14 estações. Cada uma delas tem como tema diferentes aspectos da história de Curitiba, além de revelar a utilidade e os diferentes conteúdos que um museu pode ter. Uma das instalações é um painel que reproduz uma pintura feita por Caroline Tamplin. O traço da artista retrata a região do Largo da Ordem, centro histórico da capital do Paraná, que na época ainda era uma província de São Paulo. Logo abaixo da pintura, detalhes ampliados do desenho podem ser observados numa espécie de mirante interativo.  

O novo vídeo conta a importância de Caroline (1868-1888) para sua época. Ela veio para o Brasil com o marido e filhos em busca das oportunidades do Novo Mundo. Depois de ficar viúva, cuidou da família com seu próprio trabalho, dando aulas de pintura, piano, línguas e outras atividades. Na época, uma mulher trabalhar fora de casa era algo incomum e até visto com reprovação.

Como pintora, seu quadro mais conhecido é Vista de Curitiba, um desenho aquarelado. Nele, o público pode descobrir como era a cidade na época. O vídeo lançado pelo Ônibus Museu traz imagens da obra e muita informação sobre a cidade e esta personagem desbravadora. Em tempos nos quais a sociedade em geral esperava que as mulheres fossem apenas donas de casa, Caroline enfrentou preconceitos e fez muito pela arte, cultura e própria condição feminina.

Ônibus da Cultura na Quarentena

YouTube: @solardorosariocuritiba

Instagram: @onibusdacultura

Facebook:@onibusdacultura

Link direto para o vídeo no Instagram: www.instagram.com/tv/CEkSuoYH0bE/

Últimas publicações

Primeiro evento exclusivo aos paraskatistas terá etapa inicial nos dias 23 e 24 de outubro

Nos dias 23 e 24 de outubro, acontecerá a 1ª etapa do Circuito Paraskate Tour, evento idealizado...

Piloto de 85 anos é atração nas 500 Milhas/500 Km em Londrina

Com 85 anos e 67 de automobilismo, Luciano Borghesi é atração da Prova Comemorativa 500, que será...

Metropolitano de Kart de Cascavel terá última etapa no Delci Damian

O sábado será de decisão em Cascavel. O Kartódromo Delci Damian será o palco de 4ª e...

Começam nesta sexta-feira em Londrina as emoções das 500 Milhas/500 Km SP

As emoções das 500 Milhas de Londrina e os 500 Km de São Paulo começam nesta sexta-feira...

Jair e Duda Bana querem o tetra nas 500 Milhas de Londrina 2021

Os pilotos Jair Bana e Duda Bana (Bana Pneus) vão disputar juntos a Prova Comemorativa 500 2021, que será disputada nesta...

Stock Light: Zezinho Muggiati corre atrás da vitória no autódromo de Velocitta

Depois de pouco mais de dois meses desde a última etapa em Curitiba, a Stock Light está...

Mais destaques do esporte

Londrina é Campeão Paranaense

O Londrina é o Campeão Paranaense 2021....

Brendon Zonta Gabardo é campeão da Old Chev “B”

O piloto curitibano Brendon Zonta Gabardo (Condor, Grameira...

Você também pode gostarRelacionadas
Recomendado para você

Fale conosco